• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Metralha

[VB.NET] Configurar textbox e abertura de documentos

11 mensagens neste tópico

Antes de mais parabens pelo excelente forum que aqui têm.

Eu estou a fazer um trabalho para a faculdade e optei por fazê-lo em vb, uma vez que era uma linguagem do qual pouco ou nada percebia. Saquei o visual basic 2005 express edition, dois ou três manuais e lancei-me ao desafio.

O trabalho tem estado a correr bem, contudo existem alguns pontos que gostava de melhorar.

Eis as minhas dúvidas:

1. Criei um formolário para recolha de dados, para tal uso textbox para recolha de dados, números reais. Existe alguma maneira de configurar a textbox para apenas aceitar a inserção de algarismos?

2. Estou a pensar criar um menu de ajuda no qual quero por um link para abrir um manual do programa. Como e que eu o configuro para abrir um documento de word ou pdf.

Obigado pela atenção.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para o primeiro tens aqui um método macaco:

Try
            Dim lol As Integer
            lol = TextBox1.Text * 2
        Catch
            MsgBox("stfu noob!")
        End Try

(código a meter no botão ou  outro comando que faz o check se de facto lá estão numeros)

Se o que estiver lá for de facto um número então poderá ser multiplicado por 2, claro que letras não podem ser multiplicadas por 2, logo dará erro... :D

Quanto ao segundo tenho de explorar uma beca

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para o primeiro tens aqui um método macaco:

Try
            Dim lol As Integer
            lol = TextBox1.Text * 2
        Catch
            MsgBox("stfu noob!")
        End Try

(código a meter no botão ou  outro comando que faz o check se de facto lá estão numeros)

Se o que estiver lá for de facto um número então poderá ser multiplicado por 2, claro que letras não podem ser multiplicadas por 2, logo dará erro... :D

Quanto ao segundo tenho de explorar uma beca

na minha opiniao axo que basta o comando shell "nome_do_file.doc/pdf", vbNormalFocus

mas tens que ter o manual no mesmo directorio do que o programa ou entao tens que escrever o caminho todo

o comando shell é como se tivesses no dos, so nao da para os tipicos mando tipo cd, dir, mas po resto da, tipo calc.exe e executas a calculadora do windos...é simples de usar

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para permitires apenas a inserção de numeros na textbox usa o seguinte codigo

Private Sub TextBox1_KeyPress(ByVal sender As Object, ByVal e As System.Windows.Forms.KeyPressEventArgs) Handles TextBox1.KeyPress
        If Char.IsNumber(e.KeyChar) = False And Not AscW(e.KeyChar) = 8 And Not AscW(e.KeyChar) = 13 Then
            e.Handled = True

End If
    End Sub

No AscW(e.KeyChar) = 8 é para que possas usar o Backspace (o codigo ascii é o 8), por isso caso queiras permitir mais alguma tecla é só adicionares o "Not AscW(e.KeyChar) = codigo_ascii"

Tu queres abrir esse tal manual em pdf ou doc onde ? Numa janela mesmo do Acrobat Reader ou queres que um formulário da tua aplicação mostre esse mesmo documento ?

Caso queiras que seja um formulário da tua app abra um PDF deixo-te aqui a explicação:

1- Fazes para adicionar um novo componente (CTRL + T) > COM Components > localizas o componente da Adobe Acrobat ... (ou carregas em Browse > vais à pasta do acrobat \ activex \ AcroPDF.dll)

2- Metes o componente no formulário com o tamanho que quiseres...

3- Por fim metes o código num butao ou o que tu quiseres para abrir o PDF

Nome_Que_Deste_Ao_Componente_PDF.LoadFile("caminho do ficheiro pdf")

Cumps  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tens k usar um compomente para abrir pdf.. esse compomente vais o buscar onde vais buscar os outros.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas eu acho que o que ele cria era que o programa abrisse o file fora da form....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem antes de mais obrigado a todos.

Dúvida Nº1 resolvida, utilizei as duas soluções. Consegui assim resolver o bug e limitar a capacidade de inserção de dados do utilizador.

Adicionei-lhe ainda a capacidade de inserir números décimais, adicionando o codigo ascii da virgula, bem como umas msgbox para o caso de falta de inserção de dados ou utilização do . em vez de ,.

Ainda tenho mais umas dúvidas que vou tentar solucionar, se não conseguir eu dou notícias.

Quanto à dúvida Nº2, a ideia era mandar  abrir o manual fora do programa.

Mais uma vez obrigado. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

3ª dúvida: Bem estive a ler o artigo da revista sobre a criação de um setup em vb 2003, existe alguma maneira de produzir um em vb 2005 express?

Sei que existe a possiblidade de publish, que cria um instalador, contudo no solution explorer-add não aparece new project. Não consegui também perceber como e que "colamos" a framework à instalação. Sei que através do publish ela não é instalada. Resumindo, como é que se cria um setup em vb 2005 express.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

3ª dúvida: Bem estive a ler o artigo da revista sobre a criação de um setup em vb 2003, existe alguma maneira de produzir um em vb 2005 express?

Sei que existe a possiblidade de publish, que cria um instalador, contudo no solution explorer-add não aparece new project. Não consegui também perceber como e que "colamos" a framework à instalação. Sei que através do publish ela não é instalada. Resumindo, como é que se cria um setup em vb 2005 express.

Bem... quando a vb.net 2005 já tenho visto algumas coisa de deployment mas ainda não estou bem dentro do assunto.

Talvez faça um tut quando estiver mais à vontade. Por enquanto só te posso dizer que no caso do vb.net 2005 já não é a net framework 1.1 que tem de ser distribuída, aliás porque quem tem windows actualizado já a tem, mas sim a net framwork 2.0, portanto de certeza que deve haver por aí um plugin que faz esse ginga-joga.... :thumbsup:

Vou explorar isso....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora