• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Tecnologia skool disponível em português para os alunos do 3º ciclo

1 mensagem neste tópico

A Intel associou-se hoje à Câmara Municipal de Castelo Branco para a difusão da tecnologia skool em língua portuguesa, um portal digital para a aprendizagem na rede. Esta ferramenta interactiva baseia-se numa série de recursos multimédia para facilitar a aprendizagem e o ensino da matemática e das ciências.

Os recursos utilizados podem ser reconfigurados e reutilizados com facilidade em diferentes regiões geográficas e através de diversas plataformas e dispositivos. A sua utilização tem como objectivo apoiar o ensino das matérias escolares citadas e "potenciar novas formas de comunicação e de acesso à informação através de conteúdos inovadores", garante a Intel.

A parceria entre a empresa e a Câmara de Municipal de Castelo Branco vem permitir que a ferramenta seja experimentada em colaboração com os Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas - com 3º Ciclo EB e Ensino Secundário - de Castelo Branco onde, os alunos e professores do Sétimo Ano do Terceiro Ciclo do Ensino Básico participarão na implementação de um modelo integral que está alinhado com os objectivos do programa Intel World Ahead, que tem como objectivo melhorar a vida de todos, acelerando o acesso livre de todas as pessoas à tecnologia em qualquer parte do mundo.

Na primeira fase, o skool.pt proporcionará conteúdos e recursos digitais para o 3º Ciclo do Ensino Básico nas áreas de Matemática, Biologia, Física e Química, estando previsto num futuro próximo completar os conteúdos deste ciclo e a inclusão de conteúdos de outros ciclos do Ensino.

Para a implementação do portal em Portugal foram necessários acordos com o Ministério da Educação. Finalizado este ponto, o explicador online, que conta com a colaboração da Universidade de Coimbra e do Instituto Politécnico de Castelo Branco, passa a estar disponível gratuitamente em todas as plataformas com ligação à Internet, garantindo aos jovens mais um suporte de aprendizagem complementar aos livros de texto e manuais habituais.

A participação da Câmara Municipal de Castelo Branco assenta na sua participação activa no desenvolvimento do portal skoool.pt em língua portuguesa, uma estratégia alinhada com a sua actividade pública de fomento cultural e educativo.

De acordo com a Intel, este projecto foi conseguido devido ao co-financiamento do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional no âmbito da iniciativa comunitária Interreg IIIA Espanha-Portugal.

A tecnologia skool foi lançada em 2002 na Irlanda e dois anos depois no Reino Uido. Posteriormente, chegou à Turquia, Suécia, Tailândia, Arábia Saudita, Africa do Sul e Espanha. Em 2003, o projecto da Intel recebeu o prémio de Melhor Conteúdo Electrónico e Criatividade da Cimeira Mundial das Nações Unidas sobre a Sociedade da Informação, um galardão que se juntou a outros prémios atribuídos na Irlanda e Reino Unido.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora