• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

saramgsilva

[C] Ajuda: Computação grafica

42 mensagens neste tópico

Pessoal, preciso da vossa ajuda...vou frequentar a cadeira de Computacao grafica...

Sei que vou usar OpenGL, mas é 1 programa, uma biblioteca (acho que isto...n sei...) ...ajudem me e digam me sff que programas devo usar, e tutis fixe so vosso conhecimento...

ah eu decerteza que vou usar C...

obrigada

tofas

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se vais usar o C com linguagem base o OpenGl vai ser um biblioteca k vais la adicionar.. se fizer uma pesquisa pelo o google encontras mtas coisas referentes assim

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já fiz essa cadeira :D

Fiz tudo em C++, mas também tenho exemplos de códigos em fortran!!

Qualquer coisa, dúvidas, exemplos... é só pedires :D

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se vais usar o C com linguagem base o OpenGl vai ser um biblioteca k vais la adicionar.. se fizer uma pesquisa pelo o google encontras mtas coisas referentes assim

ok entao eu depois procuro por C+OpenGL .. ne? ok

e programa, vai dar pra usar na mm o Dev C++ ? :dontgetit:

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim o OpenGL é um sistema de bibliotecas 3D que te permite programar aplicações gráficas. Deve ser muito interessante programar em 3D com OpenGL. Digamos que o OpenGL defronta o DirectX, sendo o OpenGL open source e o DirectX software proprietário da Microsoft.

Irás utilizar o DevC++ ou outro compilador qualquer que queiras utilizar.

Faz umas pesquisas no Google, que certamente o que não irá faltar são exemplos.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

OpenGL é apenas um conjunto de headers, libs e dlls que vais usar para além dos programas normais. Esses ficheiros iram possibilitar-te fazer todo o tipo de coisas relacionadas com grafismo 2D e 3D. Ainda por cima OpenGL é portável para outras plataformas como Linux. É a principal concorrente do DirectX.

O site oficial http://www.opengl.org/ e um dos sites mais conhecidos sobre OpenGL http://nehe.gamedev.net/.

Daqui a pouco já estás a fazer jogos 3D...  :D

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

OpenGL é apenas um conjunto de headers, libs e dlls que vais usar para além dos programas normais. Esses ficheiros iram possibilitar-te fazer todo o tipo de coisas relacionadas com grafismo 2D e 3D. Ainda por cima OpenGL é portável para outras plataformas como Linux. É a principal concorrente do DirectX.

O site oficial http://www.opengl.org/ e um dos sites mais conhecidos sobre OpenGL http://nehe.gamedev.net/.

Daqui a pouco já estás a fazer jogos 3D...  :)

pois...eu ja la fui...mas esta me ingles... k cena  :wallbash:

vou fazer o jogo do galo é o 1º trabalho...vai ser mto fixe...  :cheesygrin:

vou usar o visual c++ (acho eu...),  e acho que tenho k arranjar as bibliotecas do opengl... ou nao?? eu ja andei a ver...mas é tanto trabalho, que ainda n perdi mto tempo a procurar...

sim eu sei do google...bla bla... o meu help é para o ppl k ja trabalhou com isso, orientar... so isso... ( tou a pedir de mais ?  :D )

bem mm que nao me digam nada eu colocarei depois as coisas que encontrar, pois vou ter que arranjar as cenas para trabalhar...  :D

obrigada

ja encontrei 1 cena.. isto e isto mas kem souber pode dar + 1 dicas nao me importo  :)

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu tambem estou a fazer essa cadeira neste semestre, neste momento estou a user o visual studio 6.0 onde tive de adicionar as librarias de opengl que nao vem com o programa nas respectivas pastas, com as livrarias quero dizer o .h,o .lib e .dll para ligação ao programa depois é quase como programar em c e chamar funções ja feitas para fazer os progamitas mais nada tambem ainda não tive muitas aulas apenas 2 mais nada e fiz um triangolo a rodar e um relogio mas nada do outro mundo mas que me deu um trabalhão.

podes vir a esta pagina que tem as funções que estão nas livrarias e os seus derivados e o que fazem e alguma informação de como utilizar

tens mais informação aqui

tens as libs aqui

ps: se nao souberes onde colocar os ficheiros  diz alguma coisa

Espero ter ajudado

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Atenção estou a colocar os link's a medida que vou encontrando algo de jeito...por isso nao ligue á confusao!!

vou deixar mais alguns link's que gostei...para esta area :

ola,

links muito fixe sobre opengl- computacao grafica...

1ºGostei mto - em pt: saca os pdf's ou ppt dos temas que estao la... pareceu fixe...

http://www.lcg.ufrj.br/Cursos/COS-751

2ºGostei - em eng : sobre as rotinas do opengl ( vou tentar arranjar em pt)

http://www.dei.isep.ipp.pt/~matos/cadeiras/2004-05/cgra/docs/manual/index.html

( algumas rotinas em pt... ve aqui)

cadeira de cp...onde tava o link anterior... em pt

http://www.dei.isep.ipp.pt/~matos/cadeiras/2004-05/cgra/

3º pareceu interessante :

http://www.dei.isep.ipp.pt/~jpp/cg/

Codigo explicado: desenhar linhas e regioes coloridas

sobre as rotinas do opengl... mais 1 link sobre isso

rotinas

introducao ao opengl

mais uma ajuda interessante...

como usar o visual C++ e opengl

Preparação do ambiente DEV-C++ para uso de OpenGL em MSWindows

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu tambem estou a fazer essa cadeira neste semestre, neste momento estou a user o visual studio 6.0 onde tive de adicionar as librarias de opengl que nao vem com o programa nas respectivas pastas, com as livrarias quero dizer o .h,o .lib e .dll para ligação ao programa depois é quase como programar em c e chamar funções ja feitas para fazer os progamitas mais nada tambem ainda não tive muitas aulas apenas 2 mais nada e fiz um triangolo a rodar e um relogio mas nada do outro mundo mas que me deu um trabalhão.

podes vir a esta pagina que tem as funções que estão nas livrarias e os seus derivados e o que fazem e alguma informação de como utilizar

tens mais informação aqui

tens as libs aqui

ps: se nao souberes onde colocar os ficheiros  diz alguma coisa

Espero ter ajudado

Os links que colocas-te aqui não consigo abrir!!! (afinal consegui) :wallbash:

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os links que colocas-te aqui não consigo abrir!!!

Tem em atenção que este tópico é de março do ano passado por isso alguns links podem não dar. ;)

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já executei todos os procedimentos que estão no link " Preparação do ambiente DEV-C++ para uso de OpenGL em MSWindows" mas não consigo correr este pequeno código:

#include <gl/glut.h>

void RenderScene(void)
{
glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT);
    glFlush();
}

void SetupRC(void)
    {
    glClearColor(0.0f, 0.0f, 1.0f, 1.0f);  // cor de fundo da janela
    }

void main(void)
    {
    glutInitDisplayMode(GLUT_SINGLE | GLUT_RGB);
glutCreateWindow("Programa Basico OpenGL");
glutDisplayFunc(RenderScene);
SetupRC();
glutMainLoop();
    }

Porque será???? Faltam-me algumas librarias??? Onde posso arranjar???

Acho que vou precisar de uma libraria que se chama Mesa para poder fazer um trabalho que me foi pedido onde posso arranjar isso para windows?

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

[OFFTOPIC]

[...]

Falta-me algumas librarias???

[...]

librarias!?!  ainda por cima com b !!!

e que tal dizer "biblioteca"?

[/OFFTOPIC]

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já executei todos os procedimentos que estão no link " Preparação do ambiente DEV-C++ para uso de OpenGL em MSWindows" mas não consigo correr este pequeno código:

#include <gl/glut.h>

void RenderScene(void)
{
glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT);
    glFlush();
}

void SetupRC(void)
    {
    glClearColor(0.0f, 0.0f, 1.0f, 1.0f);  // cor de fundo da janela
    }

void main(void)
    {
    glutInitDisplayMode(GLUT_SINGLE | GLUT_RGB);
glutCreateWindow("Programa Basico OpenGL");
glutDisplayFunc(RenderScene);
SetupRC();
glutMainLoop();
    }

Porque será???? Faltam-me algumas librarias??? Onde posso arranjar???

Acho que vou precisar de uma libraria que se chama Mesa para poder fazer um trabalho que me foi pedido onde posso arranjar isso para windows?

A mim o código funcionou, agora não sei. Tens de dizer mais alguma coisa:

  • se deu na execução que mensagem apareceu...
  • se deu erro na compilação, que erro deu...

Cumpr. bk@ero  :D

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

[OFFTOPIC]

[...]

Falta-me algumas librarias???

[...]

librarias!?!  ainda por cima com b !!!

e que tal dizer "biblioteca"?

[/OFFTOPIC]

Ou isso... penso que dá para entender...

Só gostava de saber se existe alguma solução para o meu problema...

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já te pediram mais informação... só isso não dá.

Verifica os pedidos em cima.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já executei todos os procedimentos que estão no link " Preparação do ambiente DEV-C++ para uso de OpenGL em MSWindows" mas não consigo correr este pequeno código:

#include <gl/glut.h>

void RenderScene(void)
{
glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT);
    glFlush();
}

void SetupRC(void)
    {
    glClearColor(0.0f, 0.0f, 1.0f, 1.0f);  // cor de fundo da janela
    }

void main(void)
    {
    glutInitDisplayMode(GLUT_SINGLE | GLUT_RGB);
glutCreateWindow("Programa Basico OpenGL");
glutDisplayFunc(RenderScene);
SetupRC();
glutMainLoop();
    }

Porque será???? Faltam-me algumas librarias??? Onde posso arranjar???

Acho que vou precisar de uma libraria que se chama Mesa para poder fazer um trabalho que me foi pedido onde posso arranjar isso para windows?

A mim o código funcionou, agora não sei. Tens de dizer mais alguma coisa:

  • se deu na execução que mensagem apareceu...
  • se deu erro na compilação, que erro deu...

Cumpr. bk@ero  :D

O resultado que me dá na compilação é este: http://www.solucoesaventura.com/images/outros/Untitled.jpg

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Assim está melhor.

Parece que te falta referenciar alguma lib.

Deve ser opengl32.lib e talvez também glut.lib.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Assim está melhor.

Parece que te falta referenciar alguma lib.

Deve ser opengl32.lib e talvez também glut.lib.

Já coloquei isso nos sítios indicados, mas mesmo assim continua a dar o erros de compilação

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Onde posso fazer o download das bibliotecas??? Talvez as que eu instalei não estejam bem!!!!

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já desinstalei tudo e voltei a seguir todos os passos que estão no link " Preparação do ambiente DEV-C++ para uso de OpenGL em MSWindows" e mesmo assim continua a dar os erros de compilação...

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não são erros de compilação. São erros de linkagem.

E duvido que a instalação do OpenGL esteja incorrecta, senão tinhas mesmo erros de compilação.

O que precisas é de configurar a linkagem do teu ambiente DEV-C++. Não faço ideia de como é porque nunca trabalhei com esse IDE, mas procura em propriedades de projecto ou configurações...

Podes sempre tentar usar #pragma comment(lib,"opengl32.lib");

Mas é provavel que necessites do path para a lib.

Tenta encontrar a tua instalação de OpenGL, prucura pelos ficheiros *.lib do OpenGL.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora