• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

ManuelPereira

[VB6] importar dados de txt para MDB

6 mensagens neste tópico

Caros programadores,

Cumprimentos.

Tenho um ficheiro "calendario.txt" onde os dados aparecem linha a linha, da seguinte forma:

14/10/2007 - 20/10/2007 QQQQ: asdfasdf

01/11/2007 - 05/11/2007 XXXXXX:sfvfvsdg

02/11/2007 - 16/12/2007 ZZZZZZZZ: wrrhwrehs

Neste exemplo tenho apenas 3 linhas, mas podem ser diversas.

O que eu pretendia era:

importar o primeiro bloco (data 14/10/2007) para uma tabela MDB para o campo por exemplo Data1, depois copiar o segundo bloco de data20/10/2007 para a mesma MDB mas agora campo Data2 e por fim importar o terceiro bloco mas apenas até aos (doispontos) ":"  QQQQ ignorando o restante para a mesma MDB campo Evento.

Passo a explicar: essa file txt recebo via email e contém eventos a realizar entre determinadas datas. Se eu importar os dados para uma MDB então depois crio em VB6 um pequeno programa "Calendário" e que me exibirá os eventos conforme a data do dia presente.

O meu problema reside em fazer a importação dos dados de uma txt para uma MDB!

Será que me podem ajudar ?

Os meus agradecimentos antecipados.

Manuel Pereira

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas.

Percebes SQL?

E so leres linha a linha o ficheiro e fazer os inserts um a um.

insert into NomeTabela values(1,'ola','como','estas?')

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Penso que basicamente o processo de importação de dados para este caso consiste em:

- ler os dados do ficheiro, linha a linha

- a cada linha separar os respectivos blocos utilizando operações de strings

- executar a instrução insert into, como disse o Asgorath, para passar os dados para a base de dados

quanto a código, gostaria de poder ajudar mais, mas já não utilizo vb6 há muito tempo..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

quanto a código, gostaria de poder ajudar mais, mas já não utilizo vb6 há muito tempo..

the same here.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muito obrigado pelas dicas.

Entretanto gostava da vossa opinião uma vez que deixaram o VB6.

Eu  tenho VB6 e fiz algumas coisas (caseiras) nesta linguagem. Tenho verificado que algumas pessoas passaram para VB2005 outras para NET enfim sendo VB mas em "situações diferentes"

Ora creio que o VB2005 Express é gratuito, como sou apenas um mero curioso qual a vossa opinião continuar com o VB6 ou passar para o 2005 Express, e refiro este apenas por ser gratuito, uma vez que não justifica no me caso partir para compra de uma versão profissional ou parecido.

Não faço ideia se o 2005 Express será mais vantajoso que o VB6, será que me podem dar a vossa opinião?

Entretanto gostava de dizer que num futuro relativamente próximo gostaria de fazer um programa que trabalhará em conjunto com outro software comercial mas este que disponibiliza dados via DDE que vai ler  net ou seja qual será mas eficaz nesta situação vb6 ou 2005 Express?

encontrei um tópico sobre vb 6 e 205 express mas fiquei sem resposta para as minha indagações!Talvez nabice minha e não entendi!

Grato pelas dicas sobre a matéria.

Manuel Pereira

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não faço ideia se o 2005 Express será mais vantajoso que o VB6, será que me podem dar a vossa opinião?

Quanto a esta questão, penso está a referir à comparação de linguagens e não de plataformas de desenvolvimento. A linguagem vb.net é sem dúvida superior a vb6.. Neste fórum já foi dito algumas vantagens desta linguagem.. Só o facto de vb.net ser totalmente orientado a objectos é uma grande valia desta linguagem.

Através da explicação apresentada pelo teckV, na 2ª página neste tópico, podemos ter uma ideia da comparação das duas linguagens.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora