• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

zero-cool

Jogos de raciocínio

15 mensagens neste tópico

Boas,

A época natalícia aproxima-se, e o problema das prendas torna-se mais real.

O investimento (ou tentativa) no ensino português tem sido alvo de bastantes debates. Tenta-se proporcionar um maior desenvolvimento cógnitivo e abstracto das crianças, cada vez mais cedo. Nesse sentido, este ano procurei algo mais benéfico do que "Action-Mans" e outros bonecos que muito frequentemente se dão às crianças.

Partilho convosco um site que tem diversos jogos (de tabuleiro) com vista a esse desenvolvimento. Já encomendei e experimentei vários. O criador do próprio site é bastante receptivo à educação e metodologia de ensino, e ajuda na introdução ou implementação correcta de cada jogo. Depois de vários meses a jogar e a criar, notei que o crescimento das crianças é deveras espectacular! São outras formas de aprender a brincar, não só para elas, como para nós (adultos).  :)

http://paulojogos.no.sapo.pt

Se não é permitido que partilhe esta informação, peço imensa desculpa (moderadores, por favor removam). Tentei colocá-la na secção que me pareceu mais lógica (matemática) e por ser um tema corrente a nível nacional - se não somos nós a lutar por nós mesmos... criamos uma nova geração de pessoas preguiçosas para pensar, o que é uma pena...

Abraços,

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

desconhecia... mas tens jogos bem fxs... o da travessia do rio parte-me td...  :) alguém ja conseguiu?  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

en a q fixe,tenho crianças pequenas e este site dámt jeito.

brigada

:)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

desconhecia... mas tens jogos bem fxs... o da travessia do rio parte-me td...  :) alguém ja conseguiu?  B)

Eu ja consegui! T fixe o jogo :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Excelente iniciativa! :)

O que me revolta são aqueles anúncios como o que hoje vi numa revista de um Hipermercado, que dizia "Jogos didácticos" e ao lado tinha uma construção Lego. A moda do "Jogo didáctico" está a aparecer, todavia muito num sentido promocional, o que acho pena. Continua-se a promover o usual jogo "rola o dado e avança o peão" mas com outros headlines. Faltam pessoas que implementem bons jogos ao serão, com a família, ou mesmo em reuniões de amigos, e depois saibam transpor essa aprendizagem a outros níveis, como nomeadamente as escolas. É nesse sentido que o trabalho desenvolvido pelo dono do site é interessante, especialmente no acompanhamento que faz de junto com as pessoas/organizações.

Ensinar a contar não é só na escola! B)

Abraços,

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu ja consegui! T fixe o jogo :P

eu vou continuar a tentar, se n conseguir peço-te a soluçao por PM  :D

O que me revolta são aqueles anúncios como o que hoje vi numa revista de um Hipermercado, que dizia "Jogos didácticos" e ao lado tinha uma construção Lego. A moda do "Jogo didáctico" está a aparecer, todavia muito num sentido promocional, o que acho pena. Continua-se a promover o usual jogo "rola o dado e avança o peão" mas com outros headlines. Faltam pessoas que implementem bons jogos ao serão, com a família, ou mesmo em reuniões de amigos, e depois saibam transpor essa aprendizagem a outros níveis, como nomeadamente as escolas. É nesse sentido que o trabalho desenvolvido pelo dono do site é interessante, especialmente no acompanhamento que faz de junto com as pessoas/organizações.

Ensinar a contar não é só na escola! :P

Abraços,

Assino por baixo, concordo plenamente  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Consegui fazer hoje o do Transito...

edit: e dos monges também...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O dos monges não consigo mesmo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem tenho dois projectos que seguem o mesmo ambito, apesar de longe de estarem finalizados.

SEMP - Crianças

CodeBreaker - jovens/Adultos

Apesar de promoverem algum raciocínio, actuam em campos diferentes. O que acontece é que nem sempre os jogos de computador são os melhores para o desenvolvimento de certas competências. Desenvolvem a atenção e adaptabilidade a novas situações, bem como ao processamento rápido das situações e capacidade motora de resposta. Contudo, o raciocínio mais consolidado na memória, estratégia comercial e adaptação humana são coisas que só se adquirem com a perspicácia de um jogo real (isto é, físico), jogado em familia, fruto de um desenvolvimento estável e saudável (saudável na medida em que os jogos de computador mantêm o cérebro muito activo, e a partir de certa altura são altamente prejudiciais para o indivíduo, além de que hoje em dia as pessoas estão tempo a mais a olhar para "caixinhas", entre elas monitores, mp3, telemóveis, etc, ...).

Todos juntos, são plataformas de conhecimento e aprendizagem fabulosas. Jogos como o Transito e dos Monges são apenas para testar uma pequena parte do raciocínio online. No Japão, por exemplo, são feitos em papel, em que não há a possibilidade de experimentação (pois o mais habitual é tentar todas as formas e maneiras possíveis), mas sim habilidade mental e conjugação de possibilidades.

Abraços,

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O dos monges não consigo mesmo.

Acabei de fazer um programa para resolvê-lo, cá vai a primeira solução encontrada (que não é necessariamente a que implica menos movimentos, pois usei dfs):

1 1

-1 0

0 2

0 -1

2 0

-1 -1

2 0

0 -1

0 2

-1 0

1 1

Em cada par, o primeiro número é o número de monges e o segundo o de canibais. Um número positivo significa deslocar-se da direita para a esquerda, um negativo da esquerda para a direita. Ou seja, 1 1 -> mover um monge e um canibal da direita para a esquerda; -1 0 -> mover um monge da direita para a esquerda, etc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora