• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

_JR_

Interacção de Turma

6 mensagens neste tópico

Este é um projecto que tenho vindo a desenvolver à cerca de 1/2 meses para a minha turma. Apeteceu-me hoje, no entanto, apresentá-lo.

O projecto consiste basicamente num site dinâmico para interacção entre os alunos de uma turma. Actualmente as seguintes funcionalidades estão integradas:

• Upload de Ficheiros: esta é uma parte especialmente útil, talvez a mais útil, a de partilha de ficheiros entre os elementos de uma turma; fichas, testes, trabalhos...
  • Eventos: esta funcionalidade serve para, por exemplo, marcar testes; a quem nunca aconteceu esquecer-se da data de um teste? Ou marcar aniversários?
  • Horário: útil para verificar o horário, útil em especial para verificar horários em turmas onde hajam horários diferentes (derivado de cursos diferentes)
  • Perfil de cada pessoa. Esta parte ainda está muito pobre (pode ver-se o nome, nº de aluno, nº de telemóvel e email) mas será para ser mais desenvolvida
  • Chat: há o msn hoje em dia, mas às vezes dá jeito para comentários para todos verem ou comentários mais permanentes

Ideias futuras tenho uma interacção futura com professores da turma, um pequeno script para notificar os alunos de datas de aniversários (e talvez de datas assinaladas como importantes) e uma secção onde cada um poria as suas notas de testes e outros, de modo a no fim dar a nota que deve pedir na auto-avaliação, onde colocará a nota de cada período para fazer médias e isso, mas esta secção será complicada devido às formulas variarem.

Venho, assim, perguntar se acham o projecto viável ou mais vale mantê-lo no meu cantinho. Na minha turma tem sido bastante útil, especialmente a parte de partilhar ficheiros. De notar, que isto deve dar jeito é a turmas do Básico e Secundário.

Caso achem o projecto viável peço sugestões de nomes e funcionalidades.

Obrigado pela leitura ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu estou a desenvolver uma Intranet da Escola em Área de Projecto, com montes de cenas mesmo :P

Tem quase todas as funcionalidades que referiste mas é a nível de toda a comunidade escolar. Tenciono apresentar esta plataforma no 3º Período aqui no P@P e em todos os orgãos de comunicação social de que me lembrar ;)

Isso estás a fazer só por iniciativa ou como projecto de escola?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É um projecto engraçado... ;)

Apesar de já existir o Moodle a nível mais global... acho este muito mais "familiar"..

Continua e boa sorte!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu estou a desenvolver uma Intranet da Escola em Área de Projecto, com montes de cenas mesmo :P

Tem quase todas as funcionalidades que referiste mas é a nível de toda a comunidade escolar. Tenciono apresentar esta plataforma no 3º Período aqui no P@P e em todos os orgãos de comunicação social de que me lembrar ;)

Isso estás a fazer só por iniciativa ou como projecto de escola?

Iniciativa, para aprender mais e porque estava aborrecido sem nada para fazer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porque é que não consideram antes contribuir para o Moodle?

Consideraram essa hipotese?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porque é que não consideram antes contribuir para o Moodle?

Consideraram essa hipotese?

Para começar, foi um projecto para aprender (tal como está em cima) e não me parece que programadores que colaborem com o Moodle fossem rever o código que eu fizesse.

Depois é diferente. No Moodle é do stor para a turma. Este pequeno projecto é entre a turma. Aqui qualquer um envia ficheiros; no Moodle o stor regista os alunos na sua disciplina e envia os ficheiros para o aluno fazer o download. Por exemplo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora