• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Sir Pereira

linius? lixado...

17 mensagens neste tópico

boas pessoal...

bom é assim, eu, cheio de curiosidade, como, impressionantemente nunca tinha sequer mexido em linux, fiquei curioso, e instalei o linius (não devo ter escolhido melhor edição do linux, é a versao do linux po ministerio da justiça, mas prontos :bored:), e... depois de explorar aquilo, tava bonito e tal, mas, para além de ter apagado uma drive inteira que eu tinha cheia de cenas sem querer, depois já nao queria o linius (linux), ja tinha mexido e tal ja tava visto...

e depois? como é que eu havia de eliminar aquilo? não fazia a minima ideia :wallbash: perguntei a um amigo meu e ele disse-me para correr o cd de instalação e instalar de novo... ok tudo bem, eu corri, e eu, feito parvo, acho que eliminei umas partiçoezitas que nao era suposto eliminar :cheesygrin:

conclusao:

sempre que ligo o pc aparece-me o seguinte erro:

GRUB Loading stage1.5.

GRUB loading, please wait...

Error 15

e não passa dali... podem-me ajudar por favor?  :fartnew2:

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se ainda tiveres a partição com windows basta apenas arranjares uma disquete de arranque do windows 98 e vais a linha de comandos e fazes fdisk /mbr e isso deve ficar resolvido. se não tiveres windows na bios pões a arrancar por cd e fazes uma instalação nova que isso desaparece.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas eu nao tenho nenhuma disquete de arranque do 98... e o meu windows é o xp, dá na mesma com uma do 98?  :eek:

mas tipo, logo se eu tiver o windows na partiçao faço outra instalaçao do windows? :nono1: assim fico com 2 instalados... :hmm:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

acho que me expressei mal ali numa cena lol, quando disse para ires a linha de comandos era para quando arrancasses com a disquete tens la uma opção que é Shift+F5 em que acedias à linha de comando e depois escrevias fdisk /mbr que te limpava a MBR e ficava direitinho como novo :)

podes sempre sacar uma disquete dessas da net. outra coisa que podes tentar fazer é aceder a consola de recuperação com o cd do windows ou então tentar reparar o windows  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

hmm ok... obrigado vou experimentar... no google procuro por quê? "startup disket"?  :-[

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O CD do Windows também funciona, caso o tenhas...

O que tens de fazer é um fix ao MBR (Master Boot Record). Penso que há também uns fixs quaisquer na net para fazer isso utilizando disquetes. Caso estejas impossibilitado de tudo (a minha solução e a do Soulsick), mas precises podes usar um Live CD (Ubuntu, p.e., e é possível que já o tenhas e tudo...) e ir buscar os ficheiros (aquilo deve montar automaticamente as partições).

Da próxima deixa a dúvida na secção de Linux :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Faz o mesmo que eu fiz aqui á uns meses.

O pc não arrancava e eu estava com urgência "de ir á net" agarrei no cd do ubuntu limpei tudo e fiz uma instalação nova e pronto! Desde esse dia foi só ubuntu e nem um pouco arrependido.. (quer dizer,.. só um bocadinho,.. a minha mulher vola e meia chateia-me a cabeça que gostava de ter um computador 'normal' por causa dus jogos parvos que ela traz de vez em quando na pen)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ok thanks... mas tipo acabei de descobrir que o meu leitor de disquetes do outro pc nao funciona  :-[

mas eu queria era instalar o windows... quer dizer, eu suspeito que ele ainda esteja instalado... queria era por aquilo a funcionar :mad: :wallbash: :rant_01:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Faz o mesmo que eu fiz aqui á uns meses.

O pc não arrancava e eu estava com urgência "de ir á net" agarrei no cd do ubuntu limpei tudo e fiz uma instalação nova e pronto! Desde esse dia foi só ubuntu e nem um pouco arrependido.. (quer dizer,.. só um bocadinho,.. a minha mulher vola e meia chateia-me a cabeça que gostava de ter um computador 'normal' por causa dus jogos parvos que ela traz de vez em quando na pen)

Dá-lhe wine.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ok thanks... mas tipo acabei de descobrir que o meu leitor de disquetes do outro pc nao funciona  :-[

mas eu queria era instalar o windows... quer dizer, eu suspeito que ele ainda esteja instalado... queria era por aquilo a funcionar :mad: :wallbash: :rant_01:

Como já disseram  com o cd do windows também dá, quando ele perguntar se queres recuperar diz que sim, e na linha de comandos escreves fixmbr

Ainda na linha de comandos com o Cd (consola de recuperação), podes fazer bootcfg /scan para veres se apanhas alguma partição com o windows.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok pessoal... como nao precisava praticamente do que tava na drive C:, resolvi-me por instalar o XP de novo... e aquilo resultou porque a tal cena deixou de aparecer :)

mas agora precisava que me ajudassem aqui numa coisa... precisava dos links directos para sacar o service pack 1 e 2 em portugues... se me conseguirem ajudar thx :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora