• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

FABIO_F_A_SANTOS

C++ VS JAVA

3 mensagens neste tópico

Olá a todos pessoal!

Estou prestes a iniciar um projecto em que preciso de ter alguma portabilidade. Preciso que a aplicação corra em:

- PC (LINUX e WINDOWS) 

- MACs

-Em Palmtops. E esta plataforma é muito importante! Preciso que corra nos palmtops mais comuns e com os respectivos sistemas operativos mais comuns.

A curto praso a aplicação terá de aceder á net e, existe, a longo prazo a possibilidade de vir a ser WebBased.

Preciso de uma linguagem que possa ser facilmente compilada nestas diferentes plataformas.

Está claro, o que salta á vista é imediatamente o JAVA, porém esta linguagem apresenta alguns problemas, como o ter de ter a JVM na plataforma... as questões de performance... os programas finais que ficam muito grandes e com um setup complicado... entre outras...

Por outro lado temos o C++, que não tem os problemas de JVMs nem tanto de performance... Mas e portabilidade? Será que o C++ é portável por todas as plataformas que citei? 

Agradeço todas as opiniões sérias sobre este assunto.

Obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tens ai um pequeno erro que é o de dizeres que as apps de Java ficam grandes é errado se não usares libs externas extensas consegues fazer apps de grande porte em 1mb ou 2 mas como é óbvio que vai depender do que vais usar externamente.

Quanta a portabilidade penso que esse ponto nem se coloca C++ terias de compilar para todas as plataformas que queres Java basta para uma :P Quanto aos palmtops não te sei dizer muito sobre isso pk nunca programei para eles mas penso que correm JavaME tal como o telemóveis de nova geração.

Quanta á parte de aceder á net logo ai tens uma grande vantagem dado que em C++ as libs de sockets são diferentes em Windows e Linux pelo menos nestes 2 que já trabalhei no Java é igual para todos e tem um largo leque de APIs a nível ligações web para alem dos sockets.

Quanto ao webbase também não oferece problemas tens o Java com APIs proprias para isso e se não quiseres ficar dependente de um server de Java podes criar o teu próprio server dentro do programa com a nova API HTTPSERVER do Java6.

Podes ver um exemplo na ultima edição da revista http://www.revista-programar.info

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado... Foi uma grande ajuda... Sinceramente...

Estou mesmo a 2 dedos de me decidir pelo JAVA, peço apenas a alguém que me possa então esclarecer a questão dos palmtops... JAVA corre na maioria dos palmtops disponíveis? Sim ou Não? Apenas preciso de uma resposta consciente a esta pergunta? Entretanto tb vou pesquisar mais sobre esse assunto.

Mais uma vez obrigado!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora