• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

satanuke

[Projecto][PHP] - G-Share

105 mensagens neste tópico

gshare.gif

Para quem não conheçe o centro de downloads do p@p, é um pequeno script PHP que disponibiliza ao publico, os ficheiros que temos em anexos de contas do Gmail usando a class de funções do libgmailer.

Até aqui o script era um pouco para uso pessoal mas resolvi torna-lo publico em licença open-source.

Já foi criado o projecto no sourceforge em http://g-share.sourceforge.net/.

Até aqui o script apenas se ligava ao gmail para buscar a lista de labels que começavam por "Z." e publicava-as no script como sendo de acesso publico.

Dentro dessas labels apenas mostra os emails que tem anexos e permite fazer download dos mesmos.

O projecto é auxiliado por uma base de dados MySQL onde irá guardar dados referentes ás labels, numero de downloads, numero de visitas, users registados, grupos, permissões, etc...

Tarefas para fazer/completas :

- Permitir várias contas de gmail - 100%

- Design compativel com vários browsers - 80% (Firefox OK, IE quase OK)

- Criar blocos de top 10, com mails mais vistos, ficheiros mais sacados, etc -  80%

- Uploads de ficheiros - 50%

- Grupos, utilizadores e permissões - 0%

Ultima versão disponivel aqui.

Aceito sugestões...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, como iniciante do PHP, espero poder contribuír ao máximo para a realização do projecto. :thumbsup:

Boa sorte a todos nós.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim senhor :P Gostei dessa da Base de Dados :) Não conhecia mas gostei :thumbsup:

Quanto ao projecto acho que pode ser bastante reconhecido e já sabes podes contar comigo :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E que tal? Alguem faz ai um logo como deve ser?

Não dou para mais que isto...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E que tal? Alguem faz ai um logo como deve ser?

Não dou para mais que isto...

Falta cá o perdido_e_sozinho, mas o teu até tá fixe

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ficou fixe...eu vou lendo isto, e ja sei umas coisas  em php, estou a desenvolver 1 projecto que a nota desse projecto é a nota da cadeira!! e estou adorar php, aquilo que eu vir que posso ajudar, comento ou digo...ok, mas neste momento nao posso pegar nisto a serio...  :dontgetit:

bom trabalho!!  :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E relação ao Logo o Ariops tb nao tarda passa por ai e tb faz uma coisa fixe! Em relação ao projecto em si, só falta mesmo aquela parte de dar para meter varias contas do gmail para multiplicar  o espaço disponivel! :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estive a ver a documentação do DBX e gostei. O DBX oferece a possibilidade armazenarmos os dados num ficheiro XML em vez de usarmos bases de dados. Existe umas funções próprias, no entanto podemos usar todos os comandos SQL que pretenderemos.

Acho que este projecto vai ser um projecto bom para aprendermos PHP, para aprendermos a trabalhar com novas bibliotecas e novos sistemas (no futuro pode ser mais fácil aprender a trabalhar com AJAX) e sobretudo para aprendermos a trabalhar em comunidade. Temos muitas ferramentas ao nosso dispor para o projecto: o fórum, o Gestor de Projectos e o online CVS do sourceforge.

Todas as discussões de cariz publico, peço que seja feitas neste tópico. As questões internas é melhor serem discutidas pela equipa por meios privados (vou tratar de arranjar uma boa forma). Em falar em equipa, esta é integrada pelo satanuke,deathseeker25,QuickFire,Pedantilva e AriOpS para já. Não vamos aceitar inscrições ilimitadas porque demasiados intervenientes dá confusão. Portanto, mais uma ou duas pessoas no máximo é o ideal. Outros que queiram começar o projecto, têm todo o aval do fórum para progredir.

Acho que é tudo. :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A primeira versão publica está disponivel em http://g-share.sourceforge.net/, esta versão está a usar XML á mistura com sintaxe SQL como base de dados.

Em relação á velocidade já estamos um pouco dependentes da velocidade de acesso ao Gmail que já é muito relevante, o sistema de ficheiros neste caso trabalha umas 400x mais rápido que o gmail mas analisando melhor o projecto se calhar até dava para evoluir para outras coisas e talvez se justifique o uso de MySQL. Será o futuro certamente, vamos considerar isto uma versão "light"...

Em relação ás multi-contas é um dos objectivos, bem como permitir ter mais categorias e sub-categorias sem estar dependente dos nomes das labels.

Em relação ao pessoal interessado, era porreiro que se registassem todos no sourceforge e depois adiciono como developers do projecto, assim podemos todos usar a CVS em modo de escrita para fazer alterações e depois podemos usufruir dos night builds que criam um pacote automaticamente com as alterações do dia e permite a qualquer pessoa fazer download.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Em relação ao pessoal interessado, era porreiro que se registassem todos no sourceforge e depois adiciono como developers do projecto, assim podemos todos usar a CVS em modo de escrita para fazer alterações e depois podemos usufruir dos night builds que criam um pacote automaticamente com as alterações do dia e permite a qualquer pessoa fazer download.

Já lá estou. Sou deathseeker25, como sempre

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mto giro, mas axo que devia ficar num servidor publico nao em servidores privados... ou tou a fazer confunçao ???

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Submeti o projeto no HotScripts, uma enorme base de dados de scripts em várias linguagens.

Estou á espera de aprovação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

OLHA!,..e um mini tutorial sobre o assunto? que dizes satanuke? :thumbsup: Tipo um,... "Como me iniciar........"

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É bastante fácil :P

Primeiro de tudo têm de ter a extesion PHP_Curl instalada. Sem isso nada funciona :)

Para verem se têm ou não façam um ficheiro só com isto escrito: <? phpinfo(); ?>

Depois procurem e vejam se têm o suporte Curl enable

Depois disso basta ir ao ficheiro config.php e editar o mail e a password (Existem mais parâmetros mas estes são essenciais)

Por fim dão chmod 777 ou 755 ao directorio db

Et voila :thumbsup:

Comentando o Script, está bem porreiro satatnuke :P gostei bastante e é também facil de usar :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom mini-tutorial QuickFire. O script está potente, o código bem comentado, mas precisamos de adicionar as tais modificações ao script, de modo a integrarmos tudo aquilo que está planeado.

Vamos começar a mexer no código :thumbsup:!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Primeiro vamos fazer um mapa de funcionalidades que queremos.

Eu tinha pensado em 2 ou 3 coisas :

- Mudar o design, este é optimizado para FireFox, tambem convém ser para outros...

- Uso de várias contas de gmail.

- Uso de categorias e sub-categorias, isto ficaria na BD e cada categoria correspondia a uma label do gmail mas no script ficariam divididas, mais ou menos como funciona o nosso forum.

- Fazer um script de instalação onde se faz um diagnostico do que é necessario ao script e se configuram as contas de gmail.

Em relação á base de dados vamos ter que ver se ficamos com esta ou mudamos para  MySQL.

Temos que escolher se queremos uma coisa com performance ou se queremos uma coisa prática do estilo, fazer upload e já está.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pronto. Então para a próxima versão são esses os objectivos. Quanto á base de dados, eu realmente preferia MySQL porque é mais fácil de dar suporte, mais fácil de implementar e todos os programadores estão habituados a lidar com isso.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora