• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Laboratório de nanotecnologia: “primeira pedra” em Janeiro

1 mensagem neste tópico

O Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia, um projecto conjunto dos governos de Portugal e Espanha, inicia em Janeiro de 2008 a construção das suas instalações em Braga. O anúncio partiu do ministro português da Ciência e Tecnologia, que participava na “Conferência de Alto Nível sobre Nanotecnologias”, na Universidade do Minho.

Mariano Gago adiantou que o “lançamento da primeira pedra” vai acontecer durante a próxima Cimeira Ibérica, a realizar igualmente em Braga a 17 e 18 de Janeiro de 2008, sendo assim apadrinhada pelo Primeiro-Ministro de Portugal, José Sócrates, e pelo presidente do Governo de Espanha, Jose Luis Zapatero.

Esta unidade internacional de investigação em nanotecnologia vai situar-se junto do Complexo Desportivo da Rodovia, a escassos metros da Universidade do Minho, em terrenos cedidos pelo Município de Braga.

O Ministro da Ciência e Tecnologia reafirmou, na oportunidade, a calendarização definida para esta unidade ibérica de “i&d”, confirmando o ano de 2009 para a sua entrada em funcionamento. Neste momento – disse – decorre a análise das propostas para a construção do laboratório, a que se candidataram duas empresas.

O Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia, que visa o reforço da colaboração científica e tecnológica entre Portugal e Espanha, está, contudo, aberto à adesão de outros países e à participação de instituições e de especialistas de todo o mundo, visando constituir-se como pólo de investigação internacional de excelência, desenvolvendo parcerias com instituições do ensino superior e com o sector económico, a promoção da transferência de conhecimento de valor acrescentado e gerador de emprego e a formação de profissionais especializados.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora