• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

cetus

Como carregar 2 ou mais swf via LoadMovie

14 mensagens neste tópico

Viva,

Como posso carregar 2 swf ao carregar num botão? Para carregar só um uso :

on (press) {loadMovie("file.swf", "_root");

}

Obrigado

Best regards  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Heyas,

para carregares 2 é repetires a instrução...

se mandares carregar para dentro de MovieClips, é mais facil de os posicionar etc e tal...

Se forem muitos mesmo e nao quiseres escrever N vezes o mesmo comando, entao usa um pequeno ciclo.

Fica bem

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Repetir a instrução??

on (press) {loadMovie("file1.swf", "_root");

}

on (press) {loadMovie("file2.swf", "_root");

}

não funciona...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não é repetir o código dentro das Actions do mesmo botão. :D

Por que assim, lê lá bem o código: Ao clicar faz o load do movie file1 e ao clicar faz o load do file2? O flash fica confundido.

Tens de criar outro botão e coloca lá a segunda instrução.

É preferível usares o evento on (release) porque aqui a acção só acontece quando a pessoa clicar e libertar o botão do rato. Se se enganar sempre pode evitar largar o botão do rato e ir clicar fora dele.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei se estou a perceber a pergunta de outra forma, mas se de facto ele está a tentar carregar 2 swfs para o mesmo sitio, basicamente o que acontece é que o segundo fica por cima do primeiro, porque estão ambos a ir para a _root.

Eu acho que devias criar 2 movie clips na root e carregar para lá o loadMovie:

on(release)

{

createEmptyMovieClip("mc1",100);

createEmptyMovieClip("mc2",101);

mc1.loadMovie("externalMC1.swf");

mc2.loadMovie("externalMC2.swf");

}

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O problema é este:

Tenho 1 botão com o seguinte codigo:

on (release) {loadMovie("file1.swf", "_root");

}

E o q quero é que ao carregar nesse mesmo botão ele carregue: file1.swf, file2.swf e file3.swf.

Cumpts

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas cetus!

O teu problema é o seguinte: nunca convém fazer loadMovie de algo externo para a _root, porque como até deves ver graficamente, isso vai substituir tudo o que tens colocado na root, incluindo o botão que clicaste para fazer o pedido do swf. Daí eu ter colocado no meu exemplo a criação de um "emptyMovieClip" onde seriam colocados os swfs externos.

A possivel solução para isto seria algo como:

1) colocar nas acções da layer

createEmptyMovieClip("external_mc",100);

file_index = 1;

2) colocar no evento do botão

on (release)

{

loadMovie("file"+file_index+".swf", "external_mc");

file_index ++;

}

Com este código, sempre que clicas no botão, ele vai substituir o conteúdo do movieclip chamado external_mc pelo swf externo file1.swf, depois file2.swf ...

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas dimen!!

Não consigo resolver a qustão do scroll que falo no outro post... a página em questão é www.amigosvidaselvagem.org

Para veres o q falo...

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas cetus!

Infelizmente eu não trabalho com rato (apenas com o touch pad) e assim sendo, não consigo testar o scroll ná página.

Mas já agora, quais são as páginas que têm scroll? A maioria das que abri têm o texto relativamente pequeno e a scrollbar fica sempre inactiva.

Mas já agora, como é que estás a registar o evento do scroll? E o que é que estás a fazer aos movieclips que são fechados? Se calhar, se estiveres a colocar janelas como não vísiveis, o evento do rato pode na mesma estar a ser "apanhado" pelo movie clip que já não está visivel. Mas é complicado sem saber exactamente como estás a gerir as várias janelas...

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

botão "continuar" (entrada) -> on (release) {loadMovie("avs.swf", "_root");

}

quando carrega o avs.swf, no 1º frame  -> unloadMovie(index.swf)

stop();

loadMovieNum("botoes.swf", 4);

loadMovieNum("placa_activi.swf", 2);

loadMovieNum("morcego.swf", 5);

botões barra ("quem somos", "formação ambiental", "educação ambiental"...etc) -> on (release) {loadMovieNum("quem_somos.swf", 1);

}

No conteudo dos botoes ("quem somos", "formação ambiental", "educação ambiental", etc), existe um botão "voltar" -> on (release) unloadMovieNum  (1);

}

Não sei se vais perceber alguma coisa... Eu não tenho nenhum tipo de formação em flash, e fiz isto tudo baseado em manuais e tutoriais que li... por isso, para os mestres, deve estar uma grande confusão, para nao dizer outra coisa pior... ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hmmm... pois! É complicado perceber a lógica de como estás a manipular os vários swfs. Mas relativamente à scrollbar que usas nos textos, estás a usar a que vem no flash? Ou é uma alguma outra?

Eu não tenho bem a certeza, mas pela minha experiência, dizem que alguns dos eventos têm que ser desregistados antes de retirar o movieClip, mas nunca testei bem os efeitos que podiam ter.

Consegues ver onde e como é que a scrollbar faz o register do evento de scroll do rato?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dimen, As barras scroll utilizadas nas caixsa de texto são as que vem no flash, sim.  Mas volto a referir que o meu problema nada tem a ver com as barras de scroll das caixas de texto! Mas sim, com o facto de conseguir deslocar toda a página para cima e para baixo.... Ou seja quando abres a página no browser, apenas visualizas a metade de cima e para visualizares a metade de baixo tens de deslocar a barra de scroll do Internet explorer para baixo... função essa que devia poder ser utilizada com o scroll do rato..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas isso em principio é pelo simples facto de teres o focus do rato no objecto html swf. Experimenta clicar com o rato fora da zona do swf e depois no scroll...

O mesmo se aplica aos shortcuts que os browsers permitem. Por exemplo, se estiveres a inserir dados numa aplicação flash, e tentares no firefox clicar em ctrl+tab para mudar a de janela, também não funciona. Tens primeiro que clicar com o rato fora do swf, numa parte que seja html, para o browser voltar a captar os eventos. Isto porque o swf por natureza, ao ter focus, permite capturar todas os eventos de teclas e rato do sistema operativo.

Que eu tenha conhecimento, não há forma de evitar a captura desses eventos no flash...

A solução "típica" é evitar que o flash ocupe tanto espaço, e eventualmente ter uma scroll interna dentro do swf (daí até ter pensado que era esse o teu problema).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora