• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

softklin

"Gestor de Empréstimos Online"

21 mensagens neste tópico

[table]

softclean[/td]

[/table]

Atenção que este projecto ainda se encontra em fase de estudo, porém as bases essenciais já estão pensadas. O que me motivou mais a criar este projecto foi tentar criar um site util a partir do zero, com design, funcionalidades interessantes e afins.

Gostava de pedir era que aguardassem pacientemente, pois provavelmente isto vai avançar a passo de caracol  :) Mas se entretanto alguém quiser dar ideias, está à vontade de o fazer, até agradeço (isto também se aplica para o nome que me parece pouco profissional).

Funcionalidades extra idealizadas (mas não garantidas):

• Ler ficheiros no formato CSV (Comma Separated Values) via upload do mesmo para facilitar o preenchimento dos cd's, etc.
  • Ao escrever o nome da pessoa para emprestar qq coisa, seria mostrado o "cadastro" :) (ou seja, se a pessoa tivesse x coisas em atraso, um numero definido por vós, seria mostrado um alerta de tal situação)
  • Ao pedir um empréstimo, não é necessário ter a pessoa registada, uma vez que está será automaticamente registada, e aparecerá numa lista de escolha rápida, da próxima vez que digitarem esse nome para um novo empréstimo
  • Temas: e para já, pensado nas seguintes cores: verde, azul, laranja e rosa
  • Relatórios para ver itens mais emprestados, pessoas que utilizam x itens, etc (estatísticas)
  • (Lista actualizada conforme o andamento do projecto)

E é só. Não se preocupem, logo que haja novidades, postarei de imediato :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

parece-me uma grande ideia  :)

a mim vai dar-me jeito, empresto bue cenas e algumas nunca + as chego a ver  :down:

com o gestor online smp da pa abrir o browser a frente da pessoa q emprestei x e confronta-lo  :)

agr tou com beks de pressa mas dps posto + cenas, algumas ideias .. ect

cumps  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

depois quero ver esse projecto :) vai para a frente com isso... que ao longo do projecto eu vou dando ideias :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa ideia, bem útil.

Não te precipites, vai afixando aí as ideias, diagramas de dados, etc. antes de avançares, para poderes discutir com o pessoal a cozinhar melhor as tuas ideias.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pelos vossos comentários, e pelo interesse no projecto  :(

Bem, então vamos lá começar: hoje de manhã tentei ver mais ou menos como seria a BD, e "deu-me" isto:

geobdds6.png

[table]

[/table]

NOTAS:

A tabela de users e a tabela de pessoas são diferentes. A primeira é para os utilizadores do serviço em si, e a outra é para ter genero de uma lista rapida de pessoas, e gerar estatisticas.

A tabela logs poderá nao ser incluida, é apenas para fases de teste, e registos.

Sugestões são aceites  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Presumo que o campo quem da tabela emprestimos seja chave estrangeira da tabela pessoas.

Uma sugestão é que fosse adicinando à tabela pessoas um campo para contactos tipo email, telefone, etc. Que é para aqueles casos de já ter passado um ano sem se ver o individuo em questão e uma pessoa ainda saber como entrar em contacto com o dito cujo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Presumo que o campo quem da tabela emprestimos seja chave estrangeira da tabela pessoas.

Uma sugestão é que fosse adicinando à tabela pessoas um campo para contactos tipo email, telefone, etc. Que é para aqueles casos de já ter passado um ano sem se ver o individuo em questão e uma pessoa ainda saber como entrar em contacto com o dito cujo.

Ah, ainda bem que tocaste nesse ponto, porque me esqueci de adicionar lá em cima.

Esse campo quem, não é chave estrangeira, porque em principio eu nao queria forçar os utilizadores a ter de introduir pessoas na BD. A tabela pessoas serviria para para ter genero de uma lista rapida, para que a pessoa ao digitar o nome, aparecessem essa sugestões... Daí que também nao tenha incluido o campo contactos... Originalmente, tinha pensado em por essa tabela para esse efeito, com campos contacto, nome, etc... Só que depois, optei só para fazer esse genero de lista rápida, pelo que a tabela so servirá para isso.

A intenção é mesmo que consiga facilitar ao máximo a inserção de dados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

yap.. eu por acaso acho boa ideia, ainda pensei comigo mesmo da mesma forma que o betovsky, mas lá percebi a ideia. O objectivo é ser uma coisa facil de usar.

olha la, estás a desenvolver isto utilizando o quê? PHP?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem pessoal, após alguma reflexão sobre as vossas ideias, percebi que não é impeditivo ter mais detalhes de contactos.

O que pensei: tornar activa uma opção para adicionar pessoas, mas que não fosse obrigatório ter de o fazer para emprestar, pois, se essa pessoa não estive incluida na lista, ao pedir um empresitmo e escrever o nome da pessoa, ela seria automaticamente adicionada, e mais tarde poderia ser incluida informação de contacto, quando o user tivesse mais paciência  :P... Obviamente, mais tarde, já aparecia na tal lista rápida.

O esquema da possível base de dados foi actualizado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, acho o mais pratico tambem. Só mudava uma coisa no que disseste. Eu adicionava TODAS as pessoas à lista rapida. Mesmo aquelas que só foram adicionadas porque inseriste um item emprestado.

Tal como tu disseste isso não impede que se possam inserir pessoas manualmente.

Ficava assim tipo gmail... quando envias um email para uma pessoa ele vai logo para a lista de contactos, mais tarde se quiseres pode edita-lo com mis detalhes.

Uma coisa que pode aumentar muito a usabilidade disso é um autocomplete como o do gmail.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ficava assim tipo gmail... quando envias um email para uma pessoa ele vai logo para a lista de contactos, mais tarde se quiseres pode edita-lo com mis detalhes.

Uma coisa que pode aumentar muito a usabilidade disso é um autocomplete como o do gmail.

Sim, é precisamente isto que pretendo fazer... Vamos a ver, ainda não me sinto muito à vontade com AJAX, as minhas primeiras experiências correram mal... Mas por agora ficam para ideias, tenho que fortalecer as bases do projecto ainda.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ate agora parece q esta a correr td bem  ;)

está td organizado, quero ver isto a funkar  :cheesygrin:

e o design? já pensaste nele? vindo do SK deve ser um design KISS

vou tar atento a este tópico  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas Oxyder!

Sim, espero que seja algum KISS  ;) Já pedi à Design Team do P@P para me ajudar a fazer um logotipo... Infelizmente de código não há nada, o tempo é mais curto do que pensava...

Enfim, darei novidades mais tarde... entretanto, vou adicionando ideias lá em cima à medida que forem surgindo  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas a todos,

Desculpem estar a desenterrar este tópico, mas estou interessado neste projecto porque vou fazer um semelhante. Não sei se chegaste a acabar este programa, gostava de saber se o podes disponibilizar, e que linguagens usaste.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

:)

Nem o cheguei a começar... No entanto, estás à vontade para começar um projecto com as ideias que pretendia implementar (estão lá em cima), sem qualquer problema! O que ia utilizar era PHP e MySQL.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

:)

Nem o cheguei a começar... No entanto, estás à vontade para começar um projecto com as ideias que pretendia implementar (estão lá em cima), sem qualquer problema! O que ia utilizar era PHP e MySQL.

Vai ser o meu projecto PAP. Vou aproveitar a tua BD e adicionar/editar algumas coisas com ajuda do Prof, também percebo bastante pouco de PHP e MySQL (estou a usar o wamp server), mas espero que sai alguma coisa de jeito.

No que toca à interface gráfica, como estavas a planear fazer? Faz-se na mesma com código PHP? As dúvidas são tantas  :dontgetit:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quanto à interface gráfica, já não tenho aqui, mas tinha em mente algo minimalista, como um website com um menu lateral de fácil acesso a tudo, incluindo a zona de login.

Depois os temas com cores, era com CSS, em queos links eram das cores que o utilizador tinha escolhido, as imagens a condizer com o tema, etc.

Se não tiveres muito jeito para design (que é o meu caso), pega num template gratuito que te permita modificá-lo, e adpata-o ao que queres fazer. Caso percebas de design, melhor, é só imaginar umas coisas no papel, et voilà:)

Sim, podes misturar HTML e PHP, mas atenção às tags de abertura e fecho do PHP (<?php e ?>) têm que lá estar, e atenção à extensão do documento (tem de ser .php, por omissão).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas mais uma vez,

Não tenho estado ainda a fazer o projecto, queria perguntar o que é isto, "Ler ficheiros no formato CSV (Comma Separated Values) via upload do mesmo para facilitar o preenchimento dos cd's, etc.".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Supõe que te o utilizador já se organiza de uma forma "rupestre", ou seja, usa um .txt com esses dados. A ideia era facilitar os dados que o utilizador já tinha para actualizar para este serviço.

Claro que os dados tinham de vir de forma a que o serviço os percebesse, com tabelas especificadas por mim. É um bocado como:

nome, coisaQueEmprestei, data, dataLimite, contacto

André, cd musica, 12/05/08, 16/07/08, andre@mailes.com

João, monopoly, 16/09/08, 14/12/08, joao@mailes.com

Maria, livro, 14/11/08, 15/01/09, maria@mailes.com

Isto poderia ser um exemplo de um ficheiro CSV (os valores estão separados pelas virgulas, repara no exemplo). Mas no entanto, isto não te traz grandes vantagens, pelo que não sei se será útil implementar isto. O melhor, na minha opinião, é focares-te noutras funcionalidades mais práticas a nível de utilização (visto ser um trabalho para apresentação) :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Atenção que num CSV nem sempre o separador é uma vírgula, pode ser um ponto-e-virgula, etc. Ou seja, tens que poder ler

André;Coisa;hoje;ontem;mail

e

André,Coisa,hoje,ontem,mail

PS: softclean, o separador é "," e nunca ", ". :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora