• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

André Sousa

MIEIC na FEUP

44 mensagens neste tópico

É assim pessoal, eu pretendo candidatar-me para esse curso no próximo ano. Mas durantes os últimos dias tenho escutado opiniões negativas acerca do curso em si, dos docentes e do próprio ambiente da faculdade. Existe aqui alguém que me pode dar a sua opinião sobre o curso ao nivel da dificuldade, ambiente, docentes, etc...

Outra coisa, eu estou no 12º ano, no Agrupamento 1, o de Ciências e Tecnologias, com MAT A, acham que vou ter dificuldades na universidade principalmente nas cadeiras de programação?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou no 1º ano do curso de MIEIC e até agora estou a adorar, e parece-me que a opinião é geral. Ao nível da programação, não te preocupes porque não vais com nenhum atraso, a grande maioria dos alunos de primeiro ano nunca programaram antes na vida.

Preocupa-te sim com cadeiras como análise matemática e física, pois aí sim, está a maior parte dos problemas do primeiro ano.

Quanto ao grau de dificuldade, eu não sou a pessoa indicada para te falar, pois já levava umas bases muito grandes, de modo que tenho tirado boas notas a tudo.. Há mais gente como o dexter ou o deathseeker que te podem responder melhor neste ponto.

Ambiente e docentes não tenho qualquer queixa, os professores estão sempre disponíveis para tirar dúvidas, dentro ou fora das aulas (nem que tenhas que esperar que a aula termine para falar com eles, mas isso é o normal em turmas tão grandes (às aulas teóricas costumam ir mais de 70.. nas práticas não há problema nenhum e podes perguntar a qualquer hora)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já falei contigo via MSN e aquilo que disse lá repito-o aqui: a FEUP é excelente em todos os aspectos, na minha opinião. O ensino no geral é muito bom, até porque é exigente mas como diz o próprio JRA "Vão saír dali Mestres de Engenharia, portanto, é preciso exigir!", o ambiente entre professores-alunos, salvo rara excepção, é também agradável visto que podes entrar em contacto com os professores quando quiseres (desde que, como é lógico, não vás propriamente pedir explicações da matéria mas sim tirar dúvidas).

Na FEUP exige-se até porque o próprio mercado de trabalho também exige. É aí que estará o maior "problema" para a maioria dos alunos novos, visto que não se adaptam rapidamente às exigências de um curso de engenharia. De qualquer forma, se há medida que forem exigindo de vocês lá dentro vocês próprios exigirem também de vocês, então podem ter a certeza que serão dos melhores profissionais que este país tem na área da engenharia informática: não só por serem de uma das melhores faculdades do país nesse campo, mas também por serem exigentes com o vosso próprio trabalho.

Outra coisa que é cultivada na FEUP é o "amor à camisola", como o disse o professor Raúl Vidal na última aula de IOCO antes do Natal. E podem crer que o "amor à camisola" é uma excelente ajuda à vossa performance enquanto alunos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ora bom,

Também estou no 1º ano do MIEIC na FEUP. Como já foi referido pelos meus caros colegas (:thumbsup:), até agora não tenho nada a apontar.

Vamos por partes, quanto às cadeiras de programação, duvido que venhas a ter problemas, mesmo que não leves nenhumas bases tenho a certeza que tas darão. As cadeiras mais díficeis são as de matemática e física (ainda não tive, mas ouvi dizer), falando do 1º ano. E acabo por achar que é uma dificuldade relativa, porque se fores praticando logo quando a matéria é dada, a coisa torna-se mais fácil. 

Quanto a professores, também não tenho nada a apontar. A disponibilidade é total, mas claro enquadrada no estilo de cada professor, isto só para dizer que não há dúvidas em aulas teóricas do JRA, porque só ele é que é o artista ali e mai nada. :P Lol. Já agora espero que ainda possas ter o JRA como professor: é um marco. :D

Bom continuando, exigência. Ora bem, na FEUP exige-se, e na minha opinião exige-se ao nível basicamente da gestão do tempo. Ou seja, muitas vezes os testes não são muito díficeis, nem os trabalhos, geralmente o problema é serem muito próximos. Tipo, numa semana ter 4 mini-testes e um trabalho prático, por exemplo.

Next, o ambiente. Sinceramente, nunca andei noutra faculdade, mas posso dizer-te que nesta o ambiente é muito bom.

Resumindo: se vieres para cá não te vais arrepender, a não ser que tenhas dúvidas acerca do teu futuro profissional, entenda-se curso a seguir. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso também estou a tentar entrar nesse curso.

Só uma pergunta, vocês dão Pascal (linguagem de programação, e não o matemático)?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não.

No primeiro ano dás uma carrada de linguagens, mas a introdutória é Scheme.

(Também dás Verilog (não é bem de programação), MIPS, C++, e mais uma ou outra que ainda não sei)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hum... ok obrigado.

(A minha professora de API andava a chatear-me a cabeça com o Pascal e ela dizia que não se dava C na faculdade, e eu depois dizia que também não se dava Pascal :P Mas também acho que me vai dar 20, por isso...)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas a vida na FEUP é estudar, dormir, estudar? É claro que se assim for, estou preparado para isso, quem entra num curso deve ter a noção que tem que "marrar". Quanto ás Mats e Física, eu tenho ambas as disciplinas no 12º ano, penso que levo algumas bases para aí. Quanto ao JRA, disseram-me que ele não é bom professor, que ensina bastante mal...opiniões?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Neps... Não me parece que seja estudar, dormir, estudar... Pelo menos para mim, tenho conseguido consiliar muito mais coisas, por exemplo: aulas, estudo, trabalhos, praxe, selecção de basket da FEUP, alguns projectos online, sair à noite às quintas dependendo de outras variáveis claro... :)

Na minha opinião dá para tudo, desde que consigas ter uma boa gestão do tempo. Pelo menos neste primeiro semestre (ano até), depois é claro que deve apertar mais. :D

Quanto ao JRA... A minha opinião é a seguinte: ele dá as suas aulas e tal... Para mim é um professor normal a dar matemática. Se lhe perguntares alguma coisa numa aula teórico-prática ele responde, explica-te bem, na boa. As pessoas é que às vezes têm medo de perguntar, porque ele é uma figura impunente. :P

Agora, nas aulas dele aprendes mais que Matemática.. Os "sermões" (que não o são, porque é um prazer ouvi-lo falar, pelo menos para mim) dele são qualquer coisa de fenomenal. Eu acho até que há muita gente que vai às aulas dele (às teóricas) só para ouvir as coisas que ele tem para dizer e que até nada têm a ver com a matemática.

Isso não faz dele de todo um mau professor de matemática.. Para mim, ele é bom professor. Aceito opiniões contrárias, claro...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em relação ao estudar,dormir, estudar, isso não é vida. A não ser claro, que limites a tua vida só e apenas à faculdade e queiras mesmo muito ser o melhor dos melhores (tirar 19s e 20s a tudo). Aí sim, vais ter de estudar, dormir, estudar e pouco mais certamente.

Eu tenho-me dedicado mais a estudar do que no secundário, mas isso deve-se a uma ligeira melhoria no aproveitamento do meu tempo. Ao entrares na faculdade, ganhas a noção de que tens de produzir, caso contrário és arrastado para trás com a maré. Estudo, é um facto, mas continuo a administrar o P@P e a PTSec, a ter outros projectos pessoais online, ultimamente tenho organizado umas festas e raves com vários grupos de amigos nos quais me insiro, saio à noite às sextas-feiras sempre que é possível, enfim, levo uma vida bem normal.

Mas sim, na faculdade estuda-se mais do que no secundário. O nível de exigência é maior, por isso trabalhas mais. Enquanto que no secundário passava tardes na treta com os meus amigos num café qualquer aqui da zona ou em casa a ouvir trance enquanto estava deitado no sofá a pensar sei lá no quê, agora passo um terço desse tempo a estudar e a preparar o dia seguinte.

Preparar o dia seguinte é essencial na faculdade.

Quanto ao JRA, o _deXter disse tudo o que havia a dizer, pelo que assino por baixo. É um professor diferente da maioria dos outros, mas não deixa de ser bom à maneira dele. O mais interessante é a forma como relaciona a Matemática com todos os outros assuntos do nosso quotidiano, algo que a maioria dos professores seja de faculdades seja do ensino secundário se esquecem de fazer e que é óptimo para quem está a aprender saber que aquilo que vai aprender é importante para o que vai fazer a seguir. É motivante.

Aconselho-te a não te preocupares demais com a faculdade por agora Thrasher. Se ainda andas no secundário, preocupa-te em tirar boas notas aí e preparar devidamente os exames, mas acima de tudo, preocupa-te em viver essa idade ao máximo, sempre de acordo com os teus gostos pessoais. O que eu não dava para ter novamente os meus 16 anos de loucura...  :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas, cheguei tarde a esta thread, mas mais vale tarde do que nunca :D

Também estou no 1o ano do MIEIC e estou a adorar. Em termos de instalações, a FEUP é espectacular, tem uma biblioteca enorme com salas isoladas para estudar, muitos PCs para estudar (as salas principais de PCs estão abertas 24 horas por dia, até no Natal!) e muito espaço para se estar em grupo (sendo que o bar da biblioteca é o hotspot do pessoal de informática). Até se vê gente em rodinha no meio dos relvados :)

Sobre o curso em si (1o semestre), Análise Matemática é mesmo o mais complicado e talvez seja a única em que esteja em vias de reprovar. Não acho que a culpa seja dos profs, o problema é mesmo a falta de exercícios que temos à nossa disposição. E só consigo perceber as matérias nas aulas práticas, as teóricas são para esquecer (mas vou na mesma, porque são aulas com o JRA :D ). No resto das disciplinas, penso que passar não é muito complicado, basta estudar um bocado.

Quanto ao estudar, dormir, estudar, não é bem assim, tens muito tempo para te divertires (ok, fora nos primeiros tempos, por causa de Projecto FEUP). A verdade é que nunca pensei que fosse assim tão divertido estar na faculdade, numa aula de IBDA cheguei a ver 3 episódios de Futurama e a estar algo atento à matéria ;)

O nível de exigência em relação ao secundário é mesmo muito grande. Dás mais matéria num semestre do que num ano de secundário, mas vais-te habituando ao ritmo. Também muita pesquisa tem de ser feita fora de aulas. Por exemplo, nos trabalhos práticos de IOC os professores dão-te só um exemplo de um programa e alguns comandos da linguagem, e a partir daí tens que te desenrascar. Mas felizmente podes fazer o trabalho em grupo, desde que percebas o que está lá.

Para já nao te precisas de preocupar com a faculdade. Dá-lhe na Matemática, tenta saber derivar de cor, sem formulários, que isso vai-te ajudar muito. De resto, é só tentares tirar boas notas.

Se moras perto do Porto não tenhas dúvidas em escolhar a FEUP.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se querem exercícios de cálculo divirtam-se:

http://www.math.ist.utl.pt/~rfern/CI/

página do meu stor do ist, têm todas as aulas teóricas em pdf e 8 fichas com uma media de 250 exercícios sobre o que se deu, desde indução a sucessões (passando por séries, limites, primitivas...)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas, cheguei tarde a esta thread, mas mais vale tarde do que nunca :)

Também estou no 1o ano do MIEIC e estou a adorar. Em termos de instalações, a FEUP é espectacular, tem uma biblioteca enorme com salas isoladas para estudar, muitos PCs para estudar (as salas principais de PCs estão abertas 24 horas por dia, até no Natal!) e muito espaço para se estar em grupo (sendo que o bar da biblioteca é o hotspot do pessoal de informática). Até se vê gente em rodinha no meio dos relvados :)

Sobre o curso em si (1o semestre), Análise Matemática é mesmo o mais complicado e talvez seja a única em que esteja em vias de reprovar. Não acho que a culpa seja dos profs, o problema é mesmo a falta de exercícios que temos à nossa disposição. E só consigo perceber as matérias nas aulas práticas, as teóricas são para esquecer (mas vou na mesma, porque são aulas com o JRA :) ). No resto das disciplinas, penso que passar não é muito complicado, basta estudar um bocado.

Quanto ao estudar, dormir, estudar, não é bem assim, tens muito tempo para te divertires (ok, fora nos primeiros tempos, por causa de Projecto FEUP). A verdade é que nunca pensei que fosse assim tão divertido estar na faculdade, numa aula de IBDA cheguei a ver 3 episódios de Futurama e a estar algo atento à matéria :)

O nível de exigência em relação ao secundário é mesmo muito grande. Dás mais matéria num semestre do que num ano de secundário, mas vais-te habituando ao ritmo. Também muita pesquisa tem de ser feita fora de aulas. Por exemplo, nos trabalhos práticos de IOC os professores dão-te só um exemplo de um programa e alguns comandos da linguagem, e a partir daí tens que te desenrascar. Mas felizmente podes fazer o trabalho em grupo, desde que percebas o que está lá.

Para já nao te precisas de preocupar com a faculdade. Dá-lhe na Matemática, tenta saber derivar de cor, sem formulários, que isso vai-te ajudar muito. De resto, é só tentares tirar boas notas.

Se moras perto do Porto não tenhas dúvidas em escolhar a FEUP.

Vocês dão-me uma vontade de pular práí :D;) ...mas com tempo lá chegarei :):D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

página do meu stor do ist, têm todas as aulas teóricas em pdf e 8 fichas com uma media de 250 exercícios sobre o que se deu, desde indução a sucessões (passando por séries, limites, primitivas...)

Só com os exercícios fornecidos pelo JRA já tinha muito com que me entreter. No entanto, acrescentando alguns desses que estive a ver à lista cheira-me que até à próxima sexta-feira (dia 11 de Janeiro, quando tenho o meu 2º teste), vou passar muitas horinhas nisto... ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

btw, as notas dos minitestes são de 0 a 10 ou de 0 a 20 ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na FEUP, imagina que um mini-teste vale 20% da nota final: as notas vão de 0 a 4, sendo a nota final de 0 a 20.

Já no IST, havendo exame que não há na FEUP, e contando o exame 50% para a nota, a soma das restantes notas vale também 50% da nota final. Ou seja, é de 0 a 10. O vbmaster, tem, antes de fazer o exame dele no dia 7, 9 valores em 10. Ou seja, só precisa de 0,5 para passar à disciplina... :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

0 a 2. Todos os minitestes somados dão-te 50% da avaliação à disciplina, tal como disse o deathseeker.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na FEUP, imagina que um mini-teste vale 20% da nota final: as notas vão de 0 a 4, sendo a nota final de 0 a 20.

Já no IST, havendo exame que não há na FEUP, e contando o exame 50% para a nota, a soma das restantes notas vale também 50% da nota final. Ou seja, é de 0 a 10. O vbmaster, tem, antes de fazer o exame dele no dia 7, 9 valores em 10. Ou seja, só precisa de 0,5 para passar à disciplina... :biggrin:

Era bom, se o exame não tivesse nota mínima de 4 valores em 10. ;) ;) ;):D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boax ...

Era bom, se o exame não tivesse nota mínima de 4 valores em 10. ;):D :D :P

Pois ... ja consegui chumbar com 13, por nao ter minimos na parte teorica... e cadeira anual  ;) ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Era bom, se o exame não tivesse nota mínima de 4 valores em 10. ;) ;) :D :D

Não sabia desse pormenor.

Mas supondo que no exame uma parte da matéria que lá sai tu já dominas bem (ou aliás, quase toda a matéria), até porque conseguiste nota máxima nalguns testes, então acho que podemos supor que consegues tirar acima de 4 no exame. Isto claro, tendo em conta que te preparas normalmente para o mesmo e que acertas, pelo menos, nos exercícios que também acertaste em testes anteriores. ;)

Claro que isto não é assim tão linear, mas é uma suposição.  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Era bom, se o exame não tivesse nota mínima de 4 valores em 10. ;) ;) :D :D

Não sabia desse pormenor.

Mas supondo que no exame uma parte da matéria que lá sai tu já dominas bem (ou aliás, quase toda a matéria), até porque conseguiste nota máxima nalguns testes, então acho que podemos supor que consegues tirar acima de 4 no exame. Isto claro, tendo em conta que te preparas normalmente para o mesmo e que acertas, pelo menos, nos exercícios que também acertaste em testes anteriores. ;)

Claro que isto não é assim tão linear, mas é uma suposição.  :)

Sim, cálculo é uma disciplina que aponto para boa nota.

Estava mais preocupado com o exame de Sistemas Digitais de hoje (este já não foi exame obrigatório, foi mesmo escolha), mas acho que vai dar para safar.

Portanto agora tenho cálculo no dia 7, depois só tenho mais uma repescagem dia 11, de álgebra, em que vou ver se aumento a minha nota actual de 16, e se tudo correr bem, terei um mes e 12 dias de férias bem merecidas. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

deathseeker25 os exames necessários para entrar na feup e mat e pt ne?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ou mat e fisica-quimica...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ou mat e fisica-quimica...

Exacto. Mas ao contrário do que a maioria das pessoas que não estão dentro do assunto pensam, gooden, tu não podes escolher os exames com que te queres candidatar. São seleccionadas as melhores notas, pelo que entras com os teus 2 melhores exames em 3.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora