• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Fundação GNOME defende-se quanto a suposto apoio ao OOXML da Microsoft

1 mensagem neste tópico

A Fundação GNOME, criticada recentemente por suportar o formato Open Office XML (OOXML) da Microsoft, publicou uma nota para explicar sua posição.

A International Standards Organization vetou recentemente um pedido da Microsoft para acelerar o processo de certificação do OOXML. Uma próxima votação deve acontecer em 2008. Neste meio tempo, a Microsoft tem trabalhado para receber a certificação de padrão para o OOXML, criticado por ser muito prioritário para se tornar especificação.

A posição da GNOME gerou críticas entre os que apoiam o Open Document Format (ODF), como Russell Ossendryver, membro da comunidade OpenDocument. “Parece que a GNOME se aliou com a Microsoft para atrasar e repjudicar os padrões de código aberto”, escreveu Russell.

A organização atesta que o líder do programa Gnumeric, Jody Goldberg, trabalhou com o comitê técnico da ECMA, o TC45. “O suporte da GNOME para a participação de Jody no TC45 não envolve endosso ou contribuição para a padronização ISO do OOXML da MIcrosoft”, atesta a GNOME.

“A participação no TC45-M foi decidida pelo grupo como um resultado direto do pedido de Jody”, como descrito no parecer da GNOME. “A decisão não envolve influência financeira ou de terceiros”.

Goldberg não vem sendo um membro ativo do comitê desde julho, mas o GNOME preservou sua filiação à ECMA para permitir futuras participações, afirmou o grupo.

O grupo também argumenta que nem OOXML nem ODF preenchem todas as necessidades e que o desenvolvimento de padrões pode estar em risco. “Estamos preocupados que os abusos no processo de padronização estejam erodindo o valor e independência dos padrões internacionais. Nenhum dos padrões parece oferecer um 'único formato verdadeiro de documentos'”.

Chris Kanaracus - IDG News Service, Boston

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora