• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Nuno_Martins

Iniciação em Python

7 mensagens neste tópico

Bons dias,

Eu decidi-me em começar a dar uns toques na programação. Mas não tenho nenhum conhecimento sobre tal.

Eu já reparei que cada pessoa aconselha praticamente uma linguagem diferente para se começar, eu decidi-me pelo Python.

O meu objectivo é fazer umas coisinhas simples e engraçadas.

Gostava então de vós pedir que me recomendassem um software para programar nesta linguagem.

Se fosse possível também queria que me dissessem uns bons sites para consultar e um bom livro que eu pudesse comprar, de preferência em português (ambos).

Lembrem-se, é para um no0b na matéria  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Antes de mais bem vindo!

Nem há 3 meses estava na mesma situação que tu, no que toca a Python. Da minha experiência, digo-te que de pouco vale comprares um livro para te iniciares. Se quiseres um bom livro, tens o da O'Reilly (que é caro mas é muito bom) Learning Python e tens um outro que não me lembro agora do nome concreto mas é algo do género: "Python: from begginer to advanced" (tem capa preta e amarela, e não, não é da série para tótós :)). Eu aprendi da Net tudo o que eu sei. Vais ao site oficial e tens lá um tutorial muito bom (na minha opinião) que te põe a programar decentemente em poucos dias. É só ires inovando e vais aprendendo num instante. Dá também uma vista de olhos no código do pessoal aqui do fórum para ires vendo algumas coisas que podes fazer.

Software para programar.. se instalares o Python ele já vem com um editor e um interpretador: IDLE. Eu pessoalmente não gosto e faço assim: faço o código num editor de texto normal que me permita o realce da sintaxe (windows: EditPad Pro / Linux: gedit ou kate) e depois testo com linha de comandos. Se preferires um all in one, procura uma thread no subfórum Python chamada "O melhor IDE". Tens lá MUITAS alternativas :)

Grande abraço! E como te disse, isto é a minha opinião :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado.

Usando o IDLE (Python GUI), penso que seja este, como é que no fim de fazer um programa eu vejo se tem erros e o ponho a correr?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Usando o IDLE (Python GUI), penso que seja este, como é que no fim de fazer um programa eu vejo se tem erros e o ponho a correr?

Se a memória não me falha, F5.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se a memória não me falha, F5.

Ou no menu Run!

Agora aconselhando-te, aconselho-te vários livros:

FREE

"Python Wikibook":

http://en.wikibooks.org/wiki/Python

http://upload.wikimedia.org/wikibooks/en/9/91/Python_Programming.pdf (Versão para Download em PDF)

Opinião: Bom livro para quem inicia.

"Dive Into Python":

http://www.diveintopython.org/

http://www.diveintopython.org/download/diveintopython-pdf-5.4.zip (Versão para Download em PDF e os Anexos em .py)

Opinião: Este é daqueles livros, tipo curso INTENSIVO! Começa logo a atacar (por isso se chama DIVE into Python). Anyway, pelos conhecimentos Pythonescos do rolando2424... Este livro é Muito Bom!

"Módulos A e B"

Estão algures nesta secção disponíveis para download gratuito. Foram criados por brasileiros e acho que é um Bom Complemento. Atenção que eu disse Bom Complemento. Acho que não deve ser usado como livro principal.

NON-FREE

"Apress Beginning Python From Novice to Professional"

(Se o quiseres "comprar" :(, manda-me uma PM)

Opinião: Foi este o livro que segui quando me iniciei. É Muito Bom! Só que tem dois problemas: é muito, mas mesmo muito extenso e o outro problema está relacionado com este e com uma dica que te vou dar: a partir do capítulo das GUIs inclusivé, não vale a pena ler.

Conselhos e Sugestões:

• Estes livros servem para aprender o básico. Não esperes que te tornes l33t só por lêr isto. A melhor maneira de aprenderes mais e dominares uma língua (Python neste caso) é ir codando, debatendo, perguntando ao pessoal dúvidas, pesquisando...
  • Ao leres os livros, não leias só. (Eu lia e fixava, só que depois, quando era preciso, não sabia.) Lês, codas, etc. Se quiseres exercícios, pede tipo: "Pessoal, metam aí um exercício em que use x,y,z conhecimentos."

Cumps

Tharis

P.S.: Não interpretes mal a primeira sugestão. Não te quero desmotivar. Eu falo por exeperiência própria. Eu num único projecto em que estou envolvido, já consegui tornar o meu Python mais sólido, do que lêr algumas dezenas de livros, tutoriais e etc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tharis ja que tambem me tou a iniciar e a interessar por python para usar com php.... voute dizer as tuas palavras...

O GRANDES MESTRES DE PYTHON ARRANJEM-ME IDEIAS DE COISAS PARA FAZER PARA EU APRENDE.

:)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para começar com uma coisa básica, faz uma agenda telefónica, igual à que meteram nas dúvidas.

Depois vou fazer uma lista e meto aqui.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora