• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Vista SP1 traz novas funcionalidades para o Windows Genuine Advantage

1 mensagem neste tópico

O Windows Genuine Advantage vai sofrer algumas alterações na forma como restringe o uso de uma cópia não-registada do Windows Vista. As novas funcionalidades irão entrar em efeito com o lançamento do primeiro Service Pack do mais recente sistema operativo da Microsoft.

Até agora, um utilizador que não tivesse registado a sua cópia do Windows Vista receberia notificações recorrentes alertando-o para a necessidade de efectuar o registo. O sistema operativo perderia a capacidade de instalar updates não-críticos e o acesso a algumas funções, como o ambiente gráfico Aero, o utilitário ReadyBoost e o anti-spyware Defender, antes de entrar em modo de funcionamento reduzido, sem menu de Início, ícones no desktop ou wallpaper.

Com o SP1, o novo Windows Genuine Advantage (WGA) põe de parte o modo de funcionalidade reduzida e permite a utilização contínua do software não-registado. Os alertas para o registo do software vão ser feitos através de janelas de notificações, várias vezes ao dia e durando cerca de 15 segundos, durante as quais o utilizador perde o controlo total do computador, sendo confrontado com um ecrã escurecido e a incapacidade de usar qualquer tipo de input, como o rato ou o teclado.

As novas medidas surgem após algumas críticas dos utilizadores e media à Microsoft, pela implementação extrema da sua ferramenta anti-pirataria, já que o processo de autenticação sofreu alguns problemas no passado, com falsos positivos que penalizavam utilizadores legítimos. Rui Cruz, director de marketing para empresas da Microsoft Portugal, numa recente sessão de esclarecimentos, afirmou que o objectivo da Microsoft com o WGA não é punir os utilizadores de software pirata, mas antes consciencializá-los do estatuto ilegal do seu software e dos riscos que correm ao mantê-lo e oferecer-lhes uma hipótese de legalização.

Na perspectiva de aproximar os utilizadores do WGA e criar um valor directo à aplicação, a Microsoft pretende ainda tornar o software um canal privilegiado para a promoção da legalização de software, oferecendo diversas regalias, incluindo funcionalidades e aplicações exclusivas, mas não só, acessíveis apenas a utilizadores registados e com uma licença de utilização legal.

A nova versão do Windows Genuine Advantage estará disponível apenas para os utilizadores que venham a instalar o primeiro Service Pack do Windows Vista, com um lançamento programado para o primeiro trimestre de 2008.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora