• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

rockisforkids

As bases para se fazer um site

8 mensagens neste tópico

A pergunta pode ser um pouco vaga, mas o que eu queria essencialmente saber era quais sao as bases que consideram essenciais para se construir um site?

Hoje em dia só com html parece-me que nao se chega muito longe. Cada vez vejo mais sites artilhados de animacoes, conteudos interactivos, etc (basta ir a http://www.templatemonster.com/ por exemplo). Sendo que nos dias de hoje a imagem conta cada vez mais, acho que um dos factores a ter em conta na construçao de um site é precisamente a sua aparência e funcionalidade. E com tudo isto pergunto-me: "que conhecimentos terei eu que ter para fazer uma coisas semelhante?"

Para a parte gráfica calculo que o Photoshop dê uma preciosa ajuda. Animações, flash e action script. Depois, temos o CSS para um "html" mais dinâmico. Estou certo? Depois, claro entra a criatividade de cada um.

Com o meu blog (cidadaovagamundo.blogspot.com) apenas por observacao do codigo CSS, vou aprendendo qq coisa (mt mt pouco como é óbvio). Flash tenho uma ideia. Photoshop faço umas coisas (poucas). Com isto, e ainda que nao tenha muito tempo disponível para me dedicar a isto, qual a "área" por onde acham que deva começar de modo a que consiga fazer um "site com bom aspecto"? Tenho andado a pensar em action script mas é capaz de ser muito pesado para aprender "sozinho". Por outro lado, ha o CSS que me parece mais acessivel.

Que dizem?

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sites não-artísticos em flash é coisa que eu abomino completamente. Isto porque é desnecessário, requer software extra e proprietário e, na maior parte dos casos é feito por pessoal que acha giro clicar em butões e fazer qq coisa em flash... resultado: lixo.

Sobre actionscript não digo nada que não percebo nada disso. Mas acredito que o território dessa tecnologia seja mais pequenos jogos do que propriamente sites.

Mas em relação ao CSS... acredita que é uma tecnologia bem útil mas muito piquinhas. Mil e um detalhes estupidamente minuciosos. Eu tiro o meu chapeu ao pessoal que domina HTML e CSS na ponta da lingua. Saber tanta coisa de cabela... xiça!

Mas uma coisa te digo... ir ver o CSS e experimentar, meter as mãos no código... continua, não há melhor forma de aprender.

Não sou a pessoa mais indicada para falar disto, mas eu diria que html, css e edição de imagem é tudo o que é preciso par fazer bons designs

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boax...

Concordo plenamente com pedrotuga...

So que acresentaria, que hoje em dia, um site que nao tenha interacçao com uma base de dados, esta condenado...

por isso teria tambem em conta php ou asp ...

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Concordo em grande parte com o que foi dito ...com Html/CSS e conhecimentos de photoshop/fireworks consegues criar um layout porreiro...se quiseres ter conteúdo dinâmico (essencial para manter visitas) tens de usar uma linguagem de servidor EX: php,asp.net, jsp, coldfusion...só acho que flash, desde que usado correctamente pode favorecer muito um site...mas isso são gostos!!!

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ah, é verdade... tens uma oferta enorme de software gestor de conteudos ( CMS ) complatamente gratuito.

Se souberes como usar um deles nos teus designs então podes fazer muita coisa mesmo.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

"requer software extra e proprietário" Nunca tinha pensado nisso nas realmente é verdade, contrariamente ao css, html, etc

Sim PHP/ASP tambem considero essencial, seja para um simples guestbook ou mesmo para um forum (isto a nível de interactividade).

Flash tambem tenho a sensação que muitas vezes é usado para "mostar que sei por coisas a mexer", mas isso a nivel amador (ou 'wannabe'). Ha outros a nível profissional em que basicamente tudo mexe tornando-se confusa a forma de utilização do site, e isso tambem nao me agrada. No entanto ha os que usam flash mas mantém-se simples, como estes por exemplo: http://www.nickbrandt.com ou http://www.jumpgallery.com/hello.html

Já agora, o que são os CMS e em que consistem?

[rockisforkids = msr, sei que nao sao permitidos clones; nao era bem essa a minha intençao, mas ja pedi desculpa no post ali ao lado]

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
No entanto ha os que usam flash mas mantém-se simples, como estes por exemplo: http://www.nickbrandt.com ou http://www.jumpgallery.com/hello.html

esses estão porreiros...há pouco tempo descobri este http://www.ikea.com/ms/pt_PT/furnish_with_light/fwl_living_room/index07.html que para um  site de decoração de interiores tem um potencial incrivel que só pode ser dado pelo flash ou similar...

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora