• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

FABIO_F_A_SANTOS

SQL/MySQL/... Como utilizar?

7 mensagens neste tópico

Olá a todos, pessoal!

Tenho ouvido falar muito sobre SQL... MySQL... Motores de bases de dados e afins... Porem, não sei como é que isso se utiliza. Isto é não sei nem como começar. Assim, agradecia a quem tivesse algum exemplo de alguma aplicação simples usando estas tecnologias e me pudesse ajudar para eu perceber como é que isto se utiliza. E já agora qual a diferença entre SQL e MySQL?

Por outro lado, surge-me a questão: -Vale a pena? Estou a iniciar um projecto, que vai ser principalmente programado em Java. Nesse projecto vamos ter de implementar algumas bases de dados e tenho discutido com a minha equipa sobre até que ponto vale a pena darmo-nos ao trabalho de aprender a utilizar uma tecnologia nova para nós em vez de implementar-mos a base de dados recorrendo a um simples ficheiro de texto... Bem as duvidas continuam pelo que venho pedir a vossa ajuda. Neste ponto as questões principais são as seguintes:

- Em aplicações stand-alone que vantagens temos em utilizar motores de base de dados em vez de um simples ficheiro de texto para guardar os dados no disco?

- E se os dados tiverem de ser acedidos por vários programas ao mesmo tempo, até que ponto é que o motor facilita isso?

- Não serão os motores e as respectivas linguagens SQL/MySQL apenas úteis para bases de dados on-line?

- É possivel, por exemplo criar uma base de dados com o OpenOffice e depois aceder aos dados com uma aplicação diferente?

- E o inverso, criar uma base de dados para a aplicação e depois acerder-lhe com o OpenOffice?

Sei que são muitas duvidas e agradeço desde já toda a ajuda que me possam dar!

Obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas..

Se estás mesmo interessado acho que deves aprender, pois é muito fácil e dá muito jeito...

Acho que deves começar aqui --> http://www.w3schools.com/sql/sql_intro.asp

Estive a dar uma olhada... Mas o meu problema continua... O que eu preciso mesmo é de um exemplo de utilização... Como é que eu faço uma base de dados no eu pc e depois lhe acedo com outro programa????

Alguém tem algum código, algum programa, alguma coisa??? Eu só precisava de um exemplo... Alguém me a pode arranjar um códigozito por simples que seja(tipo Hello World!!!) em que seja utilizado o SQL???

Obrigado!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A ligação é BD é feita de forma diferente dependendo do que usas Java, C, C#, PHP etc... cada um tem a sua lib e forma de trabalhar com a BD o que se mantém é mesmo a parte SQL se queres perceber o funcionamento se calhar era melhor estudares um pouco o SQL aplicado a algum SGBD MySQL, PostgreSQL, Oracle, MS SQL Server etc...

Pessoalmente aconselho o PostgreSQL é o melhor a nível  FREE/OPENSOURCE embora o mysql seja mais usado a nível de web por ser mais leve, depois de entenderes o SQL ai estás pronto para o usar em qualquer linguagem bastando para isso consultares a API para esse efeito.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

- Em aplicações stand-alone que vantagens temos em utilizar motores de base de dados em vez de um simples ficheiro de texto para guardar os dados no disco?

- E se os dados tiverem de ser acedidos por vários programas ao mesmo tempo, até que ponto é que o motor facilita isso?

- Não serão os motores e as respectivas linguagens SQL/MySQL apenas úteis para bases de dados on-line?

- É possivel, por exemplo criar uma base de dados com o OpenOffice e depois aceder aos dados com uma aplicação diferente?

- E o inverso, criar uma base de dados para a aplicação e depois acerder-lhe com o OpenOffice?

Antes de mais, não se pode comparar o SQL ao MySql. SQL é uma linguagem de manipulação de dados, MySql é um SGBD.

Vantagens e relação aos ficheiros? Como deves saber existem muitas formas de guardar os dados em ficheiros, por isso dificulta a leitura de dados a terceiros. Usando uma base de dados tens os dados todos uniformes e é muito mais fácil acederes a eles através de uma linguagem de manipulação (SQL).

Para além disso o SGBD encarrega-se de fazer o controlo de concorrência e ouras coisas que terias de implementar se armazenasses os dados em ficheiros.

Quando dá mais jeito usar SGBD ou ficheiros? Isso depende de muita coisa, se for uma aplicação simples podem servir os ficheiros, e mesmo que não seja uma aplicação web pode-se usar um SGBD. É como disse tens de avaliar vários factores antes de decidir.

O resto acho que já te explicaram, normalmente não se usa só SQl, mas sim em conjunto com uma linguagem de programação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok... Agora acho que já estou mais iluminado...

Obrigado a todos, sinceramente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora