• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

marceluh

Memórias RAM e flash com os dias contados

3 mensagens neste tópico

Memórias RAM e flash com os dias contados

Quarta-feira, 15 dezembro de 2004 - 15:01

IDG Now!

A NEC e a Toshiba anunciaram nesta quarta-feira (15/12) importantes avanços no desenvolvimento de um tipo de memória RAM que pode substituir as atuais e também as memórias flash. Chamada de MRAM (magnetorestitive RAM), a nova memória utiliza campos magnéticos para armazenar dados, retendo-os mesmo quando desligadas.

Porém as MRAM ainda enfrentam sérias dificuldades técnicas como o tamanho grande, acarretando um custo maior de produção, necessidade de muita energia para a gravação dos dados e interferências entres os campos magnéticos de células vizinhas. Devido a estes problemas, a capacidade máxima dos chips é de apenas 16 MB.

Recentes pesquisas apontaram soluções para alguns destes problemas: um novo design para as células, em forma de arcos sobrepostos, reduz para cerca de metade a eletricidade necessária para gravar os dados; e ao invés de utilizar um transistor por célula, usa-se um para quatro, obtendo uma velocidade de leitura de cerca de 250 nano-segundos e o tamanho consideravelmente menor. Contudo, esta alternativa somente foi testada num chip de 1 MB.

Com estes avanços, as empresas anunciam chips de 256 MB para o final de 2006 e a substituição das memórias flash e DRAM (dynamic RAM) no ano de 2010.

A vantagem das memórias flash, muito utilizadas em players de música digital, é a retenção de dados mesmo quando desligadas, embora a velocidade de leitura não seja muito alta. Já as memórias RAM apresentam acesso rápido aos dados, porém os perdem quando desligadas.

Kim Soo-Kyoum, diretor de pesquisas sobre semicondutores da consultoria IDC, diz que os chips MRAM seriam úteis como alternativas às aplicações das memórias RAM e flash e analisa que o problema mais grave é a baixa capacidade de armazenamento. O pesquisador acredita que ainda levará muito tempo para a substituição das atuais memórias pelas MRAM. A Toshiba ainda não anunciou pretensões de comercializar estas memórias.

Paul Kallender - IDG News Service, Japão

fonte: http://www.mansur.eti.br/ms-bel/

cumps.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esta notícia não tem já uns anitos? :D

realmente... lol  :D mas é bem!!

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora