• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

joaoqalves

Enviar Carta

17 mensagens neste tópico

Pois é amigos, com isto dos mails e dos telemóveis muitas vezes nos esquecemos da antiga correspondência, a carta. E, visto que, já não envio uma carta há vários anos venho-vos pedir alguma ajuda, se souberem  :-[ :D

Bem, para começar... penso que no envelope deve constar para o destinatário, imaginemos

Rosalina Ribeiro

Rua das Flores, 4920-123 Vila Nova da Rabona

pronto... e agora uma pergunta, a carta deve ter selo certo? e compro o selo nos ctt e colo eu ou dou a carta e eles depois cobram-me e põe eles o selo? é que não queria fazer figura de parvo :P lol, e já agora digam-me se me esqueci de algo...

Bem, este deve ser um dos posts mais estúpidos que já escrevi :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

lol. vai o site do ctt para consultar tarifários.

ha envelope pré-selado correio azul ou correio verde.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E vou pagar 4.50€ para 10 envelopes? eu envelopes tenho, só quero enviar uma coisa, eu nunca uso carta mas neste caso é mesmo necessário LOL :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vais ao balcão dos CTTs, e compras um envelope de correio azul normal. Depois metes a carta lá dentro e é só enviar, o selo já foi pago no envelope lá (daí ser envelope de correio azul). Também podes usar correio verde em vez de azul, mas não recomendo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porque não recomendas o correio verde? algum problema? parece-me bem para enviar alguns cd's de uma vez só :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porque não recomendas o correio verde? algum problema? parece-me bem para enviar alguns cd's de uma vez só :)

A mim também me parecia até me terem sorripado uma camisa caríssima, carteiras a pessoas que conheço e pins aqui do P@P. :)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pões o remetente (tu) no canto superior esquerdo e o destinatário (a Rosalina) no canto inferior  direito do envelope

vais aos ctt e dizes que queres enviar a carta como correio normal e pagas os 20 ou 30 cêntimos do envio

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Correio verde é desperdício de dinheiro. É tratado exactamente como o azul e só compensa em casos raros, em que o que queres enviar é muito pesado mas ainda assim consegues enfiar num envelope. De resto, o azul é mais indicado.

Já agora, correio normal é 30 cêntimos, correio azul é 45. Correio verde não sei (é uma vergonha :-[) mas penso que é mais caro que o azul.

Quanto ao atendimento, recomendo ires ao balcão em vez de comprar selo. Chegas lá, entregas o envelope, pagas e o funcionário fica com a carta pronta a ser expedida. Ao comprares selo a carta corre o risco de ter que dar mais voltas e demorar mais, porque tem que ser carimbada depois de a meteres na caixa.

Palavra de trabalhador dos CTT :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora, TheDark, os balcões CTT estão abertos até que horas? É que chego sempre "tarde" (16hrs) da escola...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora, TheDark, os balcões CTT estão abertos até que horas? É que chego sempre "tarde" (16hrs) da escola...

Acho k tao abertos ate as 17:30.. Pelo menos em 2 localidades em vivo é assim :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Correio verde é mais caro sim mas não requer pesagem podes meter ate 2kg.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O correio verde dá algum jeito, sobretudo pra encomendas xD

Offtopic: Asgorath tens um pc quase idêntico ao meu, a única diferença vai na board, caixa e gráfica xD

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A carta é entregue se o valor do selo cobrir o taxa. Se não souberes quanto é podes smpre visitar o site dos ctt que deve la dizer isso.

Podes em alternativa comprar envelopes selados. Não precisam de ser correio azul, podem seer de correio normal.

Em alternativa podes ainda ir a um posto dos ctt e dizer: quero enviar esta carta.

Eles próprios vêm o destino e imprimem uma franquia, um substituto dos tradicionais selos, e colam-na na carta.

Podes ir a qualquer hora a um posto dos ctt que eles têm la uma máquina de imprimir selos e as taxas estão lá discriminadas.

Envelopes selados são fixes, mas eu cruto ter selos em casa, sempre dão para mais situações, tpio... posso juntar varios selos se precisar de enviar uma carta para o estranjeiro.

Os envelopes selados têm outro problema: sobe o custo de enviar uma carta e ficas com uma carrada de envelopes que não estão prontos a usar... por causa de um ou dois centimos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depende. Aqui em Sacavém fecham às 18h30, ali em Santa Iria penso que fecham às 18h00, e na estação de Cabo Ruivo fecham às 22h00.

Os envelopes selados têm outro problema: sobe o custo de enviar uma carta e ficas com uma carrada de envelopes que não estão prontos a usar... por causa de um ou dois centimos.

Nesse caso, tens duas hipóteses: ou aproveitas o período de "graça" em que os envelopes ainda são válidos, ou vais ao balcão e pagas o valor extra.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora