• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

edneyfs

oportunidades em portugal

13 mensagens neste tópico

Pessoal,

Moro no em Pernambuco-Brasil, estou muito afim de sair daqui. Andei olhando em alguns sites sobre empresas que trabalhem com Java em Portugal. Sera que voces podem me dar uma ajuda???

Vou fazer 5 anos de experiencia com Java, Sou sertificado SCJP e SCWCD. Sou formado em Analise de Sistemas ha 4 anos e recem pos-graduado em Engenharia de Software. Quanto, em media, um profissional com essas caracteristicas ganha em Lisboa por exemplo.

Agradeco des de ja,

Edney siqueira

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

com cinco anos de experiencia és gajo para começar aí com uns 1200 euros no inicio.

Há emprego a pontapé para programadores de java.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nem de propósito, tenho acompanhado na Techzone uma discussão de quanto ganha um programador de Java. Se quiseres ler o tópico é o seguinte: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=213557

com cinco anos de experiencia és gajo para começar aí com uns 1200 euros no inicio.

Há emprego a pontapé para programadores de java.

Em Lisboa, e com a experiência que ele diz ter deve ganhar algo mais do que isso.

Mas agora é a velha questão... não é tudo um mar de rosas, no Brasil devem ganhar bem menos mas o custo de vida é menor, se vieres para Portugal (neste caso concreto Lisboa) podes ganhar bem mais mas também vais ter de suportar bastantes despesas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com a formação e experiência que ele diz ter (mas atenção que para ter uma avaliação sério são precisos muitos mais detalhes), 1500 ou mais  euros limpos é um salário (inicial) do qual acho que ele pode estar à espera. Mas atenção, porque o que não falta é competição.

Tens experiência com jboss, main-frames, Perl, PHP e GNU/Linux?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tens experiência com jboss, main-frames, Perl, PHP e GNU/Linux?

Destes, tenho experiência apenas em JBOSS.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aqui em Recife-Pernambuco-Brasil, Ganho R$3.500,00 e gasto com moradia, algo em torno de R$1.500,00. Como o sistema de transporte publico aqui não ela nada bom, gasto mais uns R$300 com gasolina e estacionamento com o meu carro. Sobrando 1.8mil pra gastar no shopping, cinema, telefone. Cartão de credito... Coisas que variam de mês a mês. Basta se controlar.

Em São Paulo, o salário é maior, mas o custo de vida também e mais alto. :wallbash:

Minha experiência é com sistemas WEB, Trabalho com J2EE ( Struts, Hibernate, Ajax, JSP-JSTL, Oracle). Sou certificado SCJP e SCWCD. Estou estudando para tirar a 1ª de Oracle.

* Aqui, não se trabalha muito com maiframes, tirando Bancos!

** PHP e Prel, são usados mais em  softhouses de pequeno porte.

Se alguém souber de algumas empresas que trabalhem com Java, e puder me passar, agradeço muito!!!  :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

peço que tens uma boa bagagem para te aventurares em Portugal, e trabalhas com Java que penso que é muito bom!pois a oferta de emprego é muito grande, nomeadamente em Lisboa e no Porto.

Em relação ao salário digo já que podes receber muito mais que 1500€ por mês, um colega meu com 3 anos de experiência em C#, ganha isso.Por exemplo, á um ano atrás entrei na academia da Novabase, não tinha conhecimentos em .Net, nem VB, e em relação a Java considerei falta de conhecimentos, apesar de ter programado uns simples programas para aplicar conceitos de POO e applets.(tinha no entanto outros conhecimentos, já agora sou licenciada em Matemática - especialização em computação pela UC) e eu estava a receber limpos 1010€.... (mas não gostei de Lisboa e regressei a Coimbra para acabar o curso  :-[ )

Mas isso é muito relativo, depende de empresa para empresa, depende realmente dos conhecimentos efectivos do candidato, do interesse da empresa, ....enfim uma enumeração de coisas que tu próprio irás dar conta!Mas acredito que poderias vir a receber uns 2000€, sem exagero!( depende claro!!!).

posso-te aconselhar a Novabase é uma grande empresa na área das TI, o site é www.novabase.pt onde podes encontrar muitas ofertas!(eles também trabalham no Brazil, penso eu!pelo menos tem projectos)

Outra empresa é a critical software, podes consultar em http://www.criticalsoftware.com/

E agora não me estou a recordar de mais...

Neste tópico pode encontrar link's de site onde encontrar sites de  ofertas de emprego:

http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=3316

Fala com pessoal brasileiro que tenha vindo para cá, para te poder ajudar!E atenção, arrendar um quarto em Lisboa implica no mínimo uns 300€ por mês ou mais (depende se tens despesas de água /luz/gás), e se for um apartamento T0 ou T1, pode ser uns 450€ a 800€ mês ou mais (fora despesas água/luz /gás), depende!Depois andar de carro, esquece!está fora de questão, poderás usar o metro ou bus, que tem os seus passes mensais, que variam consoante onde se more!

Pensa bem em tudo para compensar!existe muita informação online, sobre o que poderás gastar:

a renda da casa;

pass de metro ou bus;

No Saldanha, Marquês de Pombal, Amoreiras, Expo, Tagus Park é onde se encontram muitas empresas em Lisboa...No Porto, penso que está tudo mais disperso.

Da minha experiência, tenho te a dizer que o dinheiro não é tudo!e por vezes mais vale estarmos perto das pessoas que gostamos, e ganharmos pouco, do que estar longe de tudo e de todos, no meio de uma multidão que nada nos diz, em que a única coisa boa é um ordenado fantástico e dos nossos sonhos!Vale a pena?eu considerei que não!e eu estava a 200km da minha família e amigos!Não quero com isto desanimar, desmotivar, ou algo do género, simplesmente estou a reportar a minha situação especial!e a minha opinião.

bom trabalho

tofas

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
* Aqui, não se trabalha muito com maiframes, tirando Bancos!

Certamente que muitas das empresas de grande dimensão mais antigas também os utilizaram para coisas como facturação, processamento de salários, etc...

PHP e Prel, são usados mais em  softhouses de pequeno porte.

A escolha da tecnologia não é uma questão da dimensão das empresas que criam software, é sim uma questão do domínio do problema. Algumas das maiores empresas de Portugal dependem de Perl para realizar a sua operação. Por exemplo na área de telecomunicações o Perl tem uma grande base de utilização entre as maiores empresas desse sector.

A empresa onde eu estou trabalha com Java, mas todos temos conhecimentos de Perl, que é utilizado em todos, ou quase todos os projectos (desde que sirva para o projecto).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas,

edneyfs espero que não tenhas desanimado com o meu comentário, aconselho a informar-te bem antes de tomar uma decisão!

bom trabalho

tofas

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

Apesar de 70% das oportunidades de emprego em Portugal na nossa área estarem centralizadas em Lisboa, existem muito boas empresas no resto do pais, por exemplo Coimbra e Porto.

Tendo eu já vivido em algumas cidades, não te aconselho a ir para Lisboa. Por algumas razões e algumas são muito pessoais. Vou dar um exemplo, um dia fui a uma entrevista em Lisboa e perguntaram-me quanto tinha sido o meu anterior salário (trabalhava em Leiria e na mesma área) ao que me responderam, "Você ganhava muito bem",  o que queriam dizer resumidamente é que eu não iria receber o mesmo salário :).  Queria dizer com isto que em todas as entrevistas que fiz em Lisboa comparativamente com o resto do país não se paga muito mais. Talvez em muitos casos + 50 ou 100€ o que sendo honestos essa soma a mais a viver em Lisboa não é compensatória de forma alguma.  Outra situação é o tempo que se demora a chegar ao trabalho, sempre me custou perder 2 horas por dia ou mais  só em deslocações para o local de trabalho o que podes ter a certeza absoluta que dificilmente passaras por algo no Porto(por vezes acontece), Coimbra, Aveiro, Braga e Leiria.

Falou-se na Critical Software, realmente é uma das empresas com mais prestígio em Portugal, trabalhei com 4/5 ex trabalhadores da critical e o que me disseram é que se paga lá mal.

Posso dar-te alguns nomes de empresas e sites de emprego de Portugal, envias-me uma pm que eu indico-te alguns nomes, inclusive poderei-te indicar-te o nome da empresa onde me encontro actualmente a trabalhar, o problema é que se trabalha essencialmente com .NET.

Espero ter ajudado em alguma coisa, o que precisares diz.

Cumprimentos.  :thumbsup: :ipool:

PS:  Dá uma vista de olhos no http://itjobs.com.pt/ , na minha opinião um dos melhores portais de emprego do nosso país

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas há uma grande falta de programadores de Perl em Portugal (para trabalhar em projectos em empresas de grande dimensão). Java há muitos, mas a maior parte deles são maus ao ponto de algumas empresas não quererem Java por causa disso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Oi pessoal,

vi os questionamento do nosso companheiro edney, que não por conhecidência, trabalho comigo :) e achei interessante a possibilidade de trabalhar em portugal, tinha em mente que iria para Canadá ou Austrália por serem pólos tecnológicos em ciencia da computação, mas ao que me parece Portugal está com uma boa área de trabalho neste setor. A experiência de trabalhar no exterior é algo que me agrada bastante, mas como sem dinheiro não se vai muito ao longe :thumbsup: gostaria de complementar a pergunta do nosso amigo edney, visto que vcs aqui do forum são muito bem informados e simpáticos..

Em fim, como trabalho com java a 4 anos e neste período desenvolvi para para empresas de automação comercial e impressoras fiscais. Vocês amigos do forum sabem informar alguma empresa de automação comercail aí de Portugal que de preferência trabalhe com java ??  Agradeço antecipamente..

[]s

Bruno Pereira Rodrigues

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal,

Hoje vi em um site de noticias aqui do Brasil a seguinte manteria:

Saiba quanto ganham os profissionais de tecnologia no Brasil

Se você não tem a menor idéia de quanto ganha um profissional de tecnologia da informação, uma comparação extrema: enquanto um analista de help desk recebe em média 1.066 reais mensais, o salário médio de um diretor de informática é de 22.370 reais, segundo dados da consultoria Lopes & Borghi Associados.

A pesquisa salarial avaliou, em abril de 2007, 48 empresas do Estado de São Paulo, com faturamento acima de 200 milhões de reais e contratação sob o regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho. De acordo com a consultoria, o maior volume desse tipo de contratação se concentra nas empresas multinacionais.

[]'s

Edney Siqueira

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora