• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Operadores reclamam número recorde de SMS no Natal

26 mensagens neste tópico

Neste Natal o telemóvel voltou a ser o meio de eleição para a troca de votos de boas festas entre os portugueses, com as três operadoras móveis a reclamarem números recorde para as mensagens enviadas e para as chamadas de voz processadas.

A rede da Vodafone processou 413 milhões de SMS entre os dias 21 e 25 de Dezembro, atingindo as 2 mil mensagens por segundo no pico de tráfego, que se registou entre as 18 e as 20 horas da véspera de Natal. A operadora revela que o valor representa um crescimento de 52 por cento face ao mesmo período do ano passado.

No caso da Optimus foram processadas no mesmo período 90 milhões de mensagens escritas. No dia 24 de Dezembro a operadora registou um total de 43 milhões de mensagens. No pico de tráfego, que a Optimus coloca entre as 18 e as 20 horas da véspera de Natal, foram contabilizadas 1280 mensagens escritas por segundo.

Já a TMN no período entre 21 e 25 de dezembro processou 442 milhões de mensagens escritas, 70 por cento mais que no ano passado. Para a operadora móvel líder de mercado o pico de tráfego na rede foi entre as 18 e as 21 horas da véspera de Natal, período em que registou mais de 1.700 mensagens por segundo.

No que se refere às chamadas de voz, a empresa processou 4 milhões de ligaçõs por hora entre as 18 e as 20 horas do dia 24.

As empresas garantem que o reforço da capacidade de rede levado a cabo para o período permitiu dar resposta às operações dos clientes sem problemas.

No caso da Optimus o TeK sabe no entanto que a rede da operadora esteve inoperacional durante quase uma hora, pelo menos, na região de Benavente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para além de serem dos povos com mais telemóveis por pessoa, os portugueses devem ser dos povos que maior número de sms enviam por pessoa nestas épocas.  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não se esqueçam que eles não contam as sms só de natal, contam todas no período, de modo que os números não me surpreendem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas!

Eu mandei algumas, mas não contribui muito para o recorde  :(

Vodafone, TMN e Optimus agradecem a simpatia dos Portugueses  :D

cumps e bom 2008 :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A mim não agradecem grande coisa. Aposto que a muitos outros também não. SMS de borla rulam ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

SMS de borla rulam ;)

totaly agree. B) estou a ficar mesmo viciado em sms. tenho 18000 (quase todos da mesma pessoa) no meu telemóvel. B)

e de facto os números estão bastante elevados... conseguiram que o meu saldo passa-se a 0...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

conseguiram que o meu saldo passa-se a 0...

Isso só me acontece com chamadas, e normalmente é logo na primeira chamada que faço que gasto 15€.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mandei 0 mensagens este ano.

[me=rolando2424]não tem telemóvel[/me]

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

rolando, nao tem vida

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

rolando, nao tem vida

Não tem vida é que passa o tempo a mandar mensagens...

Mas no caso específico do rolando, não tem mesmo vida ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

rolando, nao tem vida

mandar msg e uma forma de passar o tempo e falar com as pessoas. mas sem telemovel eu morria. looool.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

rolando, nao tem vida

mandar msg e uma forma de passar o tempo e falar com as pessoas. mas sem telemovel eu morria. looool.

E sem PC? Ressuscitavas?
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sou o maior :) não mandei nenhuma :D

Já somos dois.  ;)

rolando, nao tem vida

Mas no caso específico do rolando, não tem mesmo vida :D

E sem PC? Ressuscitavas?

LOL

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esses numeros parecem-me abusados...

Suponhamos que a tm ou vodafone têm 4 milhões de clientes cada.

arredondando o numero de mensagens para 400 milhões... em quatro dias ficamos com uma média de 25 mensagens por dia por pessoa... parece-me muito pois só conheço umas duas ou tres pessoas que tenham enviado mais do que esse numero de mensagens AO TODO na época natalicia.

Não sei.

Eu não enviei nenhuma.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esses numeros parecem-me abusados...

Suponhamos que a tm ou vodafone têm 4 milhões de clientes cada.

arredondando o numero de mensagens para 400 milhões... em quatro dias ficamos com uma média de 25 mensagens por dia por pessoa... parece-me muito pois só conheço umas duas ou tres pessoas que tenham enviado mais do que esse numero de mensagens AO TODO na época natalicia.

Não sei.

Eu não enviei nenhuma.

O meu pai mandou perto de 70. E duvido que tenha sido o único ;)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas as mensagens não foram todas a desejar bom natal.. ou... bom ano novo... eles nunca dizem é qual a média diária que têm de mensagens e qual a subida, isso é que era interessante, pois com as mensagens gratuitas eu penso que esse número será elevado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Exacto, deviam dar a média diária de mensagens do ano, excluindo os dias em que contabilizam as de Natal, e depois as mensagens enviadas por dia no Natal.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas oh djthyrax... 70, a dividir por quatro dias dá menos de 25, é isso mesmo que estou a referir. O teu pai, que até foi uma pessoa que supostamente enviou muitas, acabou por enviar um número acima da média.

A única conclusão que consigo tirar é que andam praí putos a mandar mensagens de 5 em 5 minutos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A única conclusão que consigo tirar é que andam praí putos a mandar mensagens de 5 em 5 minutos.

5 em 5? É mais 5 por minuto até acabar o saldo. Como é Natal, eles aproveitam-se dos cotas e carregam o telemóvel. Cada mensagem custou-me 7 centimos, 100 mensagens são 7€, 200 são 14€, o dinheiro que eu carrego por mês praticamente.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho perfeitamente possível. Eu não mandei nenhuma, não sou muito adepto de mandar as boas festas por sms, sou um pouco antiquando, ou não desejo boas festas ou então falo com a pessoa directamente ou mando um postal.

Mas em relação aos números, após a notícias questioneis várias pessoas. Apesar de todas elas acharem o número exagerado, elas não mandaram assim tantas, aconteceu várias vezes após alguma discussão ter-se chegado a conclusão que em várias pessoas as sms eram longas, ou seja, ao enviarem 1 sms não estavam a enviar 1 mas sim 2 ou mesmo às vezes 3 sms. Visto que muitos meus colegas, com o seu tlm nem se apercebem se stão a mandar 1 sms ou 2 sms agrupadas, acho perfeitamente normal o número total de sms's na época natalícia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora