• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

n_digo

Algorimto do lançamento horizontal

11 mensagens neste tópico

Ora muito boa noite ...

tenho que fazer um programa em assembly para 8086...

Mostrar, em modo de texto, a trajectória de um projéctil lançado com uma

inclinação de 45º. Poderá ser usada uma letra para indicar a posição do

projéctil a cada instante. A velocidade é a minha escolha ...

o problema é que nao sei a formula a aplicar  :-[

eu tive a ver qualquer coisa de leis de lançamento horizontal  de funçoens em ordem em Y que era o que necessito ,

mas nao sei qual utiizar...

gostava que me ajudassem a descorir a lei que devo utilizar ...

cumprimentos [[]]

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso não vai dar directamente uma diagonal ? ângulo de 45º cheira-me que sim...

Se sim... incrementas uma unidade nas coordenadas do X e uma nas coordenadas Y.

é só ir incrementando.... não precisas de lei nenhuma..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso não vai dar directamente uma diagonal ? ângulo de 45º cheira-me que sim...

Se sim... incrementas uma unidade nas coordenadas do X e uma nas coordenadas Y.

é só ir incrementando.... não precisas de lei nenhuma..

vai dar tio uma parabola virada para baixo.

.  .

.          .

.                .

a.                    . b                      (a é o ponto inicial e 'b' é o comprimento maximo que atinge o projectil)

não percebeste ... o angulo de 45º tem k entrar em alguma lei fisica... para poder simular o lançamento ...

eu vou incrementando o x e tiro o y da formula e depois é so ir posicionando nessas duas coordenadas e ir marcando o percurso

....

o meu problema é que nao sei a lei do lançamento horizontal a utilizar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

x=x0 + vx * t

y=y0 + vy * t + 1/2 ay t 2

Onde ay deverá ser -9,8 ms-2

Acho que são estas as fórmulas que precisa (não sei se a notação está correcta, mas já não me lembro ao certo da notação que normalmente se utiliza  :P).

As componentes da velocidade podem ser calculados a partir da velocidade multiplicada por cos 45º e por sen 45º (que por acaso serão iguais...).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Correctíssimo Rui Carlos  ;)

A única incorrecção está no nome do tópico... Aquilo que tu queres é o movimento de um projéctil com um lançamento oblíquo, e não horizontal, que tem por definição um ângulo de 0º com a horizontal  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Correctíssimo Rui Carlos  :P

A única incorrecção está no nome do tópico... Aquilo que tu queres é o movimento de um projéctil com um lançamento oblíquo, e não horizontal, que tem por definição um ângulo de 0º com a horizontal  :)

porque?

nao concordo...

o lançamento obliquo é decomposto no lançamento horizontal uniforme ou variado ... ja dixia o meu livro de fisica !

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Correctíssimo Rui Carlos  :P

A única incorrecção está no nome do tópico... Aquilo que tu queres é o movimento de um projéctil com um lançamento oblíquo, e não horizontal, que tem por definição um ângulo de 0º com a horizontal  :)

porque?

nao concordo...

o lançamento obliquo é decomposto no lançamento horizontal uniforme ou variado ... ja dixia o meu livro de fisica !

O lançamento oblíquo pode ser decomposto num movimento horizontal uniforme e num movimento vertical uniformemente acelerado, mas o lançamento oblíquo não é um lançamento horizontal. O lançamento horizontal é um caso especial de lançamento de projéctil em que o ângulo com a horizontal é 0º, assim como o lançamento vertical o é mas para um ângulo de 90º.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

x=x0 + vx * t

y=y0 + vy * t + 1/2 ay t 2

Onde ay deverá ser -9,8 ms-2

Acho que são estas as fórmulas que precisa (não sei se a notação está correcta, mas já não me lembro ao certo da notação que normalmente se utiliza  :)).

As componentes da velocidade podem ser calculados a partir da velocidade multiplicada por cos 45º e por sen 45º (que por acaso serão iguais...).

é 1/2 ay t 2 ou com acelaraçao ou com gravidade ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

G não recomendo, geralmente as maiúsculas estão reservadas a constantes e essa não é excepção, é a constante de atracção gravitacional da Lei de Newton Fg = G * m1*m2 / r^2

Usa antes g.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora