• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Licenciamento de software poderá baixar de preço

1 mensagem neste tópico

Em comunicado citado pelo portal CNet News, o vice-presidente da Gartner, William Snyder, revela que «até agora, a própria natureza do mercado de software implicava que os consumidores tivessem um poder de negociação muito pequeno após a compra inicial de uma licença».

William Snyder acredita que esta situação poderá mudar «durante os próximos 5 ou 10 anos, dando aos responsáveis pelos departamentos de TI e pelas compras de software mais poder de negociação e potencialmente reduzirá as margens de lucros dos fabricantes».

A consultora identificou também algumas tendências que poderão alterar os actuais modelos de distribuição de software que possam reduzir a dependência de grandes fabricantes e consequentemente forçar os preços a descer.

As tendências dizem respeito à procura de países onde o desenvolvimento de programas seja mais barato, como a China ou Índia, um crescimento do interesse em software livre e a expansão de novos mercados.

Mesmo assim a consultora acredita que o software livre não vai atingir as grandes empresas, apesar de poder atingir áreas como servidores, sistemas operativos ou tecnologias de bases de dados.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora