• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Dangerous

Projecto de CHAT

25 mensagens neste tópico

Boas pessoal..podem achar isto um disparate, mas fiquei com grandes ideias lol

Em Inicio de 1996 um estudante de eng. informatica da UALG instala o ircd da efnet numa maquina da univ. e convida os amigos para a conversa. Esse estudante era o Nuno.

+/- ao mesmo tempo mais a norte, o Luis, outro estudante da UC, tb cria o seu servidor de irc pelos mesmos motivos.

Não demora tempo ate o ppl tomar consciencia da mutua existencia, e a terem a ideia mais obvia: linkarem os servidores.

Assim em Maio de 1996 nasce a "ptnet".

Tirei isto de outro forum mas fiquei a pensar...

Toda a gente sabe, ou quase toda, que o mIRC já tem um addon que permite, para além de texto, a voz e a imagem!

E porque não juntar aí um grupinho de pessoal interessado, e com gosto pela programação, e criar um projecto.. prái em .NET, java ou sei lá.. que permitisse juntar varias pessoas num canal... usar PVTS... poder criar canais.. e ao mesmo tempo permitir conversas com video.. ou voz.. ou mesmo no canal criar-se uma cena tipo TeamSpeak... ? Estao mais ou menos a ver a ideia ?, se por exemplo se criassem 2 teams.. a team que fazia uma GUI para um programa, e a outra que o cria-se.. ou seja, uns 10.. criavam uma especie de servidor.. que permitisse texto, voz e imagem, e outro grupo criava uma especie de uma interface grafica que permitisse aceder a esse servidor...

acho que se uns conseguem.. nós que somos uma comunidade bem maior, tambem conseguimos :S

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Basicamente queres juntar vários protocolos (IRC, RTP, SIP, H.323, XMPP)  num programa?

O Pidgin já faz algo tipo isso, explica melhor a ideia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o pidgim é o antigo Gaim né?

Hmm o que o Pidgim faz é juntar varios "protocolos"? num programa... mas torna-los individuais.. ou seja... Escolhes o IRC.. tens acesso ao IRC e as suas funções.. Escolhes o MSN, tens acesso a ele e as suas funções...

Mas não consgues por exemplo, connectar-te no IRC e falar com pessoas de lá... ou ter uma videoconferencia com pessoas de lá.. só consegues mesmo teclar...

O objectivo era criar uma especie de programa que permitisse as pessoas se ligarem a ele (TIPO MIRC, MSN MESSENGER, ETC) e poderem teclar.. falar, verem-se... mas não individualmente (COMO NO MSN)....

Ás vezesd no MSN vê-se aquelas conversas porque o pessoal foi adicionando o amigo e etc.. mas isso é estar a usar a ideia do IRC.. ou seja uma especie de canal.. onde se pode juntar o people e falar sobre qualquer coisa...

Se desse para criar SALAS de CHAT, no MSN.. e nessas salas podermos escolher com quem falar... e ver as pessoas, teclar e falar com elas.. era o ideal...

mas como não dá..

a ideia era criar-mos nos isso...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olha quem é ele... :) Hey dangerous! []

Eu parece-me que a ideia é trabalhar sobre o protocolo de IRC... E alargar as suas funcionalidades. Como o Dangerous disse, através de mirc scripting, e com recurso a algumas dlls, já é possível fazer conversações audivo/video pelo IRC. Mas lá está, não vem com o mIRC (nem com qualquer outro cliente).

Penso que a ideia do dangerous seja, sob o protocolo IRC criar um cliente tão agradável como o MSN (ou qualquer outro desta nova geração) com todas as funcionalidades que o protocolo permite.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nem mais dwd... nem mais!

E quer dizer, se um gajo vir que através do IRC não temos futuro... e que o pessoal não ia aderir por achar que "irc..? bah ja passou de moda" arranjamos nós um nome diferente.. e tentamos dar a volta com uma interface melhor elaborada e etc

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Apoio moralmente, mas .NET é que não...

Se é para fazer, faz com que seja portável :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parece-me bem!

Para fazer chat de aúdio entre utilizadores precisas de um servidor (à la TeamSpeak), ou como estás a pensar fazer isso?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se queres seguir com isto para a frente, o meu Python é o teu Python!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Correcção: "A minha PyTeam é a tua PyTeam!"

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Correcção: "A minha PyTeam é a tua PyTeam!"

Isso já é mais relativo, depende de muita coisa :)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parece-me uma boa ideia... salas de chat no msn :)

Isto era uma grande idei, sinto falta de muita coisa boa que havia no IRC mas já ninguém lá vai.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parece-me uma boa ideia... salas de chat no msn :)

Isto era uma grande idei, sinto falta de muita coisa boa que havia no IRC mas já ninguém lá vai.

Ninguém? Vejo canais na própria PTnet a abarrotar. Temos o exemplo do #linuxhelp.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Deixem-me só fazer aqui um esclarecimento...

E o Dangerous que me corrija se eu estiver errado, mas acho que a ideia dele não é ter salas de chat no MSN, é criar um cliente IRC com aspecto e funcionalidades (audio e video) como o MSN tem. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é criar um cliente IRC com aspecto e funcionalidades (audio e video) como o MSN tem. :D

Sim, foi isso que eu percebi.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é criar um cliente IRC com aspecto e funcionalidades (audio e video) como o MSN tem. :D

Me too! Não estava a ver outra coisa!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Yup, acredito que tenham percebido. :(

Fiz o esclarecimento porque vi algumas pessoas a falar em "salas no MSN" .. E lá está, não é bem isso. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Yup, acredito que tenham percebido. :(

Fiz o esclarecimento porque vi algumas pessoas a falar em "salas no MSN" .. E lá está, não é bem isso. :D

E desse género já temos o SAPO Messenger que opera sobre XMPP. :D
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

parece-me uma boa ideia, o meu apoio depende da linguagem que escolheres para desenvolver isso, para já parabéns pela ideia 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Digo desde já que não tenho conhecimento suficiente para fazer comunicar um programa com outro através da internet (Um programa criado por mim), do género, jogo do galo em rede... lolol..

btw.. o objectivo não era eu saber tudo e tar aqui a dizer como se faz isto e aquilo..

O objectivo é entre todos escolhermos uma linguagem que mais se adequa tanto para a internet.. como para o computador (Sendo leve.. e facil de ser interpretada pela máquina..) a nível de programação... Google é a serventia da casa...

Sugestões.. ?

1 - Python ?

2 - Visual C++ ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, eu nao sei nem nunca trabalhei com python, mas vejo que tem muitos adeptos, tem ambiente grafico ? qual é o compilador mais usado ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tens Java para além de ser 100% multi plataforma, tem API para todos os protocolos que queres ou pelo menos para a maioria, para além de ter as melhores ferramentas de desenvolvimento.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sinceramente, dava-me mto mais jeito ser em Py (pq é a única em que eu poderia entrar) e podía-se usar a PyIRClib. Mas também reconheço o que o Magician diz. Para este tipo de projecto (webcam, fotos e etc) Java talvez fosse a escolha acertada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Peopleware apoia totalmente esta ideia, vemos nela uma oportunidade não só para dar um novo folgo ao IRC mas também uma forma de unir vários programadores e mostrar, como é nosso objectivo, que por cá também se fazem bons projectos.

Embora não possamos ajudar em muito com a parte da programação, divulgação é connosco.

Ricardo Ferreira,

http://www.pplware.com

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora