• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

saramgsilva

[PHP & MySQL] Login básico

75 mensagens neste tópico

boas, fica aqui uma actualização do meu login, simples, que vai ligar a uma base de dados:

( também coloco, no final, o codigo sql, para criar a base de dados, a tabela utilizador, e inserir 2 registos... )

Aqui temos o par:  enviar.php e login.php

-A primeira pagina que ai aparecer é o enviar.php, como um formulario, que ao preencher o numero de utilizador

e a password, vai mandar os dados para o ficheiro login.ph

-No ficheiro login.php vai receber os dados do enviar.php, vai connectar a base de dados...e so nao caso de estar tudo

ok, tanto numero de utilizador e password é que efectua o respectivo login (e manda 1 aviso se fez o login ou nao...)

enviar.h

<html>
<head>
<title> Login </title>
</head>

<body>

<p><b> Login </b></p>

<form action="login.php" method="POST">

<!--      texto referente ao titulo  da caixinha e  respetiva caixinha para o utilizador escrever o nome ou pode ser o numero de utilizador, é so alterar ....   
o valor que vai ser escrito vai ser o valor da "variavel nome" (  pode mudar a palavra nome para outro nome...  ) 
o valor de size pode tambem ser alterado....( que deve corresponder ao tamanho que é definido na base de dados ) 
-->

<b>Numero do utilizador</b> 
<p><input type="text" value="" name="nome"size="10" ></p>

<!--      texto referente ao titulo da caixinha  e respetiva caixinha para o utilizador escrever a password ....        
o valor que vai ser escrito vai ser o valor da "variavel pass" (  pode mudar a palavra pass para outro nome...  ) 
o valor de size pode tambem ser alterado....( que deve corresponder ao tamanho que é definido na base de dados ) 

-->
<b><br>Password</b>
<p><input type="password" value="" name="pass" size="20" ></p>

<p> <!--  botoes         submit ->  Login  ( pode mudar este nome)  e   reset-> Reset  ( pode mudar este nome)       -->
   <input type="submit" value="Login" name="validar" >

<input type="reset" value="Reset" name="limpar" >
</p> 

</form

</body>
</html>

login.php

<html>
<head>
</head>
<body>
<?

// as seguintes variaveis vao receber os valores, respectivos,  que foram escritos no from  da seguinte forma
$nome=$_POST["nome"];
$password=$_POST["pass"];

// vamos connectar ao servidor:  localhost ( pode ter outro endereço ) , utilizador :  nome_do_utlizador , e password :"pass "
$conectar=mysql_connect("servidor", "utilizador","pass" ) or die ("Falhou ligar a base de dados...");

// vamos seleccionar a base de dados que queremos, neste caso "tofas"
$bdd=mysql_select_db("tofas", $conectar) or die ("Falhou..base de dados desconhecida....");

// a pesquiza pretendida 
$pesquisa="select pass from utilizador where n_utilizador='$nome';";

//efectuar a pesquisa na base de dados : tofas
$resultado=mysql_query($pesquisa);

// aqui vamos obter o numero de resutados obtidos (   linhas ... )
$num=mysql_num_rows($resultado);

// se tivermos obtido resultados vamos fazer a verificao da pass, e efectuar as operacoes que pretendemos

if( $num!=0 )
{   // enquanto exiterem linhas ( nao esta mto correcto mas espero que tenham percebido a intencao) 
while( list($pass)= @ mysql_fetch_row($resultado) )
{  
   // a variavel query vai tomar o valor da pass que foi resultado da pesquisa
   $query=$pass;
}

// vamos verificar se as pass's sao iguais para poder continuar 
if( $query==$password)
{ // aqui as pass's sao iguais 

echo "<br>consegui efectuar o login..." ;

}
else // aqui as pass's sao  diferentes
{
    echo "<br> password errada ou entao o numero de utilizador";

}

}
else  // aqui temos que $num=0
{
  echo "<br> houve um erro, nao foi possivel efectuar o login, numero de utilizador invalido...";

}

// desligar a ligacao a base de dados... 
mysql_close($conectar);

?>

</body>
</html>

OUTRO EXEMPLO:

Aqui temos o par:  enviar1.php e login1.php

-A primeira pagina que ai aparecer é o enviar.php, como um formulario, que ao preencher o numero de utilizador

e a password, vai mandar os dados para o ficheiro login.ph

-No ficheiro login.php vai receber os dados do enviar.php, vai connectar a base de dados...e so nao caso de estar tudo

ok, tanto numero de utilizador e password é que efectua o respectivo login (e manda 1 aviso se fez o login ou nao...)

-Caso tenha sido efectuado o login, mostra os dados do utilizador, excepto a pass.

enviar.h

<html>
<head>
<title> Login </title>
</head>

<body>

<p><b> Login </b></p>

<form action="login1.php" method="POST">

<!--      texto referente ao titulo  da caixinha e  respetiva caixinha para o utilizador escrever o nome ou pode ser o numero de utilizador, é so alterar ....   
o valor que vai ser escrito vai ser o valor da "variavel nome" (  pode mudar a palavra nome para outro nome...  ) 
-->

<b>Numero do utilizador</b> 
<p><input type="text" value="" name="nome"size="10" ></p>

<!--      texto referente ao titulo da caixinha  e respetiva caixinha para o utilizador escrever a password ....        
o valor que vai ser escrito vai ser o valor da "variavel pass" (  pode mudar a palavra pass para outro nome...  ) 

-->
<b><br>Password</b>
<p><input type="password" value="" name="pass" size="20" ></p>

<p> <!--  botoes         submit ->  Login  ( pode mudar este nome)             e            reset-> Reset  ( pode mudar este nome)       -->
   <input type="submit" value="Login" name="validar" >

<input type="reset" value="Reset" name="limpar" >
</p> 

</form

</body>
</html>

login1.php

<html>
<head>
</head>
<body>
<?

// as seguintes variaveis vao receber os valores, respectivos,  que foram escritos no from  da seguinte forma
$nome=$_POST["nome"];

// vamos connectar ao servidor:  localhost ( pode ter outro endereço ) , utilizador :  nome_do_utlizador , e password :"pass "
$conectar=mysql_connect("servidor", "utilizador","pass" ) or die ("Falhou ligar a base de dados...");

// vamos seleccionar a base de dados que queremos, neste caso "tofas"
$bdd=mysql_select_db("tofas", $conectar) or die ("Falhou..base de dados desconhecida....");

// a pesquiza pretendida 

//efectuar a pesquisa na base de dados : tofas

// aqui vamos obter o numero de resutados obtidos (   linhas ... )

// se tivermos obtido resultados vamos fazer a verificao da pass, e efectuar as operacoes que pretendemos

if( $num!=0 )
{   
   // enquanto exiterem linhas ( nao esta mto correcto mas espero que tenham percebido a intencao) 
while( list($n_utilizador, $nome, $email, $pass)= @ mysql_fetch_row($resultado) )
{ // vamos verificar se as pass's sao iguais para poder continuar
  if($pass==$password)
   {   // aqui as pass's sao iguais 

//  vamos imprimir os dados do utilizador no ecro excepto a pass
    		echo $n_utilizador;
		echo "<br>";  
		echo $nome;
		echo "<br>";
		echo $email;
		echo "<br>";
	}
	else // aqui as pass's sao  diferentes
	{

}
}
}
else  // aqui temos que $num=0
{
  echo "<br> houve um erro, nao foi possivel efectuar o login, numero de utilizador invalido...";

}

// desligar a ligacao a base de dados... 
mysql_close($conectar);

?>

</body>
</html>

O codigo sql, para criar a base de dados e:

Criar a base de dados: login

CREATE DATABASE `login` ; 

Estrutura da tabela `utilizador`

CREATE TABLE `utilizador` (
  `n_utilizador` varchar(10) NOT NULL ,
  `nome` varchar(50) NOT NULL ,
  `pass` varchar(20) NOT NULL ,
  `email` varchar(30) NOT NULL ,
  PRIMARY KEY  (`n_utilizador`)
);

Inserir dados da tabela `utilizador`

INSERT INTO `utilizador` VALUES ('1234', 'felismina albertina', 'boazona', 'botaabaixo@blabla.pt');
INSERT INTO `utilizador` VALUES ('4321', 'Manel barril de cerveja', 'sim', 'asdf@blabla.com');

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem eu hoje estive a ler coisas do género. Fiquei surpreendido quando acedi ao forum e vi que tinhas realizado este pequenoi tutorial. Mas está bom, fácil de entender, fácil de implementar, bom trabalho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Gostei do tutorial :) Tá simples e facil :(  só tenho duas oposições :P

Primeira é o facto de ter tantos ficheiros :confused: Eu sou maniaco pela simplicidade :D Mas isso é pessoal não estou a criticar :( até te elogio pela organização :)

E a segunda esta já mais a ver com o código é o facto de não ver nenhuma encriptação da password :| isso pode ser um bocado mau visto que se alguem aceder à tua base de dados por qualquer motivo, vai ver as passwords dos teus users... é sempre chato :D

Uma sugestão é utilizares md5 :)

tipo:

$pass1=md5("boazona");
$pass2=md5("sim");
INSERT INTO `utilizador` VALUES ('1234', 'felismina albertina', '$pass1', 'botaabaixo@blabla.pt');
INSERT INTO `utilizador` VALUES ('4321', 'Manel barril de cerveja', '$pass2', 'asdf@blabla.com');

Depois na altura do login era só alterar para:

$password=md5($password);

Com estas poucas linhas redobravas a segurança no teu sistema de login :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Encriptação em md5...aquilo que eu precisava e não sabia como fazer :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu curiosamente também não sabia como fazer :) fui buscar isso mesmo para fazer esta criticazinha para o sistema de login :) tamos sempre a aprender :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora , diz-me uma coisa podia usar o código assim:

INSERT INTO `utilizador` VALUES ('1234', 'felismina albertina', 'md5("boazona")', 'botaabaixo@blabla.pt');

nao?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não :) mas assim já funciona:

mysql_query("INSERT INTO `utilizador` VALUES ('1234', 'felismina albertina', '".md5("boazona")."', 'botaabaixo@blabla.pt')");

mas assim já funciona :) (o mysql_query era como tinha no meu por isso não ligues :))

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ainda bem que gostaram...  :)

Nao sao mtos ficheiros: sao 2 + 2 ...

so precisam de olha pra 1 pare de ficheiros, pois os 2 pares sao praticamente iguais, diferem em pouca coisa:

- action=" nomeficheiro.php"

- $pesquisa

-e no resultado da pesquisa!!! ( e aqui se passa algo k tentei mostrar e  tal vez nao tenham reparado... é assim, no 1 par o resultado da pesquisa é so 1 dado, mas no 2 par o resultado da pesquisa é 1 linha que tem o resultado de varios atributos.... por isso os dois pares.... perceberam a minha ideia...) mas claro que só é necessario olhar para o primerio par de ficheiros...suficiente para validar 1 login  :)

isto é 1 simples login em php, sei que a pass precisa de ser encriptada...mas nao sabia fazer, e por isso nem falei nada!e ao ter colocado este mini tutorial, foi com a ideia de o pessoal perceber a base principal de um login, claro que existe outras coisa mto mais complexas que vao ajudar a fazer 1 login espectacular...

vou usar isso que falaste!! e depois ate posso alterar o post inicial e referir que faço 1 encriptacao da pass...  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tofas... usar um algoritmo de hash é fundamental neste caso. Caso contrario a password fica na base de dados de forma completamente trasnparente a quaisquer olhos humanos.

Mas atenção que não se trata de encriptação, pois a informação não é recuperável... usam-se algoritmos de um só sentido para garantir que as palavras passe não podem ser recuperadas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tofas... usar um algoritmo de hash é fundamental neste caso. Caso contrario a password fica na base de dados de forma completamente trasnparente a quaisquer olhos humanos.

Mas atenção que não se trata de encriptação, pois a informação não é recuperável... usam-se algoritmos de um só sentido para garantir que as palavras passe não podem ser recuperadas.

eu agora quando recebo os dados no ficheiros login.php faço...

$password=md5($_POST["pass"]);

e portanto a pass nao é visivel a 1º vista...

agora eu nao percebi mto bem, akilo que falaste  :thumbsup:  :-[

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu agora quando recebo os dados no ficheiros login.php faço...

$password=md5($_POST["pass"]);

e portanto a pass nao é visivel a 1º vista...

agora eu nao percebi mto bem, akilo que falaste  :thumbsup:  :-[

O que o pedrotuga disse, é termos um método de fazer com que a nossa password se torne indecifrável, e que esse método não ofereça recuperação possível para a password introduzida, isto é, colocas uma password, chegando ao servidor  esta é substítuida pelo algoritmo criado e nunca mais poderás voltar a recuperar essa password. Isto não é encriptação.

A encriptação é colocar uma password, chegada ao servidor esta torna-se numa hash decifrável e se quiseres recuperar de novo podes fazer o processo inverso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu faria só uma simples alteração, validar o array de $_POST e matar o script caso nao tenha estas variaveis.

Para isso existe a função  isset() que valida se uma variavel assume algum valor.

if ((!isset($_POST["nome"])) or (!isset($_POST["pass"]))) die("Campos não preenchidos...");

$nome=$_POST["nome"];

Em relação ao md5, o processo de descodificação não existe, tal como o deathseeker referiu, a função cria uma hash md5 que é unica e apartir daqui todas as validações são feitas com base na hash e nunca com a password real, é aconselhavel o uso de md5 ou outro como sha1 para armazenamento de passwords em bases de dados, cookies, etc...a ideia é nunca revelar a password real logo após o utilizador a ter providenciado num formulário.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu faria só uma simples alteração, validar o array de $_POST e matar o script caso nao tenha estas variaveis.

Para isso existe a função  isset() que valida se uma variavel assume algum valor.

if ((!isset($_POST["nome"])) or (!isset($_POST["pass"]))) die("Campos não preenchidos...");

$nome=$_POST["nome"];

Em relação ao md5, o processo de descodificação não existe, tal como o deathseeker referiu, a função cria uma hash md5 que é unica e apartir daqui todas as validações são feitas com base na hash e nunca com a password real, é aconselhavel o uso de md5 ou outro como sha1 para armazenamento de passwords em bases de dados, cookies, etc...a ideia é nunca revelar a password real logo após o utilizador a ter providenciado num formulário.

sim ja percebi ... e satanuke o que tu falaste estava ja escrevi no meu cerebro, mas ainda nao deu para passar para o papel!!  :thumbsup:

qdo tiver o login bonitinho... eu altero o login inicial!!  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então e como é k se faz para quando o login seja efectuado ele seja redireccionado para um site?

eu usei o header("Location: "."link") ;

é assim k se aplica??

ps - sorry, sou um novato em PHP

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então e como é k se faz para quando o login seja efectuado ele seja redireccionado para um site?

eu usei o header("Location: "."link") ;

é assim k se aplica??

ps - sorry, sou um novato em PHP

caso tenha verificado o login faz

include("nome_do _ficheiro.extensao"); 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É a loucura tofas!!! :D:)

Só agora é que peguei no teu tutorial (o 1º exemplo) e está mesmo 5 estrelas, não tem nada que enganar tá la tudo! :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É a loucura tofas!!! :) :)

Só agora é que peguei no teu tutorial (o 1º exemplo) e está mesmo 5 estrelas, não tem nada que enganar tá la tudo! :)

acredita que ainda la falta umas coisitas...mas o tempo nao chega para tudo... estou a ver que andas a pescar bue disto!!  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ois

Comecei hoje a aprender php sakei o easyphp, instalei e lembrei me logo de vir aki ah procura de alguns tutoriais, vi este do login

e pus logo maos ah obra, mesmo muito bom tutorial mas tem alguns erros(penso eu de k), k eu tenha visto ate agora 2 :

Criei a base de dados e inseri 1 utilizador quando fui experimentar o login deu me o seguinte erro :

Notice: Undefined offset: 3 in c:\programas\easyphp1-8\www\teste2\login1.php on line 35

Notice: Undefined offset: 2 in c:\programas\easyphp1-8\www\teste2\login1.php on line 35

Notice: Undefined offset: 1 in c:\programas\easyphp1-8\www\teste2\login1.php on line 35

Andei as voltas e descobri k esta linha :

Tinha de ser assim :

$pesquisa="select n_utilizador, nome, email, pass from utilizador where n_utilizador='$nome';";

Depois pus me a pensar para k sera akele "While", nao era logico andar de linha em linha quando antes ja se

tinha pedido o utilizador com o n_utilizador='$nome'; e fiz isto :

if( $num!=0 )
{
   list($n_utilizador, $nome, $email, $pass)= @ mysql_fetch_row($resultado);
   if($pass==$password)
   {  
      echo $n_utilizador;
      echo "<br>";  
      echo $nome;
      echo "<br>";
      echo $email;
      echo "<br>";
   }
   else
   {
   }
}
else
{
}

E esta a funcionar a 100%.

Devido a ser novato nisto de php se estiver a dizer algumas asneiras por favor corrijam me.

ATENÇAO isto nao eh nenhuma critica eh apenas eu a tentar perceber uma nova linguagem para mim e se eu estiver correcto

tentar ajudar os outros, e novamente o digo grande tutorial.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu tentei seguir o tutorial, fiz td na boa,mas dpois mudei algumas coisas no login.php (tipo database, tabelas para ir procurar e isso), alguem podia dizer-m o k esta mal? (starter em .php) ty

o code do form é:

<form name="form1" method="post" action="login.php">

<input type="text" name="nome" size="10" />

<input type="password" name="pass" size="20" />

(cm ta no tuto)

dpois copiei o login, dpois d o perceber(ou mais d metade) escrevi isto e da-m sempre erro de login invalido:

<?php
$nome=$_POST["nome"];

$conectar=mysql_connect("localhost", "root","" ) or die ("Falhou ligar a base de dados...");
$bdd=mysql_select_db("psiico", $conectar) or die ("Falhou..base de dados desconhecida....");
$pesquisa="select password from users where Nicks='$nome';";
if( $num!=0 )
{    
{  

$query=$pass;
}

if( $query==$password)
{ 

}
else
{

}

}
else 
{

}

mysql_close($conectar);
?>

ja agora se ajudar, fica aki 1 screenshot da minha tabela:

db3hm.jpg

obr pela ajuda k m possam dar...

Regards,

Psiico

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu tentei seguir o tutorial, fiz td na boa,mas dpois mudei algumas coisas no login.php (tipo database, tabelas para ir procurar e isso), alguem podia dizer-m o k esta mal? (starter em .php) ty

o code do form é:

<form name="form1" method="post" action="login.php">

<input type="text" name="nome" size="10" />

<input type="password" name="pass" size="20" />

(cm ta no tuto)

dpois copiei o login, dpois d o perceber(ou mais d metade) escrevi isto e da-m sempre erro de login invalido:

<?php
$nome=$_POST["nome"];

$conectar=mysql_connect("localhost", "root","" ) or die ("Falhou ligar a base de dados...");
$bdd=mysql_select_db("psiico", $conectar) or die ("Falhou..base de dados desconhecida....");
if( $num!=0 )
{    
{  

$query=$pass;
}

if( $query==$password)
{ 

}
else
{

}

}
else 
{

}

mysql_close($conectar);
?>

ja agora se ajudar, fica aki 1 screenshot da minha tabela:

db3hm.jpg

obr pela ajuda k m possam dar...

Regards,

Psiico

1ª observacao:  qual o utilizador do mysql e pass?? é mesmo root e nao tem pass? ( ou seja é "" ) ??

2º observacao  que nao tem mto a ver...mas na query:

a tabela chama-se mesmo users?

e que erro te da mesmo... qual deles...exprime te bem...sff  :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ja ta okapa isto.. soz ai o mega post... desculpem a falta de info.. isto com calma deu.. =) ty na mesma... nao é bem erro, dava o else a dizer k n consegueres fazer login,mas ja ta :thumbsup:

ya xama-s..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Gostei... Acho que para ficar um grande tutorial falta uma pequena grande parte... Registo !

se tens o login, a validaçao antes disso tinhas de ter feito o registo.

Eu vou tentar criar um script decente para o registo com base em ter um script de login como o que mostraste em cima. se algem tiver melhores capacidades que eu, por favor antecipem.s ! =D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Gostei... Acho que para ficar um grande tutorial falta uma pequena grande parte... Registo !

se tens o login, a validaçao antes disso tinhas de ter feito o registo.

Eu vou tentar criar um script decente para o registo com base em ter um script de login como o que mostraste em cima. se algem tiver melhores capacidades que eu, por favor antecipem.s ! =D

o objectivo que tenho e kero apresentar é  mm esse mas nao tenho pegado em php.... em breve espero vos apresentar  algo fantastico...espero eu ...  :hmm:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora