• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

hdricard

Abir uma porta na firewall do windows na instalação de aplicações "Inno Setup"?

2 mensagens neste tópico

Boas.

Tenho um problema por resolver!

Fiz uma aplicação cliente/servidor em Delphi + IBObjects + Firebird.

Criei um script de instalação com o programa (FREE) Inno Setup + ISTool.

No script de instalação que criei existem 2 tipos de instalação, Cliente e Servidor. Ambos os tipos instalam o Firebird 1.5 com as configurações minimas para o Cliente e completo para o Servidor.

Isto está tudo a funcionar a 100%!

Agora o problema!

O Firebird quando se instala não abre nenhuma porta na firewall (no meu caso, firewall do Windows XP).

Para o Firebird funcionar em Rede é necessário que o Computador Servidor (onde se encontra a Base de Dados) tenha a porta "3050 TCP" aberta na firewall para permitir tráfego de entrada nessa porta (porta de comunicação do Firebird Cliente com o Firebird Servidor).

Tenho o script de instalação concluido, mas o objectivo com este script era permitir ao utilizador uma instalação rápida e simples sem necessidade de assistência por parte de um técnico!

Neste momento ainda continua a ser necessário a ajuda na instalação porque à muita gente que nem sabe o que é uma Firewall.

Gostaria de saber se alguém conhece alguma maneira de abrir portas na Firewall (Windows XP) através dos programas Inno Setup/ISTool, ou com registos inseridos no Registo do Windows???

Agradeço qq resposta.

Obrigado

Hugo Ricardo

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes utilizar a ferramenta "netsh". Se conseguires executar códigos na instalação executa o seguinte:

netsh firewall add portopening TCP 3050 FirebirdPort

Se quiseres testa isso na linha de comandos e ve se é isso que queres.

Já agora tenho uma questão, e se o cliente usar outra firewall que não a do XP ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora