• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

informaster

Preciso de Ajuda...

3 mensagens neste tópico

Bom Dia a todos...

O forum está magnifico á muita interajuda entre todos neste forum.

Se tudo correr bem vou passar os meus dias neste forum PORTUGUÊS. Finalmente o forum que presisava encontrar um forum do meu pais a programar.

A minha historia é dura a nivel profissional desde o 9º ano. pois parei de estudar e comecei a trabalhar na informática e relações publicas. Neste momento tenho uma empresa na qual ainda trabalho sozinho e dou assistencia aos meus clientes sozinho. Com muito cansaço e dores... já tentei arranjar alguem mas até agora todos me levaram dinheiro como é obvio e lucros não me trouxeram. Supostamente quem trabalha por conta de outrem deveria fazer o seu cargo ao maximo para trazer rentabilidades.

Não vou me esticar mais com coisas que para vós penso que não interessa... foi só um desabafo.

A minha vinda começa por querer aprender Programar a serio. Pois conheço as funcionalidades dos programas e sei aplicar elas na pratica. É claro que gostaria dominar as funcionalidades do MEU Programa. Pois a dos outros não consigo dominar.

Eu andei a pesquisar

Encontrei o Lazarus que parece ser uma linguagem bem engraçada com a facilidade de dominar janelas (interface gráfico)

Gostaria começar do inicio mas começando do principio com exemplos.

Para começar o meu projecto seria:

Ter botoes que ao carregar neles acediam a um menu que lá dentro teria os campos.

EX

Botão GATOS

Campos que lá dentro tem:

Nome do Gato:este campo tem mesmo que ser novo

Macho ou Femea:podia ser um botao menu tabela anteriormente feita

Quantos anos tem:podia ser um botao menu tabela anteriormente feita

botão gravar

botão cancelar

Botão Comidas

Campos que lá dentro tem:

Nome do Gato: (iria buscar ao botao gato o que já se tinha escrito lá)

Comida que usa: podia ser um botao menu tabela anteriormente feita

Quantas vezes come por dia:podia ser um botao menu tabela anteriormente feita

botão gravar

botão cancelar

Agora gostava de criar um ficheiro mestre para cada tabela estilo base de dados

Podia criar um ficheiro

EX

BTGATOS.NR  <---- nada mais nada menos um ficheiro de txt

mas que lá dentro o programa escrevia as base de dados da seguinte forma:

EX de Botão Gatos

Camurças    Macho  23

Pitucha        Femea  25

ou seja cada campo tem uma coluna com x caracteres é como fosse uma base de dados por ficheiro do botão que estamos a fazer.

Bem acho que coompreenderam o que eu queria.

Gostaria que respondessem a uma pergunta que vou colocar pois as outras coisas ninguem é obrigado a responder e mesmo que respondam eu secalhar não estou ao nivel para ainda fazer isto é claro que gostava a começar aprender a programar e começar a fazer isso mas penso que irá ser muito dificil.

Amigos a minha pergunta é Existe algum manual em portugues do LAZARUs

para que eu aprenda uma só linguagem e consiga por o meu projecto em prática?????????????

No entanto vou desejar a todos uma boa passagem e que tudo corra melhor para 2008

Um grande abraço

Informaster  :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não sei se sera isto que queres mas .... aqui vai

http://wiki.lazarus.freepascal.org/Lazarus_Documentation/pt

penso que já deves conhecer esta pagina mas ... aqui tem algumas paginas para onde podes arranjar documentação

/*

mas e pq não fazer migrar a tua aplicação para java, penso que talvez seria uma mais valia aprenderes java ja que actualmente é uma das linguagens mais utilizadas na programação em geral.

*/

o que eu meti em "comentário" :D foi so um comentário que me lembrei mas agora que eu vi o que e mesmo o lazarus parece algo bom, tal como se esta a utilizar com java, e mono e outras linguagens do género :(

boas programações

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora