• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

CR_

[Dicas] Sistemas fraco desempenho

1 mensagem neste tópico

[prossupõe-se conhecimento adquirido pela leitura das FAQ]

É-nos muitas vezes, em vários fóruns em que participamos, perguntado qual a melhor distribuição para low pc's. A resposta é simples: não depende da distribuição, depende do ambiente gráfico que se utiliza (geralmente!), escolhendo-se muitas vezes a distribuição em função disso.

Uma das características que mais "pesa" nos pc's "mais fracos" é a memória. Se o pc não tiver mais de 256mb (como é óbvio isto não é uma regra) DE's como GNOME ou KDE normalmente são para pôr de parte pois consomem recursos em demasia para pcs "antigos". Existem vários WM ou DEs mais leves que GNOME ou KDE que permitem fazer mais ou menos o mesmo. Entre eles encontram-se o Xfce, fluxbox, blackbox, Enlightenment, etc.

Uma alternativa boa para quem tem apenas 256mb de memória (GNOME e KDE3 também correm nestes pcs mas não tão bem) é o Xfce. Várias distros trazem este DE como Xubuntu, Debian, Zenwalk. Existe até no fórum  um tutorial de como instalar por net Debian+Xfce, podendo no entanto optarem por um cd já com Xfce incluído sem necessidade de instalarem tudo por netinstall.

Outro DE muito falado é o fluxboox, sendo que é possível colocá-lo em quase todas as distros, algumas já vêm com ele como o Fluxbuntu ou o DamnSmallLinux.

Duas das distros mais recomendadas para pc muito antigos são o DamnSmallLinux e o PuppyLinux que usa JWM como WM. Sobre Xfce vs FluxBox ver a sétima edição da revista programar.

Citações de: Revista Programar, 7ª Edição, artigo Ambientes gráficos GNU/Linux em sistemas de fraco desempenho

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=178782

Como instalar PuppyLinux para o disco

Qualquer coisa acrescentem :P

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora