• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Robôs conseguem controlar comportamento de baratas

1 mensagem neste tópico

ASSISTIR AO FILME

Um experimento inusitado que misturou robôs e baratas conseguiu provar que é possível manipular o comportamento desses insetos interferindo em sua interação social.

Em um estudo publicado na edição desta sexta-feira (16) da revista "Science", o grupo do biólogo José Halloy, da Universidade Livre de Bruxelas, mostra como conseguiu mudar a preferência das baratas por lugares escuros usando autômatos do tamanho de caixas de fósforo.

Os robôs usados no experimento foram banhados com feromônios do inseto para serem aceitos na comunidade que era criada em uma caixa de um metro de diâmetro. No local foram construídos dois abrigos, um mais escuro do que o outro.

Normalmente, as baratas acabavam escolhendo o abrigo mais escuro para permanecer, mas isso só ocorria após o grupo interagir entre si. Observando o padrão de interação, os cientistas conseguiram construir os robôs com a preferência de luminosidade igual à dos insetos.

Quando os autômatos foram reprogramados para preferir o abrigo mais claro, porém, as outras baratas acabaram convencidas de que aquele lugar era melhor, em 60% das vezes em que o experimento foi repetido.

"Esses resultados demonstram a possibilidade de de usar dispositivos autônomos inteligentes para estudar e controlar padrões comportamentais auto-organizados observados em animais que vivem em grupo", escreveram os cientistas.

O sucesso do experimento, em princípio, tem importância apenas para a ciência básica que tenta entender grupos de animais sociais. Cientistas como Daniela Rus, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), porém, acreditam que esse conhecimento possa ser usado para criar robôs que ajudem a controlar pestes ou a cuidar de rebanhos.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora