• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

fpinto

[Resolvido] kernel

5 mensagens neste tópico

boas, sera que alguem me podia explicar o que e a/o kernel?

eu pesquisei no wikipedia mas eles nao sabiam se o que la estava estava errado ou nao.

cumps fpinto

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Basicamente é o núcleo do Sistema Operativo. Tens baste informação na net a explicar isso...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá.

Sou novo por aqui. De facto, tenho alguma aversão a forums: sempre preferi Newsgroups...

Mas na verdade há uma grande massa de ignorantes que trata as News como se fosse, basicamente, um gueto dos Velhos do Restelo da Internet, e outros tantos que nunca foram informados da existência desse meio.

Mas não vim aqui para fazer propaganda das News... xD

boas, sera que alguem me podia explicar o que e a/o kernel?

Primeiro: kernel é substantivo masculino.......

Depois:

Basicamente, o kernel é uma peça de software, geralmente auto-suficiente, que gere os recursos do computador ao mais baixo nível.

É auto-suficiente porque, se o kernel quer fazer alguma coisa (por exemplo, duplicar uma cadeia de caracteres), tem de implementar o algoritmo que o faz. Por exemplo, ao escrever um kernel, não é possível utilizar a função padrão do C "strcpy", a menos que ela tenha sido implementada primeiro (sim, pelo próprio gajo que está a escrever o kernel, ou então copiada de algum sitio).

Quando digo que gere os recursos, refiro-me a todos os recursos. Exemplos: tempo de processador(es), memória, acelerador gráfico, impressora, etc.

Alguns SOs abstêm-se de gerir certos recursos. Por exemplo, o DOS nunca na vida geriu o tempo de processador, por isso é que se diz monotarefa. O CP/M ("pai" do DOS) nunca fez gestão de memória, e o DOS só implementou gestão "séria" de memória a partir da versão 2 ou 3 (não me lembro bem)...

Para além de gerir recursos, a outra tarefa importante que o kernel desempenha é fornecer uma interface uniforme para aceder a esses recursos. Essa interface pode ser uma árvore/hierarquia/espaço de objectos (como acontece nos Windowses NT (NT4, 2k, XP)), ou um artifício que trata tudo como se fossem ficheiros (como no Unix), ou um conjunto de funções, chamadas system calls, completamente desestruturadas (como no MenuetOS), ou uma misturangada pegada de várias estratégias :-) (como no DOS, que era originalmente altamente desestruturado, mas com o tempo tornou-se um tanto unix-like), ou alguma outra coisa mais exótica.

É só uma explicação superficial. Mas espero que dê para entender.

eu pesquisei no wikipedia mas eles nao sabiam se o que la estava estava errado ou nao.

Não percebi. Leste na Wikipédia mas achaste demasiado inacreditável, ou alguem te disse que aquilo estava tudo errado?

JJ

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

dizia la que o tipo não tinha bem a certeza do que estava a escrever. pelo menos quando li no português. fiquei esclarecido. Obrigado a todos e principalmente ao Jeronimus Linuxius

cumps,

fpinto

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora