• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

djthyrax

50 Cent não é contra compartilhamento de arquivos

1 mensagem neste tópico

O rapper americano 50 Cent concedeu uma entrevista ao norueguês Pål Nordseth em que falou a respeito da polêmica em torno do compartilhamento ilegal de arquivos, surpreendendo com sua resposta.

A entrevista, traduzida e transcrita no site TorrentFreak, mostra que o rapper concorda com o grande impacto do avanço tecnológico na indústria, mas defende uma adaptação do modelo de negócio, principalmente no hip-hop, estilo que depende de uma audiência jovem.

Para 50 Cent é importante que a indústria musical entenda que o compartilhamento de músicas não desfavorece os artistas. "Um jovem fã pode ser tão fiel e dedicado, não importando se ele comprou ou roubou", explicou.

A declaração vai contra a postura da RIAA, organização que zela pelos interesses da indústria e que freqüentemente atribui os danos sofridos por artistas à distribuição ilegal de arquivos. Para 50 Cent, não é bem assim: "Os shows são cheios e a indústria precisa entender que eles têm que gerenciar todos os 360 graus em torno de um artista. Eles precisam ampliar sua renda dos shows e merchandise. É a única maneira pela qual podem obter seu dinheiro de volta".

Este não é o primeiro artista de peso a contrariar as acusações de que a troca ilegal de arquivos prejudica diretamente a classe artística. Em início de novembro o site Tech.Blorge citou outra entrevista com Trent Reznor, frontman da banda Nine Inch Nails que recentemente abandonou a gravadora. Na entrevista, o músico comentou que ainda que achasse o serviço de compartilhamento OiNK (fechado por pressão da indústria musical) moralmente incorreto, possuía uma conta de acesso e freqüentava o site regularmente.

Opiniões como a de 50 Cents e decisões como a de Trent Reznor só deixam mais clara a necessidade de mudança no atual modelo de negócios adotado pelas gravadoras, uma solução que acolha as novas tecnologias como as redes de transferência e compartilhamento de arquivos.

Fonte: http://www.geek.com.br/modules/noticias/ver.php?id=15911&sec=6

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora