• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Android pode gerar desentendimento entre Sun e Google

4 mensagens neste tópico

O Google e a Sun podem estar caminhando para um embate, graças à forma como o Android, plataforma de software para celulares do Google, lida com o Java. Em vez de usar o Java Micro Edition (JME) como mecanismo para rodar aplicações escritas em Java, o Google escreveu sua própria máquina virtual para o Android, chamada Dalvik.

Segundo desenvolvedores, há vantagens e desvantagens em usar a Dalvik, mas tecnologia pode não ter sido a preocupação do Google ao criar a ferramenta.

Provavelmente o Google desenvolveu o Dalvik como uma maneira de driblar problemas de licenciamento com a Sun, que viriam em conseqüência do uso do JME, disse Stefano Mazzocchi, desenvolvedor e membro do conselho do Apache Labs.

Fabricantes de celulares que embutem o JME nos seus aparelhos têm que licenciar a tecnologia da Sun - do contrário, se usarem o software pela licença de código aberto, têm que revelar todas as modificações e inovações feitas no sistema, o que não interessa a eles.

O Dalvik funciona como um conversor de códigos Java em códigos Dalvik, portanto o Google pode alegar que o Dalvik não é uma plataforma Java, segundo Hari Gottipati, desenvolvedor de aplicativos móveis que acompanha o caso.

Ainda assim, o Google pode enfrentar um processo de infração de patente, caso a Sun entenda que o Google utilizou sua propriedade intelectual para construir o Dalvik, na avaliação de Mazzocchi.

Embora seja uma advogada do software de código aberto, a companhia vê um futuro promissor para as aplicações móveis, mas as suas perspectivas de receitas podem ser abaladas pela plataforma do Google.

A Sun não comenta o caso, mas Jonathan Schwartz, presidente e CEO da empresa, escreveu um post em seu blog dando os parabéns ao Google pelo lançamento do Android, ao qual se referiu como uma plataforma "Java/Linux".

Em contrapartida, o Google parece evitar chamar o Android de plataforma Java, descrevendo-o como um kit de desenvolvimento de software que permite aos desenvolvedores criar aplicativos usando Java.

Rich Green, vice-presidente executivo da Sun, declarou durante o Oracle Open World que a empresa vai trabalhar para garantir a compatibilidade e evitar um ambiente móvel fracionado, principal preocupação dos desenvolvedores.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esta será uma batalha interessante.

Já li umas criticas sobre o Dalvik e parece agradar a muita gente.

Deixo aqui o link para o Android.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esta será uma batalha interessante.

Já li umas criticas sobre o Dalvik e parece agradar a muita gente.

Deixo aqui o link para o Android.

Que mobile era aquele que ele tinha no video?

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não me parece existir aqui qualquer motivo de confronto. A Google criou uma API de Java, não usou sequer a plataforma Java, foi uma API criada de raiz.

Qualquer pessoa pode criar interfaces para Java e não tem que dar satisfações, senão tavamos tramados.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora