• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

tigsst

Oscilador de Cristal

9 mensagens neste tópico

No meu trabalho de A.P. tenho de construir um transmissor AM.

Fiz uma pesquisa na Internet e descobri que o componente principal é um oscilador de cristal.

Procurei em lojas e apenas encontrei osciladores de dois pins, contudo o do site é diferente.

Expliquem-me a diferença e onde se compra o correcto, pf.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

podes sênpre fazêr um oscilador com um ic +um crystal sinples de 2 pinos é muito facil ,visto que é te bastante dificil encontrar em portugal os osciladores de 4 pinos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

1º tens que saber que a frequência e o oscilador, este valor esta escrito no datasheet do chip do transmissor, o tipo de corte

2º tens que ter 2 condensadores de 22 uF acho isso também ta no datacheet

e mais fácil comprar um transmissor já feito que vem em placas impressa já feitos e são relativamente baratos e tens  mais  certos que vai funcionar,

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem eu sou do mesmo grupo do Tigsst. Nós não temos grandes conhecimentos de electrónica...

Podiam explicar melhor como fazemos com um de dois pinos?

Ou entoa onde compramos os transmissores já feitos...

Muito obrigado pela atenção.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois também pensamos nisso mas a prof disse que as piada tava em construir de raiz...

É assim tao dificil?

Quando fizemos a primeira pesquisa e encontramos o site que o Tigsst postou pareceu-nos bastante simples...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem se calhar é melhor eu explicar a ideia toda...

Nos queremos fazer um carrinho telecomandado.

A ideia seria termos dois motores, um comando para cada motor e conduziamos o carro ligando um motor de cada vez ou os dois em simultâneo.

Bastava ter um botão por comando, ligado e desligado.

Esta pareceu-nos a forma mais simples de o fazer...

Alguém tem outras sugestões?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

este aqui esta muito fácil para principiantes

podes pegar este circuito e enviar do mic que estala para enviar som por um micro controlador a enviar pulsos codificados em PWM.

poderiam assar um led IR (infravermelhos que talvez ficava mais barato.

a questão que fazer em fm envolve trabalhar em frequências altas >1MHz e poderia haver interferências e o projecto não trabalhar, as pistas tem que ser muito curtas

http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php?action=dlattach;topic=19207.0;attach=3470;image

e o carro ate poderia ter um sistema de desvia-se dos obstáculos , usando a clássica tramisore e receptores de ultra som, claro que isto envolve mais programação que eletronica

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora