• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

ricardosalta

CHAMADA GERAL: novo projecto "Spotrix.com -- O Mundo, a 4D"

16 mensagens neste tópico

Olá a todos.

Quero constituir uma equipa de ases para o projecto de criação do mapa a quatro dimensões mais completo do mundo.

*** Clarificação -- O que é o Spotrix -- Procurar mais abaixo por Responder #7 em: Hoje às 01:35 ***

O Spotrix.com terá uma abrangência sem precedentes. O objectivo é ter a qualquer momento um retrato de alta resolução da realidade em tempo contínuo.

Concorrência? De topo. Desde o Google Earth ao Facebook, entre muitos outros.

Proponho aos interessados uma oportunidade de integrar uma equipa de alto desempenho.

Estou em contactos e negociações para angariar o capital de investimento que um projecto destes merece.

O projecto é comercial, closed-source, e será desenvolvido primariamente em Lisboa sem qualquer tipo de teletrabalho.

O Spotrix é anti-dogmatico e vai produzir com diversas tecnologias, numa perspectiva não de rivalidade mas sim de perfeita sinergia. Desde programação desktop a mobile, web com execução no servidor e no cliente, com AJAX, Java, Flash, Web3d... e o que quer mais que possa fazer sentido, usando o mais possível ferramentas open-source.

Pretende-se também desenvolver electrónica de consumo relevante, pelo que agradeço desde já os contactos de programadores de circuitos e coisas do género.

Quem estiver interessado é desde já convidado a candidatar-se por email para o jobs@spotrix.com.

Estejam à vontade para anexar o que quiserem, desde:

- texto corrido

- imagens

- mensagem audio

- mensagem video

- ficheiros com exemplos da qualidade 'gráfica' de código vosso

- URLs ou software pronto a executar em Ubuntu ou XP

- CV

- (...)

Ainda não está decidida a linguagem web que vamos usar, mas parece-me que será Python e de certeza que não será .NET.

E é tudo! Resta-me dizer que, para além de emails directos, tenho o maior prazer em receber o vosso feedback geral aqui no fórum.

Obrigado pela vossa curiosidade.

Ricardo Salta

P.S.: tirando os dois dias essenciais, não vou fazer férias, e pretendo ter a equipa pronta a trabalhar no princípio do ano.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Peço a vossa opinião:

Acham que vale a pena anunciar em mais algum local, ou aqui com este anúncio consigo chegar aos melhores?

Obrigado!

Ricardo Salta

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Peço a vossa opinião:

Acham que vale a pena anunciar em mais algum local, ou aqui com este anúncio consigo chegar aos melhores?

Obrigado!

Ricardo Salta

Este quadro serve para isso mesmo. Não é preciso fazer duplicados. :P

Já agora boa sorte com o projecto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com "mais algum local" queria dizer sites de emprego, etc.

Obrigado pela força, Hipnoted.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa Sorte com o projecto, a minha opinião é se não arranjares aqui as pessoas que quiseres ou que precisas, pois terás mesmo que divulgar isso noutros sitios...e quanto mais divulgares melhor

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A título de curiosidade, como garantes "retrato de alta resolução da realidade em tempo contínuo"?

Por tempo contínuo devo entender tempo real ou apenas uma actualização das imagens a cada x tempo?

Já agora, e antes de decidir se envio, ou não, o meu CV, o que deve ser entendido por "equipa de ases" e, mais importante do que isso, o que é o projecto e porque é que alguém quererá pagar por ele?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora, e antes de decidir se envio, ou não, o meu CV, o que deve ser entendido por "equipa de ases" e, mais importante do que isso, o que é o projecto e porque é que alguém quererá pagar por ele?

Exactamente... Tens que explicar melhor como vai funcionar ... e assim...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá novamente, e obrigado pelas questões que já começaram a surgir!

Começando pelo significado de "equipa de ases": não tenho uma definição exacta, mas vou tentar dar o "feeling". Quando digo ases, falo de múltiplos talentos e múltiplas personalidades. Interessa-me tanto encontrar tipos mais teóricos como tipos mais práticos; interessa-me encontrar líderes que saibam fazer mas sejam capazes de delegar eficazmente, bem como quem se satisfaça plenamente com ser orientado e gerido, e acima de tudo adore pôr as mãos na massa e "carburar" concentrado.

Quanto a "o que é o projecto": o Spotrix é, antes de mais nada, um directório. Substitui as Páginas Amarelas. Mas isso é só o começo. Logo de seguida adiciona o vector tempo à equação. Indo rapidamente mais além, pretende ser, nomeadamente, um fornecedor de serviços como email, bookmarks, agregador RSS, calendário, organizer, storage/backups...

E porquê tanta coisa junta? Porque não focar numa só coisa e fazê-la impecável? Uma razão simples: é o posicionamento imprescindível de forma a não sermos esmagados pela concorrência pouco depois de pormos a cabeça de fora. E mesmo assim, tem que ser impecável, mesmo sendo muito complexo.

De facto um dos grandes desafios, que mais me seduz, é a simplificação do interface com o utilizador de forma a que este nunca se perca e consiga encontrar tudo facilmente. E a concepção das estruturas de dados não fica nada atrás. Aliás, aproveito para dizer duas coisas só para quem as entender: metadados multilingue; índice recursivo; a quem não entender agora, eu depois explico pessoalmente.

Para se situarem quanto a esta ideia de juntar muita coisa num só pacote, permitam-me sugerir que pesquisem por Digital Lifestyle Aggregator, e já agora também Online Operating System. Sinceramente, não chamo DLA ao Spotrix porque... acho que é limitativo. Mas voltando à funcionalidade de directório, um dos grandes elementos diferenciadores:

Já vos aconteceu estarem algures, seja no vosso bairro ou bem longe de casa, e quererem encontrar uma entidade, um serviço, um espaço, rapidamente, e na melhor das hipóteses conseguirem resultados medíocres? Se calhar encontram um resultado, mas não conseguem informações úteis em tempo útil para além dos contactos?

O Spotrix vai consistir, por assim dizer, de informação sobre o passado, presente e futuro -- tanto da vida online, como da vida no plano físico. A informação do Spotrix será de altissima qualidade e profundidade, e esse valor será reconhecido fácil e prontamente pelo público em geral -- e vai definir um novo paradigma.

Não pretendo adiantar muito mais simplesmente porque o modelo de negócio é algo que não vai ser do domínio público até ao momento em que for posto em prática, visto que é esse o trunfo do Spotrix -- aquilo que lhe dá o seu poder e a sua viabilidade.

Há mais de 5 anos que venho a desenvolver o conceito e em toda a minha imensa pesquisa, nunca encontrei nada parecido. Pode ser que esteja completamente enganado e nunca encontrei nada parecido porque é uma abordagem que não funciona -- mas a verdade é que não acredito nessa possibilidade.

Isto nunca foi tentado senão eu certamente já teria encontrado informação sobre isso. E se nunca foi tentado, nada indica que vá falhar. E mesmo que, apesar de tudo, falhe... valeu a pena tentar e vou sentir-me orgulhoso de o ter feito.

Are you in?

Força!

Ricardo Salta

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ricardo, corrige-me se estiver errado, mas tudo o que referes no início já existe e a tua "killer feature" é o posicionamento geográfico do utilizador junto com informação mais actualizada possível, certo?

Há ai algumas coisas com que não concordo a nível de posicionamento de mercado, entre outras coisas, mas se quiseres discutir isso, podemos fazê-lo noutro lado.

Se queres um lider que perceba que information retrieval, metadados, internacionalização, integração e exploração de sistema (entre muitas outras coisas), contacta-me.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

M6, a "killer feature" é isso, mas não é só isso. É a maneira como isso funciona, e o potencial que tem para se desenvolverem mais "killer features".

Vou entrar em contacto contigo via PM já de seguida.

Ricardo

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem,

eu espero que tudo corra bem! Mas estás a dar um passo maior que a perna não? Onde vais buscar tanto €€€ para o investimento? Pois isto implica muitos recursos financeiros, fisicos, pessoais.... bem enfim!Tem que haver alguma empresa poderosa por trás....Não quero com isto desmoralizar!Simplesmente não compreendo algumas coisas...

bom sorte e quando lançares, avisa cá no fórum!!

Bom trabalho

tofas

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu espero que tudo corra bem! Mas estás a dar um passo maior que a perna não? Onde vais buscar tanto €€€ para o investimento? Pois isto implica muitos recursos financeiros, fisicos, pessoais.... bem enfim!Tem que haver alguma empresa poderosa por trás....Não quero com isto desmoralizar!Simplesmente não compreendo algumas coisas...

Um pouco de Google pelo nome dele explica algumas coisas.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um frequentador do último ano de uma Licenciatura em Engenharia Informática ainda com muito por aprender, serve ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um frequentador do último ano de uma Licenciatura em Engenharia Informática ainda com muito por aprender, serve ?

Muito provavelmente, sim! Das coisas que considero mais importantes são o entusiasmo, a dedicação, a determinação, espírito de iniciativa. Concerteza que teremos desafios à tua altura. Ainda assim, peço-te que envies um email a falar de ti, para o jobs@spotrix.com. Obrigado!

Bem,

bom sorte e quando lançares, avisa cá no fórum!!

Bom trabalho

tofas

Obrigado desde já pelos teus votos de sucesso.

Quero dizer-te que compreendo o teu cepticismo... que não é nada incomum. É algo com que já teria que lidar (embora a uma escala mínima) em Silicon Valley, quanto mais em Portugal... pode-se especular que sejam provavelmente os polos opostos, por muito que Portugal até tenha vindo a evoluir nos ultimos tempos. Mesmo assim, entre emigrar ou tentar fazer por cá algo em grande, opto pela segunda -- porque acredito que é possível.

Mesmo que custe 100 ou 1000 vezes mais. No pain, no gain. O facto é que eu adoro desafios, sempre adorei, quanto mais complicados e *aparentemente* inatingíveis, melhor, mais requintado é o sabor do desafio.

Se queres saber, de certo modo angustia-me a falta de quantidade, a falta de diversidade, de ideias grandes neste país, pelo menos a serem faladas. Certamente que as há, aliás, somos um povo tão peculiarmente criativo, que eu até aposto que uma mudança na nossa atitude de preferir a "zona de conforto", é o que vai acabar definitivamente com o definhanço crónico deste nosso país... a meu ver, é essa a nossa "safa" no médio/longo prazo. Não é o petróleo de Peniche.

Não aceito que um país outrora tão aventureiro, seja hoje em dia um pântano de pessimismo. Recuso-me a fazer parte da perpetuação dessa situação.

E como não sou certamente o único a pensar assim, tenho a certeza absoluta que vou conseguir agregar a massa crítica necessária para ultrapassar qualquer dificuldade. Financeira, física, pessoal... e por aí em diante. Isto é apenas a ponta do icebergue. É preciso é não desmoralizar.

"The entrepreneur in us sees opportunities everywhere we look, but many people see only problems everywhere they look. The entrepreneur in us is more concerned with discriminating between opportunities than he or she is with failing to see the opportunities" - Michael Gerber, author, entrepreneur

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Convidado
Este tópico está fechado a novas respostas.