• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Hipnoted

Dicas para um bom Programador

1 mensagem neste tópico

Ser um bom programador nem sempre é fácil, para os iniciantes e até mesmo programadores experientes há sempre problemas que podem ser evitados poupando assim grandes dores de cabeça. E como aprender nunca é demais o Webtuga deixa-vos algumas dicas importantes:

1- Organiza a tua própria biblioteca; Ter um CD-Rom ou uma caixa de disquetes com trabalhos de código aberto pode ser sempre útil para consultas posteriores, guardar todo o trabalho, todos os tutoriais acompanhados durante a aprendizagem e ate mesmo projectos de código aberto (phpBB, wordpress, etc.) é importante. A exploração tambím é uma forma de aprendizagem.

2- Pesquisar scripts na Internet; Na Internet temos acesso a vários scripts de código aberto que podemos utilizar nos nosso projectos mas também os podemos usar para serem estudados. O importante não é copiar e utilizar, mas sim entender como foi feito e como funciona.

3- Comentar tudo o que for necessário; Organizar o código e aplicar comentários é importante, assim qualquer pessoa entenderá o teu projecto, e mesmo quando tenha-mos de editar o código algum tempo depois também nos ajudará a nós próprios.

4- Melhorar sempre que possível; Tudo o que funciona pode nem sempre estar bem, é importante tentar explorar novas ideias. Não existe apenas uma maneira de se fazer determinada coisa, é importante que se faça tudo pelo mais simples e funcional possível.

5- Participar e partilhar ideias; Através do Messenger, IRC e comunidades na Internet, mailing lists e fóruns de discussão podes sempre conhecer outras pessoas que também sejam programadores, partilhar ideias e conseguir novas soluções é importante para o teu desenvolvimento como programador.

Para quem quer começar a programar e nunca teve contacto com nenhuma linguagem, pascal ou C são excelentes linguagens para iniciantes, para alem de fácil aprendizagem ao conhecer estas linguagens obtêm-se bases para qualquer outra linguagem de programação.

Links úteis: http://www.opensourcescripts.com/ - Scripts gratuitos em varias linguagens.


Fonte

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora