• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

fil79

animação flash

13 mensagens neste tópico

Boas

Alguém me sabe dizer como se pode fazer ou um exemplo de um tutorial deste efeito em flash...http://www.ikea.com/ms/pt_PT/furnish...m/index07.html

Desde já agradeço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

em primeiro lugar eles renderizaram os diferentes objectos e meteram em diferentes layers. Os efeitos de luzes parecem-me ser camadas de branco e de amarelo com transparenecias que variam e que dão esse efeito.

Por exemplo eles para cada luz podiam criar um ficheiro de imagem png e metiam-no quando carregasses no butao pa licar a luz. Repara que é suave o efeito de ligar a luz por isso também deve ter sido obtido com o motion de 0% de transparencia para 100% de transparencia...

Nao tenho tempo hoje para fazer uma explicação mais detalhada... se amanha tiver, explico..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

obrigado já são umas luzes sobre o assunto...de qualquer modo fico a aguardar uma explicação mais detalhada...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

cá está o exemplo criado por mim...

http://img99.imageshack.us/my.php?image=ikeaoo8.swf&width=420&heigh=330

Carregas em candeeiro para acender e apagar as luzes. Em preto podes ver a layer com luzes sozinha,que na verdade é uma imagem png feita em photoshop por mim :thumbsup:. Claro que não tá tão perfeita como as da IKEA mas também não tive pa perde rmt tempo e alem disso os designers deles sao melhores.. que eu.. lol

Vê o ficheiro no .fla flash e perceberás melhor..

Links:

.FLA-> http://jblog.000webhost.info/joxnas/ikea.fla

.PNG-> http://jblog.000webhost.info/joxnas/salaluz.png

.JPG-> http://jblog.000webhost.info/joxnas/sala.jpg

NOTA: Nao sei se os gajos da IKEA fizeram como eu fiz, podem ter feito doutra maneira..

E já agora,Isto já requer alguma experiencia com artes gráficas e tratamentos de luzes. Não é uma cena propriamente fácil de fazer..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tive a observar melhor o site da ikea e se calhar aquilo é feito mas é com sobreposição de bocados da divisão iluminadas/não iluminados, e não com a iluminação feita à parte..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

obrigado pela explicação tão detalhada do primeiro post...vou ver com mais atenção....se isto for feito  com sobreposição de bocados da divisão iluminadas/não iluminados, será mais fácil de fazer?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

talvez, e se calhar até fica melhor, mas dá mais trabalho e tens de ter a foto da divisão iluminada e não iluminada

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

foi assim que eu pensei que fosse feito de inicio....e depois? Faz-se aparecer a foto iluminada em fade in?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sim. Mas tenho uma dúvida, tu queres iluminar cada parte da divisão uma a uma como no site da IKEA ou simplesmente a transição entre uma diviao não iluminada e a mesma divisão ilumindada?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois o que me fascinou mais nesta aplicação foi o facto de todas as iluminações estarem interligadas...portanto a ideia era mesmo poder animar cada parte da divisão tal e qual como no site da IKEA

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se notares bem, nem no próprio site da IKEA as coisas tão perfeitas. Na sala por exemplo:

-liga a luz dos quadros, e olha para o chão à beira da porta, tudo bem até agora.

-agora liga a luz "para tecto" e olha para o mesmo sitio, continua tudo bem, a sobreposição das luzes está bem feita.

-agora desliga a luz dos quadros e consegues reparar que um bocadinho da luz dos quadros ainda está lá, no chão à beira da porta:

Isto acontece porque ambas as luzes cruzam-se e então eles tiveram de por aquilo a aparecer nas duas situações... embora haja uma parte que só pertença às luzes dos quadros.

isto aqui cada um inventa a sua solução... Eu deixaria a foto não iluminada como fundo e repartia a foto iluminada em vários bocados. Quando quizesse iluminar cada parte faria fade in dela. A repartição  é que tem que ser feita com o máximo rigor, com o objectivo de minimizar tipos de erros como os que eu já referi(no site da IKEA, (em que eles conseguiram reduzir quase a 0 erros como esses,ainda que tenham ficado alguns minimos)).

A repartição, aconselharia a fazer em photoshop(se já tiveres experiencia)já que tem as melhores ferramentas para tal, e depois guardares como imagem .png cada bocadinho repartido, já que este formato permite trânsparencia com qualidade para ser exportado para o flash.

+ uma coisa: No site da IKEA,As luzes foram quase sempre colocadas em lugares distintos da divisão. Isto facilita o trabalho. Se tiveres essa possibilidade, aconselhava-te a ir pelo memso caminho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora