• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Psicopunk

/etc/sudoers

10 mensagens neste tópico

Boas, pessoal,

parece que para alterar o /etc/sudoers é necessário usar o visudo.

Não posso usar outro editor de texto qualquer? sei que o visudo tem alguma segurança(só permite uma escrita de cada vez no ficheiro, etc) mas como nunca usei o vi dava jeito usar o Kate ou Gedit...

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pico:

sudo pico /etc/sudoers

Gedit:

sudo gedit /etc/sudoers

Kate:

sudo kate /etc/sudoers

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
visudo edits the sudoers file in a safe fashion, analogous to vipw(8). visudo locks the sudoers file against multiple simultaneous edits, provides basic sanity checks, and checks for parse errors. If the sudoers file is currently being edited you will receive a message to try again later.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se souberes o que estás a fazer, podes usar outro editor qualquer...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

NAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAO!  Uma vez editei o sudoers com o gedit, Ora bem: para gravar dizia-me que precisava de alterar as premissoes, porque se repararem ate o root so tem read. Ora, nada mais facil. Alterei para write tb e depois gravei o ficheiro. Aqui começa a dor de cabeça: deixei de poder utilizar o su, sudo, etc porque para executar esses comandos o sudoers tem que estar com as permissoes read. Nao consegui mudar as premissoes porque nao dava para entrar em su e nao entrava em su por causa do ficheiro.

Anyway, resolvi o problema montando o disco com um live cd e alterar as premissoes.

O visudo é simples, nao tem nada que se lhe diga, alias, é so um comando, na verdade ele abre com o nano

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

NAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAO!  Uma vez editei o sudoers com o gedit, Ora bem: para gravar dizia-me que precisava de alterar as premissoes, porque se repararem ate o root so tem read. Ora, nada mais facil. Alterei para write tb e depois gravei o ficheiro. Aqui começa a dor de cabeça: deixei de poder utilizar o su, sudo, etc porque para executar esses comandos o sudoers tem que estar com as permissoes read. Nao consegui mudar as premissoes porque nao dava para entrar em su e nao entrava em su por causa do ficheiro.

Anyway, resolvi o problema montando o disco com um live cd e alterar as premissoes.

O visudo é simples, nao tem nada que se lhe diga, alias, é so um comando, na verdade ele abre com o nano

Não me parece que fosse preciso tanto coisa, eu já editei esse ficheiro sem ser com o visudo.

EDIT: Acabei de o fazer agora. Só precisei de forçar a escrita no ficheiro no Vim.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu editei com o gedit e foi isto qeu aconteceu.

Alias, tenho ate o post na techzone a confirmar.

Nao sei como é o vim, so sei qeu é considerado um dos melhores editores de texto que por ai anda. Sinceramente ainda nao me dei ao trabalho de olhar, quer para o emacs, quer para o vim.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
NAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAO!  Uma vez editei o sudoers com o gedit,

Já pensavas um pouco antes de falar e já lias o que eu copiei para aqui.

Eu não disse que não era possível editar com qualquer editor de texto. O que o visudo faz é certificar-se que as edições são seguras, e que por exemplo não há 3 ou 4 marmanjos a editar ao mesmo tempo e a desfazerem o que cada um faz ao gravar o ficheiro.

Vê-se mesmo que nunca trabalhaste em ambientes multi-utilizador...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Entao se calhar vou é mesmo ver como usar o visudo pq a makina onde vou fazer isso é responsável pelo controlo de um robo e  nao pode ter nenhum problema de funcionamento desses...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora