• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Portugal aquém da média europeia no acesso à Internet

1 mensagem neste tópico

Portugal está abaixo da média da União Europeia a 27 no que respeita ao acesso à Internet. Os dados do Eurostat mostram que 54% dos europeus navega na rede, enquanto em Portugal só 40% tem acesso à Internet. A distância mantém-se relativamente à utilização da banda larga. Portugal fica abaixo da média em praticamente todas actividades relacionadas com a rede mundial.

Entre os países europeus, a Holanda regista a maior percentagem de utilizadores de Internet. Os números do Eurostat, a entidade responsável pelas estatísticas na União Europeia, revelam que 83% dos holandeses tem acesso à rede, enquanto os búlgaros registam a menor penetração (apenas 19%).

A Holanda conta ainda com o maior número de acessos por banda larga, 74%, enquanto a média fica-se pelos 42%. Portugal volta a ficar abaixo da média europeia, com 30% dos acessos a ser feito através de banda larga, no entanto, no último lugar do "ranking" está a Grécia, com apenas 7% dos residentes com acesso a Internet a fazê-lo por banda larga.

O Eurostat analisou a utilização dada à Internet e revelou que 57% utiliza motores de pesquisa. Mais de um quarto frequenta salas de "chat" e 15% dos europeus faz chamadas via Internet. Portugal fica abaixo da média nestes parâmetros de comparação, apenas conseguindo igualar na conversação "online".

Apenas 11% dos portugueses com acesso à Internet faz uso do "VoIP". A utilização dos motores de pesquisa é a actividade que tem maior expressão em Portugal, seguida do envio de e-mails com ficheiros anexados. O "download" de ficheiros é utilizado por 11% dos portugueses, enquanto apenas 7% cria páginas pessoais na Internet.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora