• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Haro2k8

ajuda em ligação á base de dados em Acess [ Inserir] e [Eliminar]

4 mensagens neste tópico

Boas pessoal. Tenho aqui um pequeno programinha para fazer.

Consta em fazer uma bd em acess com 2 tabelas (area das tarefas e tarefas) .

O programa só tem um form :X O objectivo e quando se carregar no botão inserir o programa ler as informações que estão nas textboxes e uma delas é uma combo que é a àrea da tarefa , e mostrar as inserções das tarefas numa pequena datagrid. Tambem deveria dar para alterar e para eliminar só não sei é se e facil para eliminar e alterar directamente pela datagrid, pois a data grid so mostrara alguns dos campos das tabelas e depois se eliminar pela datagrid provavelmente não vai eliminar todos os registos relacionados a esses campos na bd.

Duvida. Sei que e preciso fazer a ligacção oledb , mas ainda nao a fiz. Estou a fazer o codigo para o botao inserir para enviar os dados para a bd. e depois entao pelo oledb , quando o form faz o load carrega os dados da bd para a datagrid.

Se calhar estou a fazer isto de maneira complcada quando seria mais facil de outra maneira . Eu quero fazer isto da maneira mais basica e rapida e gostaria que me ajudassem com ideias. :confused: O Objectivo e mesmo so inserir as tarefas para a bd, mostralas na datagrid e poder elimina -las e altera-las

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ligação a Base de Dados

dim coneccaoBD As OleDb.OleDbConnection
        dim caminho As String = "PROVIDER=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;DATA Source=nomebasededados.mdb"

coneccaoBD = New OleDb.OleDbConnection(caminho)
        coneccaoBD.Open()

Listagem da datagrid

Dim DS As DataSet = New DataSet
            Dim DA As OleDb.OleDbDataAdapter = New OleDb.OleDbDataAdapter

Dim SQL as String = "aqui a instrucao SQL para listagem na datagrid"

DA.SelectCommand = New OleDb.OleDbCommand(SQL, coneccaoBD)
            DA.Fill(DS)

Grid.DataSource = DS.Tables(0).DefaultView

fechar ligação

coneccaoBD.Close()
        coneccaoBD.Dispose()

aqui esta para fazeres a listagem do que kiseres na datagrid.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Cuidado faz um try catch finally..... porque senão passado uns tempos date overflow the database.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora