• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

jarsantos

Inicialização ao OpenGL

14 mensagens neste tópico

Que dicas dão a quem esta a começar a tentar aprender OpenGL?

Eu comecei cheio de pica, e ao inicio tudo estava a correr bem, até que cheguei à parte em que queria simplesmente desenhar uma imagem feito por mim numa janela. Já passaram umas 8 horas, muita pesquisa no google, muitas bibliotecas sacadas e o resultado foi sempre o mesmo, zero.

Não consigo colocar uma imagem (PNG) numa janela através do OpenGL.

Quero fazer um jogo, nada de especial em termos gráficos, é 2D e com poucos elementos, mas sem saber OpenGL não vale a pena sequer fazer o resto. Alguém com conhecimento em OpenGL ou DirectX quer de uma forma descontraida se juntar a mim neste projecto?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Viva!

O seguinte tópico tem algumas referências de sites de OpenGL: http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=71

No site do OpenGL também se encontra muita documentação e bastantes tutoriais.

Quanto à tua dúvida, eu também estou neste momento a aprender OpenGL e ainda não tentei fazer nada com imagens, mas pelo que li tens de usar as funções que permitem colocar texturas, e depois mapear a imagem para determinados pontos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os sites que estão nesse site são bastante bons, mas não compreendo pk é que em todos os exemplos as imagens sao criadas através de 1 array e em nenhum deles abrem um JPG ou um PNG. É assim tão complicado fazer isso?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É isso, mas não compreendo como é preciso ter uma bibioteca especifica só para adicionar ficheiros, tanto código para uma merdinha de nada.

Parece-me que é melhor criar objectos do que imagens.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É isso, mas não compreendo como é preciso ter uma bibioteca especifica só para adicionar ficheiros, tanto código para uma merdinha de nada.

A biblioteca OpenGL não tem código para fazer parsing dos ficheiros PNG, é para isso que serve a libpng.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim eu sei, mas isso é mais uma razão para acreditar que é melhor trabalhar com objectos do que com imagens. Estou certo ou errado?

Em termos de velocidade e em termos de programação o que é melhor? imagens ou objectos?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu desisto para já de me dedicar a isto.

O OpenGL é mt rudimentar e é preciso mt tempo e paciencia para se trabalhar em condições com isto. Não tenho esse tempo todo nem essa paciencia toda.

Portanto só posso avançar com o meu projecto se encontrar alguém que queira fazer uma parceria e que perceba de OpenGL ou DirectX.

Acho que é 1 projecto mt interessante e que nao exige mt em termos gráficos, eu simplesmente nao consigo fazer tudo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se estás a fazer um jogo que apenas envolva programação 2D podes tentar usar o SDL, é mais fácil de trabalhar.

Em termos de velocidade e em termos de programação o que é melhor? imagens ou objectos?

Quando te referes a objectos, estás a falar de quê mais concretamente?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Objectos criados por exemplo em 3DstudioMax, em que tem definido a posição de todos os vertices e as faces.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Objectos criados por exemplo em 3DstudioMax, em que tem definido a posição de todos os vertices e as faces.

Ah, estás a falar de modelos. Mas se lhes quiseres aplicar texturas em PNG vais ter de utilizar aquele código na mesma.

Já agora, de que se trata o projecto? Se quiseres podes mandar PM.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já tenho dito varias vezes, OpenGL é boa base para construir motores gráfico e SDK superiores. Desenvolver aplicações directamente é perda de tempo.

Usa coisas como Ogre, Open Scene Graph, Vtk, etc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora, completamente offtopic, inicialização não existe em português, iniciação seria o correcto :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parece-me que é melhor criar objectos do que imagens.

O OpenGL é uma API de baixo nivel o que significa que não tem suporte nenhum a coisas como som, fisica e por exemplo carregar ficheiros.

O objectivo é teres um conjunto de funções que te permitem a "comunicação" com o GPU coisas de alto nivel tens que implementar tu ou usar bibliotecas existentes.

fica aqui 2 web sites que contêm muita informação.

www.gamedev.net

www.nehe.gamedev.net <- iniciantes

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora