• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Dabubble

RPC's em C++ CORBA e afins

2 mensagens neste tópico

Boas!

Alguem por ai ja mexeu em RPC's (remote procedure calls) em C++, para quem não sabe trata-se de chamar metodos de um determinado objcto através da rede.

Precisava de uns exemplos fixes disso, e se alguem tiver exemplos de como fazer RPC's em CORBA pois queria por um programita que eu fiz em Java com RMI (versao Java dos RPC's) com um programa servidor em C++.

Mesmo links para tutoriais serve.

Desde já agradeço.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Posso estar enganado, mas isso não vais conseguir fazer.

RPC's foi o paradoxo da decada passada (não que esteja desactualizado pois não está e é uma forma de construir aplicações distribuidas muito potente), era em que protocolos proprietarios ainda eram "lei".

Corba com o seu ORB (object requeste broker) e usando o protocolo de comunicação (esquecime... do nome) só funciona entre clientes Corba (sejam este programados em que linguagem forem).

RPC-DCE (versão RPC Microsoft) é dos RPC's mais utilizados, quem é que ainda não teve um bluescreen do Win XP com erros de RPC-DCE?

RPC-DCE também tem uma série de componentes, mas que só permitem interagir com aplicações que comuniquem via RPC-DCE.

Aqui só mesmo familia MS é que mexe.

RMI (Remote Procedure Call) é Java. Esta é talvez a ferramenta RPC mais simples de se usar, também é a mais recente e como quase tudo em Java existe implementado na linguagem, tornando a sua utilização facil e robusta.

Todos funcionam de forma semelhante. Um servidor de registo (ex: rmiregistry, orb), todos usam stubs para implementar a camada OSI de Sessão e Apresentação nos clientes (Corba usa stubs e skeletons (se bem que este nome é tipico de rmi mas e a mesma coisa)) ambos tem protocolos de comunicação próprios (rmi usa Soap (xml)).

Aqui não tenho, mas posso arranjar um exemplo de cada, mas para isso tenho que ir procurar as coisas da faculdade (o q provavelmente so no fim de semana), mas é código algo extenso.... não sei se o consigo colocar aqui de forma clara.

Se ainda estiveres interessado avisa.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora