• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

marceluh

Extinção dos servidores MAX[PT]

3 mensagens neste tópico

Foi anunciada uma má notícia para todos os utilizadores do emule Bowlfish/ Emule Koiso. Segundo o administrador principal do fórum MAX [PT] os servidores MAX [PT] Tejo e Sado foram encerrados definitivamente. Segundo este, a principal razão foi a indisponibilidade de meios para poder manter os servidores que agora acabam. Contudo não foi apenas essa a razão, o encerramento do servidor internacional RazorBack2 contribuiu também para que esse encerramento fosse então guiado.

Clique em "Leia Mais" para ler a declaração do Administrador do fórum MAX [PT].

À cerca de 3 anos foi iniciado o projecto do Emule nacional com um servidor e logo a seguir com o lançamento do cliente Emule conhecido como Bowlfish.

O objectivo era criar uma rede dentro da rede para restringir o tráfego a redes nacionais, de forma a ajudar a libertar os utilizadores de peer-to-peer das limitações de consumos impostas pela maioria dos ISPs nacionais.

Pouco tempo depois, foi adicionado um novo servidor à rede para ajudar a lidar com o explosivo crescimento da rede. E a rede foi crescendo até ao dia de hoje, com cerca de 43.000 utilizadores.

O projecto nunca foi comercial, sempre viveu das contribuições da equipa e de outros. A dimensão e a velocidade de crescimento atingida pelo projecto surpreendeu tudo e todos. Apesar disso, apenas com a ajuda de algumas contribuições de hardware para os servidores e muito trabalho de equipa para contruir, gerir e manter os servidores.

As condições que permitiam a existência dos dois servers extinguiram-se, e os servers foram hoje desligados permanentemente.

A decisão não foi repentina, nem feita de cabeça quente. Embora os recentes acontecimentos com o Razorback tenham tido influência nesta decisão, não foi a única, nem sequer a mais importante. A decisão é no entanto final e irreversível.

Foi bom enquanto durou.

Mas nem tudo acaba hoje. O Forum da Mula da Cooperativa continua enquanto nos fôr possível mantê-lo.

Admin@ Fórum MAX[PT]

fonte: http://www.cdrwxp.co.pt/

cumps.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Convidado
Este tópico está fechado a novas respostas.