• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Wasted

Ado Data Control

4 mensagens neste tópico

Ora boas, ca venho eu chatear com as minhas nobices  :cheesygrin: o meu problema consiste num seguinte: Estou a desenvolver uma aplicação de base de dados com o AdoDC e da-me erro quando quero gravar. Tenho duas tabelas, a Filmes (que apenas uso o campo nome) e a Tipo_Filme (e nesta uso o campo genero). O Problema é que quando vou gravar os dados da-me este erro: Não é possívei adicionar ou alterar um registo pois é necessário um registo relacionado na tabela 'Tipo_Filme'.. Eis a sintax que usei na recordsource:

select nome,genero from filmes,tipo_filme where tipo_filme.tipofilme=filmes.tipofilme

Mas quando inicio o access, aparece-me os registos da tabela tipo_filme, mas a tabela filmes continua vazia.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas, penso que esse problema se deve ao facto de tu inserires dados numa tabela (no campo que fazes a relação) que não estão na outra.

Por exemplo, se inserires dados apenas numa tabela e depois fores relacionar os dados de uma tabela com a outra que esta ela vai dar erro. Ou seja, se a tabela que vai buscar os dados não encontrar esses dados dá erro. Por isso convém fazeres primeiro a ligação antes de introduzires dados e teres atenção à direcção da ligação.

Penso que não fui muito claro, mas não consigo explicar melhor.

Cumps

edit: reparei agora, tu tens a tabela principal (filmes) vazia, e a tipo_filmes lê essa certo? se não tens nada na principal ela não encontra os campos da ligação, logo da erro, ou seja, primeiro preenche a tabela filmes. Não podes por um tipo de filme e dpx ligares a um filme se esse filme não existir.Acho que estou a perceber bem a coisa, lol. se não for isto explica outra vez.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ya meu thanks, foi msmo erro de noobice da minha parte..ja tou um bocado enferrujado nas bases de dados é por isso..São duas tabelas tas a ver? Mas eu so tinha um AdoDC..para a Filmes, faltava-me um pos tipos ;).

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Experimentei um novo select

select nome,genero,filmes.tipofilme,tipo_filme.tipofilme from filmes,tipo_filme where tipo_filme.tipofilme=filmes.tipofilme

Todos os campos aí estão associados a uma textbox. No entanto, se eu preecher os campos todos(textbox) o programa grava os dados, so que os campos são de auto incremento (exepto o nome,género e o filmes.tipofilme), nao deveria ser preciso! Cumps

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora