• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

mIG-L

ajuda com interpretação de esquema

10 mensagens neste tópico

viva. nao percebo nada de electronica mas como o esquema parece simples vou tentar fazelo,estou com algumas duvidas na leitura do esquema se alguem poder ajudar agradecia.

o esquema é este

eskqb8.jpg

o que são " RX ; TX ; RTS "

os pontos gnd e 12v que aparecem no esquema sem continuidade são para ficar assim ou tenho k os ligar entre eles?

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

RX e TX referem-se ao nome do sinal que é enviado/recebido por esses cabos.

Tipicamente RX corresponde ao sinal recebido e TX ao sinal transmitido, ou input e output se preferires essa nomenclatura.

Sim, os pontos 12V e GND ( Terra ) são para ligar entre si. Normalmente nos esquemas de circuitos não aparecem ligados pois o desenho ficaria muito confuso.

Deve ligar o 12V a uma bateria ou fonte de tensão de doze volts, ao polo positivo e o GND ao polo negativo.

O RTS liga a outra fonte de sinal exterior qualquer... deve ser um gerador de pulsos, a um botão, ou uma coisa do género.

Isso é o que? um cabo para um callculadora?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Viva.. obrigado por responderes.. Não isto é um interface obd2 para ligar o carro ao pc atraves da porta de diagonostico.

sendo assim,a ficha de 16p da direita tem no pino 16 12v do carro,terei k ligar todos os outros " 12v" ao pino 16 da ficha é isso? e com o gnd igual?

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Exactamente. Tal qual como disseste.

Epa... O RTS é que não estou a ver o que é. Provavelmente um relógio, ou um reset, não sei. No sitio onde sacaste esse esquema deve dizer o que é esse sinal.

Monta isso primeiro numa breadboard.

Uma breadboard é uma coisa destas:

Breadboard.jpg

Penso que devem custar praí uns 7 euros, não sei.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu mandei vir tmb umas placas com furinhos do site onde comprei os componentes, em principio vou montar la.

Bem mas resumindo "rx,tx,rts" so estao la mesmo pa informar k por ali paxa a informaxao enviada,recebida e outra coisa kk (rts) é isso?

posso montar o esquema sem me preocupar com o que sao essas linhas certo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim podes, mas das duas uma:

Ou a imagem que colocaste tem um erro e o RTS liga a um pino, nesse caso ficas com o teu cabo pronto.

Ou vais ficar ali com um fio pendurado que não sabes onde ligar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ah sim,nao tinha reparado,a imagem fficou com erro,o rts liga ao r8.. vou tentar editar o post a ver se a imagem fica direito.

outra coisa que so reparei agora é que fiz o pedido de componentes atraves da lista que tinha no site onde tirei o esquema,e nessa lista apenas pede as 560 ohm, 0,25w para os " r " mas no eskema ja pede as 560 e as 4k7. sera ke posso usar so as 560 dai so tarem essas na lista de componentes?

cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

agora ja se ve o esquema todo,passei o esquema a cores para depois me ser mais facil fazer,evita algumas confusoes. ta certo assim o esquema?

os gnd e os 12v?

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se está certo isso só perguntando a quem o fez.

Mas sim, a ideia é essa, podes unir pontos que estejam ao mesmo potencial da forma que te der mais jeito.

Esse tal RTS pelos vistos não estava aí ao pendurão. Na outra imagem é que nao se via bem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Alguem saberia me informar onde encontro esse tipo de esquema?? e onde encontro a interface de ligaçao comm o carro? abs

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora