• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

falco

M$ permite acesso a especificações à equipa do Samba

1 mensagem neste tópico

Para mostrar que a minha aversão à m$ não é facciosa, venho colocar aqui uma notícia de uma das raras coisas que a m$ fez de uma forma que considero não bom, mas aceitável e com alguma razoabilidade.

A m$ fez um acordo com a FFII, que permite à equipa do Samba aceder às especificações de alguns protocolos da m$, em termos compatíveis com o de um projecto de Software Livre/Open Source Software. Os termos do licenciamento que a m$ tinha publicado (obrigada pelas autoridades da UE), eram incompatíveis com o acesso por parte de equipas de projectos de Software Livre e Open Source Software, por isso a criação deste acordo à margem dos sistemas de licenciamento anunciados anteriormente pela m$, é uma acção positiva da m$.

Só é pena que tenha sido preciso obrigar pela via legal a m$ a publicar estas especificações, e que a m$ não tenha ido mais longe nos termos do licenciamento (por exemplo no que diz respeito a patentes). Em particular a questão das patentes de software pode ainda ser um obstáculo à criação de software concorrente que possa interoperar com o software da m$.

Podem obter bastantes detalhes sobre o acordo e reacções no site do costume:

http://www.groklaw.net/article.php?story=20071220124013919

Isto também demonstra que a Novell não precisava de ter assinado aquele acordo completamente imbecil e prejudicial para a comunidade de Software Livre.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora