• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Microsoft avança com versão gratuita de pesquisa para servidores empresariais

1 mensagem neste tópico

A Microsoft anunciou hoje dois lançamentos na área da pesquisa que preparam o potfólio da empresa para concorrer com outros "pesos pesados" neste segmento e ao mesmo tempo dão às empresas novas ferramentas para gerir as suas bases de conhecimento. O anúncio contempla a criação do brand Search Server, que se autonomiza do Sharepoint, e marca o lançamento de uma versão gratuita de pesquisa para servidor, o Search Server 2008 Express.

Henrique Carreiro, director da área de Information Worker na Microsoft Portugal, explica ao TeK que este lançamento é especialmente relevante para as PMEs, que têm à sua disposição uma ferramenta de pesquisa sem limitações em termos de funcionalidades, embora sem balanceamento de carga. Com o Search Server 2008 Express as empresas vão poder aceder de forma mais rápida e fácil aos documentos dispersos na rede, gerindo melhor o conhecimento e a informação interna.

Defendendo que actualmente a pesquisa de informação é uma das tarefas que mais tempo consome dentro das empresas, o responsável pela área de Information Worker acredita que estas ferramentas podem melhorar a produtividade e o fluxo de conhecimento nas PMEs mas também nas grandes empresas, que naturalmente terão de adoptar a versão paga do Search Server.

A release candidate do Search Server 2008 Express está disponível já hoje numa "versão de grande confiança e fácil de instalar e configurar", adianta Henrique Carreiro. O endereço onde pode ser descarregada a aplicação é http://www.microsoft.com/enterprisesearch/

A versão final é esperada só no segundo semestre do próximo ano, tal como a versão paga, o Search Server 2008.

"A nossa expectativa é que com este lançamento surja uma classe inteiramente nova de utilizadores que antes não tinha acesso a estes produtos devido ao custo e disponibilidade", sublinha o responsável pela área de Information Worker.

O Search Server Express é fácil de instalar e configurar, exigindo apenas 30 minutos de costumização, afirma a Microsoft na informação disponibilizada sobre a aplicação.

A disponibilização de conectores que permitem a ligação a outros produtos de gestão documental é também relevante neste anúncio. Os conectores para o Documentum da EMC e FileNet da IBM estão disponíveis no próximo ano e são gratuitos, facilitando a interligação dentro de redes com múltiplas aplicações de repositório de dados.

A Microsoft acrescentou também capacidade de pesquisa baseados na norma OpenSearch, já suportada por várias empresas como a Open Text, EMC e Cognos, o que alarga ainda mais a capacidade de interconeção de sistemas de informação.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora