• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

SpeedRider

[PC Idoso] Windows 95, 98 e ME [Projecto - Service Pack's]

26 mensagens neste tópico

Pois bem, eu tenho um PC aqui em casa em que o disco já não está famoso, a Bios, sem o PC estar ligado, já nem sabe em que horas anda, entre outras coisas.

Eu tinha o Windows XP instalado nessa reliquia do ano 2000 mas ele andava com uma lentidão extrema e reiniciava constantemente sozinho.

Ontem decidi tentar instalar o Windows 98 PT e instalar as actualizações do Windows Update, a rede Wireless, o MSN, entre outras coisas mas surgiu-me umas complicações...

Eu sei que já não existe suporte para o Windows 98 mas também calculava que o Windows Update continuava a ter aquelas actualizações que foram lançadas até à data da suspensão do suporte mas quando lá cheguei apareceu-me uma mensagem de aviso a dizer que tinha ocorrido um erro e que não era possível encontrar as actualizações...

Aparecendo-me isto, lembrei-me se tinham abandonado mesmo o windows update mas também coloquei a segunda hipótese de ser incompatibilidade do Internet Explorer 5.5. Fui à procura do IE6 SP1, instalei e consegui actualizar o Windows com as actualizações do Windows Update.

Mas agora colocava-se outra questão... então e o MSN? Pois é... andei à busca e descobri que a versão mais recente que é compatível que é a 7.0.

Mas a saga não para por aqui... existe outros utilitários que normalmente se usam e que já não são compatíveis que é o caso do Adobe Reader, em que a última versão compatível é a 6.1.1.

Depois disto tudo tenho o PC a funcionar a 5 estrelas.

Resumindo:

Eu já à muito tempo que gostava de fazer um tipo de AutoPatcher mas para os Windows 95, 98 e ME mas infelizmente não tenho conhecimentos para desenvolver esse projecto.

Eu acredito que mais dia, menos dia a Microsoft encerra definitivamente o Windows Update para esses sistemas operativos e depois aí não podemos "actualizar" o Windows (já para não falar que nem todos os PC's têem net).

Em todo o mundo existe pessoas que instalam esses Windows em PC's velhos ainda, por isso...

Este sería um projecto que sería feito e feito ficava, não necessitando de actualizações.

Da minha parte, se puder ajudar em alguma coisa, eu ajudo nisto.

Já sei que os adeptos de Linux vão já dizer que o Linux é uma hipótese mas acreditem que existe muita gente que continua a preferir o Windows.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pá tens linux lol :D e acredites ou não cada vez mais pessoas metem linux nesse género de PCs.

Bom em todo o caso o teu projecto é relativamente simples basta arranjares um todos os updates para o windows 98 quando digo arranjar é mesmo os install, colocar tudo dentro de um pacote de install e está feito :thumbsup: Talvez um pouco de código para ver que updates já foram feitos e dinamizar um pouco a coisa mas o básico é isso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então vá, digam-me aonde é que eu arranjo os Updates que eu arranjo e depois envio pelo MSN à pessoa que for a fazer isso. Penso que existe uma pasta onde os installs ficam armazenados... mas não sei aonde estão... isto no caso do 98 que tenho.

No caso dos outros não sei como é que faço... Penso que existirá uma pagina da Microsoft com a lista de todas as actualizações lançadas e para download de forma manual... mas também não sei qual.

Vá, vamos fazer esse projecto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sinceramente, ponderando bem as coisas, colocar windows é um perda de tempo, o sistema está velho, deixou de ser actualizado e ficou com imensos problemas.

Sendo um adepto de ponderar bem as questões e tendo já feito o que pretendes, utilizar PC mais velhos para pessoas sem grandes conhecimento sobre computadores, acho que o melhor é mesmo colocar um linux.

Quanto ao sistema de updates não sei como poderás fazer isso, o sistema de updates da microsoft, pelo que experimentei, nem sempre faz os updates desde que deixaram de dar suporte.

Uma opção será procurares os vários sistemas que existem no emule com os updates, podes ter sorte e encontrar algo que tenha tudo o que precisas. Apenas alguns updates ficam guardados no PC, normalmente são copiados para a raiz do disco e apagados quando o PC reinicia após ter instalado todos os updates, resultado, não temos acesso aos ficheiros no fim de teres os updates a não ser que copies os ficheiros antes. Até agora foi a única forma que encontrei.

Já agora, se o pc não sabe as horas, muda a pilha da BIOS.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois foi... eu coloquei o PC a funcionar para outra pessoa...

Em linux qual é a melhor hipótese de distribuição que existe para um caso destes ou seja, para um PC velho e para uma pessoa que não tem grandes conhecimentos de linux?

Em relação à pilha do PC nunca substitui nem nunca vi a fazerem. Não existia um risco qualquer na sua substituição? Ou existe risco é como ela tá agora?

Nas minhas pesquisas, encontrei isto: http://www.msfn.org/board/?showtopic=80800 e isto: http://www.msfn.org/board/index.php?showforum=91

Parece que já existe o projecto para a versão em Inglês... agora faltava era a versão portuguesa. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A pilha é simples, é tipo mudar a pilha a um relógio, tu facilmente a encontras na board !

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma destribuição linux fácil de usar será o Ubuntu, ou o Xubuntu se a máquina for fraca. Quanto à pilha basta abrires o PC, perto da BIOS está uma pilha achatada que podes tirar e substituir por uma com a mesma referência, não tem nada de especial.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma destribuição linux fácil de usar será o Ubuntu, ou o Xubuntu se a máquina for fraca. Quanto à pilha basta abrires o PC, perto da BIOS está uma pilha achatada que podes tirar e substituir por uma com a mesma referência, não tem nada de especial.

Penso que dessas duas a mais simples é kubuntu :D xubuntu é horrível mas é o meu gosto pessoal. Tens OpenSuse mas esse já puxa um pouco.

HAA e aquelas distro tipo Vixta que são copias visuais do windows.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Penso que dessas duas a mais simples é kubuntu :D xubuntu é horrível mas é o meu gosto pessoal. Tens OpenSuse mas esse já puxa um pouco.

Kubuntu não é simples, pelo contrário.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma opção será procurares os vários sistemas que existem no emule com os updates, podes ter sorte e encontrar algo que tenha tudo o que precisas.

Isso não é ilegal? :D

Se quiseres optar por GNU/Linux existem várias soluções possíveis. O melhor era dizeres quais as características da máquina (principalmente memória e processador) e para que vai ser usada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

OquÊ ???? vais dizer que Gnome ou Xfce é mais simples que KDE não ???

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

OquÊ ???? vais dizer que Gnome ou Xfce é mais simples que KDE não ???

Sim, são mais simplistas. No entanto, eu não me estava a referir à simplicidade. Estava-me a referir à disposição das coisas em termos de performance e "visual".
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Performance o kde é excelente puxa se calhar é mais que os outros mas isso é problema de cada um e do seu PC.

Quanto a visual se fores ver KDE é usado em quase todas as distro de grandes visuais como aquelas que fazem "clone" do windows XP e Vista para além disso o KDE tem um ambiente muito friendly.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Performance o kde é excelente puxa se calhar é mais que os outros mas isso é problema de cada um e do seu PC.

Quanto a visual se fores ver KDE é usado em quase todas as distro de grandes visuais como aquelas que fazem "clone" do windows XP e Vista para além disso o KDE tem um ambiente muito friendly.

Ser parecido com o XP/Vista não o torna melhor ou pior. :P O máximo que me podes dizer é que é bastante parecido ao Windows, e isso pode ajudar a entrar no mundo GNU/Linux. Mas mesmo assim não concordava totalmente contigo, já personalizei o GNOME para ficar = ao Windows e ficou excelente. ;)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esse projecto é ilegal!

Assim como Autopatcher era ilegal. E por isso borrou-se todo e fechou quando a m$ lhes disse que ou fechavam ou fazia queixa deles.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esse projecto é ilegal!

Assim como Autopatcher era ilegal. E por isso borrou-se todo e fechou quando a m$ lhes disse que ou fechavam ou fazia queixa deles.

Este projecto é Ilegal? A Microsoft já nem dá suporte ao Windows 95, 98 e Me... lol... acham que a Microsoft queria saber disso?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Este projecto é Ilegal? A Microsoft já nem dá suporte ao Windows 95, 98 e Me... lol... acham que a Microsoft queria saber disso?

É claramente ilegal!

A m$ quer saber disso. A razão é simples é que os produtos antigos são neste momento os maiores concorrentes ao vista...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso não conhecia essa distro mas meti Debian no meu antigo P3 500 com 64mb de RAM, não é nenhuma bomba mas rula bem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu, se tivesse esse pc colocaria DEbian e XFCE... certamente tinha um sistema um pouco rapido e actualizado...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sem se saber quais as características do pc dele nem se sabe bem se Xfce chega, ou tem de ser algo ainda mais leve.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muito fixe... mas... Se não gostas da M$ porque é que tens um estilo a la Microsoft??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muito fixe... mas... Se não gostas da M$ porque é que tens um estilo a la Microsoft??

Aqueles screenshots têm 2 anos. Em 2 anos muita coisa muda.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora