• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

UE-27 apoia desenvolvimento de padrão europeu de TV móvel

1 mensagem neste tópico

Os ministros das Telecomunicações dos 27, reunidos hoje em Bruxelas sob presidência portuguesa, aprovaram o desenvolvimento do sistema europeu de televisão móvel, que a Comissão quer ver a funcionar a tempo do Euro 2008, de futebol.

Assim, o sistema Digital Video Broadcasting-Handheld (DVB-H) deverá ser transformado, até Junho do próximo ano, na norma europeia para a televisão através do telefone móvel.

O sistema, desenvolvido por um consórcio liderado pela finlandesa Nokia, será registado em Fevereiro na lista de padrões europeus.

O Conselho de Ministros dos Transportes, Telecomunicações e Energia da União Europeia deu hoje o seu aval ao projecto.

«O Conselho tomou nota do processo evolutivo da televisão móvel, tendo aprovado conclusões que apoiam a Comissão Europeia», referiu o ministro dos Transportes, Mário Lino, em conferência de imprensa.

Por seu lado, a comissária europeia para as Telecomunicações, Viviane Reding, adiantou que «os consumidores serão os principais beneficiários» de um sistema em que «a indústria europeia terá uma parte de leão do mercado».

O objectivo temporal traçado para a generalização da televisão móvel na UE - «tão fácil, atractiva e barata como fazer um telefonema», garantiu Reding - é o Campeonato Europeu de Futebol de 2008, na Áustria e Suiça.

Diário Digital / Lusa

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora