• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

dragao-azul

Página tuga para partilhar scripts

80 mensagens neste tópico

Boas,

este é o meu 1º post neste forum, por isso se na tiver no sitio certo, movam-no.

Como ainda nunca vi nenhuma página portuguesa onde se podesse enviar scripts para outros fazerem download, estava a pensar fazer uma, o que acham?

Fazia uma pag, onde se enviaria os files dos scripts, screenshots do script a funcionar (se existirem), forum e uma outra pag para enviar esquemas electricos. Todos os esquemas/scripts enviados seriam feito pelos utilizadores.

o que acham?

:P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

este é o meu 1º post neste forum, por isso se na tiver no sitio certo, movam-no.

Como ainda nunca vi nenhuma página portuguesa onde se podesse enviar scripts para outros fazerem download, estava a pensar fazer uma, o que acham?

Fazia uma pag, onde se enviaria os files dos scripts, screenshots do script a funcionar (se existirem), forum e uma outra pag para enviar esquemas electricos. Todos os esquemas/scripts enviados seriam feito pelos utilizadores.

o que acham?

eu acho fantastico!!!  estas a pensar em usar que linguagens? php? ...  :hmm:

e ja agora bem-vindo ao forum P@P  :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sim, php

vai é levar tempo a fazer (tenho de fazer tudo, o forum tb, porque preciso de ligar as bases de dados dos utilizadores e na perdebo como é que as plataformas tipo phpbb funcionam...)

eu na conheço nenhuma pag que faça isto, portanto acho que é util, inglesas existem, mas portuguesas acho que nao...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

o que acham?

Acho uma excelente ideia, mas não seria melhor colocares em projectos pessoais?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas dragao-azul,

Em primeiro lugar bem-vindo ao forum. Com esse nickname e com esse avatar és mais que bem-vindo. :biggrin:

Seja como for, acho óptima a ideia da página para colocar os scripts. Podemos fornecer-te alojamento se pretenderes, num subdomínio nosso. O objectivo do Portugal-a-Programar é integrar numa só comunidade todos os projectos relativos á programação. É a ideia base da formação do forum. Portanto, se assim pretenderes, contacta-me por pm.

Se precisares de ajuda, existem por aqui bons programadores em PHP a quem podes sempre pedir uma ajudinha.  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas dragao-azul,

Em primeiro lugar bem-vindo ao forum. Com esse nickname e com esse avatar és mais que bem-vindo. :biggrin:

Concordo!!!! :cheesygrin:

Bem-vindo.

Acho uma optima ideia e naquilo que pudermos ajudar podes contar....

Sempre que precisares de uma ajudinha é so fazer um postzito...

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas,

os scripts, passado um tempo começam a acumular e a ocupar muito espaço no disco... eu penso que consigo arranjar espaço ilimitado noutro alojamento... outro problema é que depois não consigo ligar à base de dados deste forum, porque ja tive a ver se percebo alguma coisa e na percebo nada...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas,

os scripts, passado um tempo começam a acumular e a ocupar muito espaço no disco... eu penso que consigo arranjar espaço ilimitado noutro alojamento... outro problema é que depois não consigo ligar à base de dados deste forum, porque ja tive a ver se percebo alguma coisa e na percebo nada...

Pois isso de acumular espaço no disco seria um senão...quanto a ligar a base de dados á base de dados deste forum, julgo que não seria o maior problema. :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Qual é o teu problema na ligação da base de dados?

Tas a trabalhar em php certo?

Expõe os teus problemas na secção de PHP -> Programação PHP que nós damos uma ajuda.

Cumps

expliquei-me mal, a ideia é que users registados no forum, fiquem registado na outra pag.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para isso se os administradores do forum te permitirem acesso à bd do forum é simples.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Qual é o teu problema na ligação da base de dados?

Tas a trabalhar em php certo?

Expõe os teus problemas na secção de PHP -> Programação PHP que nós damos uma ajuda.

Cumps

expliquei-me mal, a ideia é que users registados no forum, fiquem registado na outra pag.

Sim como o Pedantilva já disse, não é complicado. É uma questão de fazer as querys certas á tua base de dados de acordo com os dados da nossa base de dados. O problema não passa exactamente por aí...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

para usar este forum bastava identificar o utilizador ligado (os cookies deste forum guardam (salvo erro) a identificação de sessão e o nº do utilizador)...

o problema é fazer os scripts de login, identificar o nome do utilizador, etc.

e depois, estando a minha pag noutro servidor dava para ler esta db?

(ainda na percebo muito de programação mas vou-me dessenrascando. :confused:)

eu tb gostava de ser eu a fazer o forum, por isso acho que vou fazer numa pag à parte sem tar ligada a esta (o que não invalida que ponha um link para esta pag num sitio onde se visse sempre, claro)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

dragao-azul, acredita que tudo isso é possível. E atenção que estou a dizer isto de ligares ao nosso forum, etc, porque o meu/sonho desta comunidade  é ver tudo o que respeita á programação concentrado numa só comunidade. Há quem diga que é um sonho monopolista (sim já ouvi esse comentário), mas trata-se apenas de um ideal a atingir, até porque todos temos noção que existem pessoas com ideias diferentes que querem levar essas ideias avante. Seja como for, estás a vontade. Depois discutiremos mais alguns assuntos em privado, quando o forum estiver concluído e em funcionamento.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

desde que me ajudem a ligar a base de dados de users na vejo nenhum problema...

até era mais simples...

mas agora na tenho tempo para fazer isto, quando começar a fazer digo e peço ajuda. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas,

agora tenho algum tempo para começar este projecto, portanto preciso de ajuda a fazer os scripts de login e de identificação de uitlizadores.

A questão é esta: como posso identificar o id do utilizador ou mesmo o nome dele para ir procurar mais dados à base de dados? Tb é preciso um script de login que saiba se o user ja ta ligado ou nao, e caso na esteja liga-lo.

Podem ajudar-me?

tive a experimentar a instalar um forum com esta plataforma que o portugal-a-programar usa  no meu pc, mas na percebo nada...

thx :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

Para fazeres esse tipo de autenticação podes utilizar as SESSIONS do PHP. Quanto ás ligações á base de dados, terás de estudar MySQL e acredita que não é nada de complicado.

Quanto ao forum, é muito fácil de instalar e configurar. Onde tiveste problemas?

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ja instalei e ja tive a procurar na base de dados, mas é assim: a base de dados tem 2 tabelas de que preciso: utilizadores e seções, o meu problema é que na sei que informação é que ta no cookie (em win na sei pk os cookies na tao a funcionar, alguem me sabe dizer como mudar a directoria dos sites do apache em linux?).

Portanto na sei se preciso das 2 bases de dados ou so da dos utilizadores.

vou usar o forum portugal-a-programar já que, se na se importam, escusa-se de se tar a criar outra comunidade de programação. :thumbsup:

Apenas é nessesário ler a tabela de utilizadores, para os identificar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ja instalei e ja tive a procurar na base de dados, mas é assim: a base de dados tem 2 tabelas de que preciso: utilizadores e seções, o meu problema é que na sei que informação é que ta no cookie (em win na sei pk os cookies na tao a funcionar, alguem me sabe dizer como mudar a directoria dos sites do apache em linux?).

Portanto na sei se preciso das 2 bases de dados ou so da dos utilizadores.

vou usar o forum portugal-a-programar já que, se na se importam, escusa-se de se tar a criar outra comunidade de programação. :thumbsup:

Apenas é nessesário ler a tabela de utilizadores, para os identificar.

Pois e aí entramos nós, já que só a administração tem acesso á base de dados do P@P. Eu estou um pouquinho ocupado com um outro projecto relativo ao P@P, no entanto posso dar-te uma ajuda.

Na minha opinião, vais precisar da base de dados dos utilizadores, dos tópicos, das secções, dos avatares,etc.

Vou procura na nossa DB e dou-te já uma resposta mais madura sobre o que terás de fazer para acederes a todos esses dados.

Cumps

EDIT:

Estou aqui a ver as tabelas e vais precisar de apenas uma, como disseste anteriormente: tabela smf_members.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

apenas preciso de nomes e escalões (como mod ou admin) de utilizadores, o forum vai directamente para este e na é preciso avatares.

o meu problema é mesmo só identificar o utilizador, que na consigo. (identificar no sentido de saber o nome e escalão, e se necessário, atribuir uma sessão temporaria até o utilizador fazer login).

de resto ja tenho scripts ou ja sei como vou fazer, o prob é só mesmo este. :thumbsup:

(espero ainda conseguir o tal alojamento com muito espaço, caso contrario tenho de arranjar outro)

quanto à estrutura da db, eu já a vi pois consigo instalar o forum, so na consigo é ver o cookie :P

thx :D

EDIT: resposta ao edit: e como é que identifico o utilizador? (o script de login talvez dê para usar o do forum)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Deixa ver se compreendi, já que sou um novato em PHP: apenas precisas da tabela onde estão os dados relativos aos utilizadores e da tabela onde está armazenado o seu escalão, certo?

Então não precisas de estar ligado directamente á nossa base de dados, mas apenas ter essa base de dados no teu servidor certo? Portanto, terás a base de dados com os dados actuais. E os novos utilizadores que se registarem aqui no forum depois de ter sido copiada a bd, não terão acesso ao teu forum.

Concluo então que vais ter de ficar ligado permanentemente á nossa base de dados... é isso?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

penso que sim, mas tem o problema que acho que na dá para esconder a pass... :thumbsup:

a tabela dos users e dos escalões não, apenas preciso da dos users, que eu depois escrevo no script o que é que queram dizer os nºs dos escalões (tive a ver a base de dados do forum que instalei e ta organizado por numeros)

eu penso é que a unica maneira de identificar os users é pela identificação de sessão, mas como disse, ainda na consegui ver o cookie...

alguem me sabe dizer como mudar a directoria dos sites do apache em linux?

é que tive a ver o cookie deixado pelo p@p e parece estar codificado, ou organizado de alguma maneira esquisita...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A password dos utilizadores está encriptada com md5. Portanto penso que o problema não residirá nesse aspecto.

Quanto aos escalões, estive a observar e é exactamente como dizes: está organizado por numeros dentro da tabela dos utilizadores.

Quando dizes password, referes-te á password do servidor ou á password de cada utilizador?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tava a falar da password do servidor, a outra ta encriptada na base de dados e penso que tem de ser enviada ja encriptada, mas isso usa-se o script de login do forum

é possivel ler cookies de outro site?

é que se na for possivel deve ser dificil identificar o user...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora